segunda-feira, setembro 17, 2018

656 - O HABITAR DE INTERESSE SOCIAL E O HABITAR COOPERATIVO - Infohabitar 656

INFOHABITAR N.º 656

O HABITAR DE INTERESSE SOCIAL E O HABITAR COOPERATIVO 

Conjunto de 13 artigos

 

Caros leitores da revista semanal Infohabitar com a presente edição, damos continuidade a uma tipologia editorial, em que se procura voltar a focar e divulgar artigos e séries editoriais já desenvolvidas há algum tempo, mas versando temáticas intemporais.

Julgamos que quando uma revista técnica e científica como a nossa atinge um significativo “tempo de vida” – neste caso 14 anos – e expressão editorial – a caminho dos 700 artigos – corre-se o risco de textos que deixaram de estar numa primeira linha editorial, mas que continuam com o mesmo interesse e oportunidade, poderem ficar um pouco esquecidos “nas prateleiras arquivadoras”, neste caso “na nuvem arquivista” e, a partir desta consideração, surgiu a ideia de voltar a colocar “bem à mão”, à distância de um rápido “clic”, conjuntos temáticos de artigos, por vezes muito bem articulados, entre si, outras vezes marcados por uma salutar diversidade, como é o caso actual.

E é assim que, na presente edição da Infohabitar, se sugere a leitura de uma série de 13 artigos, editados entre 2005 e 2015, realizados por 6 autores e que têm em comum a abordagem do grande tema referido ao tema: o HABITAR DE INTERESSE SOCIAL E O HABITAR COOPERATIVO  , aproveitando-se para lembrar que , em Portugal, o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – grupo de investigação estruturado por Nuno Portas em Novembro de 1969 – foi pioneiro na investigação em Habitação numa perspectiva integrada entre as matérias da Arquitectura e das Ciências Sociais.

E lembra-se que este tema designado o HABITAR DE INTERESSE SOCIAL E O HABITAR COOPERATIVO  constitui um dos 35 temas editoriais da Infohabitar.

Listam-se, em seguida (ordenados de acordo com a respectiva apresentação), alguns dos temas tratados nos artigos cujos links são disponibilizados mais abaixo:

- A Habitação de Interesse Social e o verdadeiro direito à habitação e à cidade.
- Sobre a actual importância do cooperativismo habitacional português.
- E ainda o problema da habitação.
- Habitação social, esforços, disciplinas e soluções.
- Habitação de interesse social em Portugal: 1988 – 2005 - apresentação de livro.
- Sobre a humanização do habitar e o cooperativismo.
- Conclusões do 8º Congresso do Cooperativismo Habitacional, FENACHE.
- O 8º Congresso do Cooperativismo Habitacional, FENACHE: programa e reportagem fotográfica.
- Um comentário sobre o PER.
- 1º Congresso de Habitação Social, sobre o tema geral “Habitação Social: que futuro?.
Fiquem, então,caros leitores com algumas das muitas páginas da nossa pequena história editorial; e boas leituras,

António Baptista Coelho
Editor da Infohabitar, Presidente da GHabitar, investigador principal com habilitação em Arquitectura e Urbanismo (LNEC), doutor em Arquitetura (FAUP), Arquiteto (ESBAL).

Notas práticas:
. a listagem dos artigos mantém a respetiva ordem cronológica editorial (dos mais recentes para os menos recentes);
. os artigos são disponibilizados no seu formato editorial original;
. para aceder ao artigo basta fazer ctrl + click sobre o seu endereço eletrónico (disponibilizado a seguir ao respetivo título); ou sobre o próprio título (quando este está ligado diretamente ao respetivo ebdereço eletrónico – ao passar o rato/mouse sobre o título essa ligação fica evidente).  


(Tema geral)

O HABITAR DE INTERESSE SOCIAL E O HABITAR COOPERATIVO 

- COELHO, António Baptista – Infohabitar, Ano XI, n.º 556 domingo, novembro 1 , 2015 - A Habitação de Interesse Social e o verdadeiro direito à habitação e à cidade – II.  http://infohabitar.blogspot.pt/2015/11/a-habitacao-de-interesse-social-e-o.html  (7 pp., 7 figg.).
- COELHO, António Baptista – Infohabitar, Ano XI, n.º 555, domingo, outubro 25, 2015 - A Habitação de Interesse Social e o verdadeiro direito à habitação e à cidade – I  http://infohabitar.blogspot.pt/2015/10/a-habitacao-de-interesse-social-e-o.html . (9 pp., 9 figg.).
- Sobre a actual importância do cooperativismo habitacional português - I ; e Notícias do 2.º CIHEL - António Baptista Coelho (n.º 397, 10 Jun. 12, 4 págs., 4 figs.).
- E ainda o problema da habitação – parte II, António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 262, Setembro 07, 2009, 4 págs., 2 figs.).
- E ainda o problema da habitação – parte I, António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 261, Agosto 31, 2009, 7 págs., 2 figs.).
- Habitação social, esforços, disciplinas e soluções (artigo) e 1.º anúncio ao 1.º SBQP 2009 em São Carlos SP - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 256, Julho 27, 2009, 5 págs., 3 figs.).
- Habitação de interesse social em Portugal: 1988 – 2005 - apresentação de livro (Infohabitar n.º 251, 21 Jun. 09, 7 págs., 6 figs. - contém apresentação do livro “Habitação de interesse social em Portugal: 1988 – 2005”).
- Finalmente a conclusão da Bouça, de Siza Vieira, pela iniciativa cooperativa – António Baptista Coelho (n.º 80, 17 Abr. 06, 3 p. 5 fig.).
- Infohabitar/actualidades – Um comentário sobre o PER, Sara Eloy (n.º 52, 16 Nov. 05, 1 p.) .

Finalmente salienta-se que o processo editorial da Infohabitar, revista ligada à ação da GHabitar - Associação Portuguesa de Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH) – associação que tem a sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE) –, voltou a estar, desde o princípio de setembro de 2017, em boa parte, acolhido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e nos seus Departamento de Edifícios e Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT); aproveitando-se para se agradecer todos os essenciais apoios disponibilizados por estas entidades.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos

Infohabitar, Ano XIV, n.º 656

O HABITAR DE INTERESSE SOCIAL E O HABITAR COOPERATIVO 

 Conjunto de 13 artigos

Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
abc.infohabitar@gmail.com
Editado nas instalações do Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT) do Departamento de Edifícios (DED) do LNEC; Infohabitar, Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.

Sem comentários :