segunda-feira, setembro 10, 2018

655 - APROFUNDAR A SUSTENTABILIDADE NO HABITAR - infohabitar 655

INFOHABITAR N.º 655

APROFUNDAR A SUSTENTABILIDADE NO HABITAR


Conjunto de 22 artigos

 

Caros leitores da revista semanal Infohabitar com a presente edição, damos continuidade a uma tipologia editorial, em que se procura voltar a focar e divulgar artigos e séries editoriais já desenvolvidas há algum tempo, mas versando temáticas intemporais.

Julgamos que quando uma revista técnica e científica como a nossa atinge um significativo “tempo de vida” – neste caso 14 anos – e expressão editorial – a caminho dos 700 artigos – corre-se o risco de textos que deixaram de estar numa primeira linha editorial, mas que continuam com o mesmo interesse e oportunidade, poderem ficar um pouco esquecidos “nas prateleiras arquivadoras”, neste caso “na nuvem arquivista” e, a partir desta consideração, surgiu a ideia de voltar a colocar “bem à mão”, à distância de um rápido “clic”, conjuntos temáticos de artigos, por vezes muito bem articulados, entre si, outras vezes marcados por uma salutar diversidade, como é o caso actual.

E é assim que, na presente edição da Infohabitar, se sugere a leitura de uma série de 22 artigos, editados entre 2005 e 2013, realizados por 15 autores e que têm em comum a abordagem do grande tema referido à temática da SUSTENTABILIDADE NO HABITAR, aproveitando-se para lembrar que , em Portugal, o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – grupo de investigação estruturado por Nuno Portas em Novembro de 1969 – foi pioneiro na investigação em Habitação numa perspectiva integrada entre as matérias da Arquitectura e das Ciências Sociais.

E lembra-se que esta matéria da SUSTENTABILIDADE NO HABITAR constitui um dos 35 temas editoriais da Infohabitar.

Listam-se, em seguida (ordenados de acordo com a respectiva apresentação), alguns dos temas tratados nos artigos cujos links são disponibilizados mais abaixo:

- Factores que influenciam a certificação energética de edificios habitacionais.
- Energia solar passiva.
- Os outros sítios que habitamos, além da nossa casa.
- Cidades mais Inclusivas e Sustentáveis
- A Sustentabilidade na EPUL – da Obra Nova à Reabilitação.
- Arquitectura e Sustentabilidade.
- Cidades vivas, cultas e creativas.
- Cidades e ecologia.
- O primeiro empreendimento cooperativo de construção sustentável em Portugal – Ponte da Pedra em Matosinhos.
- O lixo é também responsabilidade nossa.
- Cidades Sustentáveis.
- Acessibilidades e mobilidades urbanas.
- Humanização do habitar.
- Regulamentação térmica e sustentabilidade na habitação.
- Prémio Europeu de Energia Sustentável 2007 para projecto europeu SHE e conjunto residencial cooperativo na Ponte da Pedra.
- Cidades humanizadas e sustentáveis.
- Estratégias de flexibilidade na arquitectura doméstica holandesa: da conversão à multifuncionalidade.
- Habitar o espaço público com sustentabilidade.
- Qualidade na habitação: arquitectura, cidade e gestão.
- Ordenamento, revitalização da memória e Prémio INH.


Fiquem, então,caros leitores com algumas das muitas páginas da nossa pequena história editorial:

e boas leituras,

António Baptista Coelho
Editor da Infohabitar, Presidente da GHabitar, investigador principal com habilitação em Arquitectura e Urbanismo (LNEC), doutor em Arquitetura (FAUP), Arquiteto (ESBAL).

Notas práticas:
. a listagem dos artigos mantém a respetiva ordem cronológica editorial (dos mais recentes para os menos recentes);
. os artigos são disponibilizados no seu formato editorial original;
. para aceder ao artigo basta fazer ctrl + click sobre o seu endereço eletrónico (disponibilizado a seguir ao respetivo título); ou sobre o próprio título (quando este está ligado diretamente ao respetivo ebdereço eletrónico – ao passar o rato/mouse sobre o título essa ligação fica evidente).  


(Tema geral)

APROFUNDAR A SUSTENTABILIDADE NO HABITAR

Espuma PU de óleo vegetal na arquitetura: alternativa ecológica para isolamento térmico de sistemas de cobertura -  Grace Tibério Cardoso, Francisco Vecchia e Salvador Claro Neto  (n.º 442, 3 JUN. 13, 10 págs., 8 figs.).

Factores que influenciam a certificação energética de edificios habitacionais - Pedro Almeida (n.º 439, 13 MAI. 13, 7 págs., 4 figs.).

Moradia Ideal: Colaboração para Cidades mais Inclusivas e Sustentáveis - António Baptista Coelho (n.º 325, 19 Dez. 10, 9 págs., 4 figs.).

A Sustentabilidade na EPUL – da Obra Nova à Reabilitação - Sara Ribeiro e João da Veiga Gomes (n.º 235, 23 Fev. 09, 6 pág., 5 fig.).

Arquitectura Sustentável, 3 e 4 de Outubro 2008: Relato II- António Baptista Coelho (n.º 219, 27 Out. 08, 18 págs., 15 figs.) .

Arquitectura Sustentável, 3 e 4 de Outubro 2008: Relato I - António Baptista Coelho (n.º 218, 20 Out. 08, 20 págs., 10 figs.) .

Arquitectura sustentável: além do ambiente - António Baptista Coelho (n.º 217, 13 Out. 08, 15 págs., 9 figs.) .

Cidades e ecologia – Joana Mourão (n.º 203, 30 Jun. 2008, 7 págs., 5 figs.).

O primeiro empreendimento cooperativo de construção sustentável em Portugal – artigo de José Coimbra (n.º 198, 25 Maio, 2008, 12 págs., 11 figs.).

O lixo é também responsabilidade nossa – um artigo da Arq.ª Marilice Costi (n.º 185, 2, Março, 2008, 4 págs, 4 figs. de ABCoelho).

Acessibilidades, Mobilidades e (in)Sustentabilidades Urbanas: A Cidadania em Causa - João Lutas Craveiro (n.º 137, 26 Abr. 07, 8 p., 5 fig.).

Humanização do habitar: algumas reflexões – António Baptista Coelho (n.º 130, 15 Mar. 07) .

Regulamentação térmica e sustentabilidade na habitaçã– António Baptista Coelho, Fausto Simões e Pina dos Santos (n.º 128, 01 Mar, 07).

Cidades humanizadas e sustentáveis: alguns caminhos de aprofundamento - António Baptista Coelho (n.º 120, Jan. 04 07).

A propósito da iniciativa “Por um Território Sustentável” – António Baptista Coelho (n.º 115, 29 Nov., 06, 9p., 15 fig.).

O Prémio INH, algumas notas, António Baptista Coelho (n.º 86, 28, Mai. 06,).

Habitar o espaço público com sustentabilidade, notas da 2ª Conferência Habitar, Faro 25 Março 06 – relato de António Baptista Coelho (n.º 81, 23 Abr. 06, 9p. 17 fig.).

Qualidade na habitação: arquitectura, cidade e gestão - António Baptista Coelho (n.º 43,  4 Out. 05, 4 p., 3 fig.).

Ordenamento, revitalização da memória e Prémio INH - Maria Celeste Ramos (n.º 42, 27 Set. 05, 6p., 6 fig., 2 com.).



Finalmente salienta-se que o processo editorial da Infohabitar, revista ligada à ação da GHabitar - Associação Portuguesa de Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH) – associação que tem a sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE) –, voltou a estar, desde o princípio de setembro de 2017, em boa parte, acolhido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e nos seus Departamento de Edifícios e Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT); aproveitando-se para se agradecer todos os essenciais apoios disponibilizados por estas entidades.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.


Infohabitar, Ano XIV, n.º 655

APROFUNDAR A SUSTENTABILIDADE NO HABITAR

 Conjunto de 22 artigos

Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
abc.infohabitar@gmail.com
Editado nas instalações do Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT) do Departamento de Edifícios (DED) do LNEC; Infohabitar, Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.

Sem comentários :