terça-feira, julho 20, 2021

Um enquadramento global da Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa – Infohabitar # 784

 Ligação direta (clicar) para:  760 Artigos Interactivos, edição revista, ilustrada e comentada em janeiro de 2021- 38 temas e mais de 100 autores



Fig. 1: a última fase da Cooperativa Caselcoop em Caselas, Lisboa, projecto do saudoso arquitecto Justino de Morais.


Um enquadramento global da Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa – Infohabitar # 784

Infohabitar, Ano XVII, n.º 784

Edição: terça-feira, 20 de julho de 2021

 

Caros leitores da nossa Infohabitar,

Voltamos à temática que continua a ser bem urgente e crítica da habitação de interesse social.

Lembra-se, novamente, que serão sempre muito bem-vindas eventuais ideias comentadas sobre os artigos aqui editados e propostas de novos artigos (a enviar para abc.infohabitar@gmail.com , ao meu cuidado).

Considerando a recente evolução da pandemia, continua a sublinhar-se a vital importância de não perdermos, agora, uma parte significativa do que ganhámos, dando-se agora tempo e cuidado até estarmos todos, em boa parte, imunizados; há, assim, que cumprir com rigor os protocolos de vacina (n.º de doses e períodos temporais posteriores às mesmas) e continuar com os cuidados de proteção próprios e dos outros, até esta presente vaga estar vencida.

Despeço-me, até à próxima semana, enviando saudações calorosas e desejos de força e de muito boa saúde para todos os caros leitores e seus familiares,    

 

Lisboa/Encarnação e Azambuja/Casais de Baixo, em 19 de julho de 2021

António Baptista Coelho

Editor da Infohabitar


Um enquadramento global da Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa – Infohabitar # 784

António Baptista Coelho

(texto e imagem)


Resumo

Numa altura que começa a ser marcada pela discussão dos elementos de enquadramento do que será a Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa (NHISP) que ainda falta um pouco por todo o País e num número significativo de habitações, sintetiza-se a recente série editorial de 11 artigos que foi publicada aqui na Infohabitar e agiliza-se o acesso à mesma, proporcionando-se, ainda, o que se julga ser uma sempre interessante e produtiva síntese dos respetivos aspetos de conteúdo temático.

Neste sentido e sequencialmente resumem-se e disponibilizam-se os links para os seguintes temas:

·      Desenvolver a qualidade arquitectónica e a satisfação residencial na NHISP.

·      Pequena viagem pelo que foram os cerca de 70 anos de produção de habitação de interesse social portuguesa antes do INH/IHRU.

·      A propósito dos “anos dourados” das cooperativas de habitação económica, entre 1974 e 1984, ainda antes da criação do INH.

·      Síntese geral qualitativa da Habitação de Custos Controlados (HCC) apoiada pelo INH/IHRU.

·      Pequena revisão crítica da última Habitação de Interesse Social Portuguesa; do pequeno bairro ao fogo.

·      Contribuição para a melhoria da NHISP.

·      NHISP: do bairro à habitação.

·      NHISP:  aspetos a salientar.

·      A propósito das vizinhanças de Habitação de Interesse Social .

·      A propósito dos edifícios de Habitação de Interesse Social .

·      A propósito dos fogos de Habitação de Interesse Social.

 

 

Um enquadramento global da Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa – Infohabitar # 784

António Baptista Coelho


Os caminhos seguidos e apontados nos artigos que integram a série editorial que se introduz e sintetiza, em seguida, destinam-se a proporcionar um enquadramento amplo do que se julga poder e dever ser a Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa.

 O desenvolvimento editorial que se está e continuará a fazer desta temática aqui na Infohabitar, no apoio e na defesa de uma assinalável e ampla qualidade arquitectónica aplicada na nova HIS, decorre de se estar a acompanhar, em Portugal, atualmente, uma vontade bem positiva de se promover o rápido desenvolvimento de um número muito significativo de fogos de HIS, no sentido de se colmatarem as significativas carências habitacionais ainda entre nós sentidas.

Este é um objetivo muito meritório e humana e constitucionalmente fundamental, mas que se julga ser muito exigente, designadamente, quando associado e bem a um outro vital objetivo de se assegurar uma adequada qualidade Arquitectónica, seja em termos de desenho, seja em termos de uma maximizada satisfação dos respetivos habitantes.

Importa sublinhar o que se considera ser um importante comentário inicial a esta série editorial, salientando-se que o que é referido, ao longo dos oito artigos da série, para a “habitação de interesse social (HIS)” se aplica, em grande parte e naturalmente, às outras tipologias de promoção habitacional, designadamente, no que se refere à sua caracterização qualitativa arquitectónica residencial e urbana; só que as outras tipologias de promoção habitacional são “marcadas” por outros objetivos, por vezes, um pouco diferentes daqueles que devem estar bem embebidos na natureza básica e na pormenorização da HIS e que a habilitam para um apoio público específico adequado e majorado.

 

Títulos e links dos 8 + 3 artigos (ilustrados) 11 artigos:

Desenvolver a qualidade arquitectónica e a satisfação residencial na nova habitação de interesse social portuguesa – infohabitar # 763

§ 1.º artigo: apresentação e enquadramento justificativo e pormenorizado dos conteúdos, bases de referência e quadro qualitativo desta série editorial sobre o passado e o futuro da Habitação de Interesse Social Portuguesa (infohabitar # 763).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/02/desenvolver-qualidade-arquitectonica-e.html

 

Pequena viagem pelo que foram os cerca de 70 anos de produção de habitação de interesse social portuguesa antes do INH/IHRU – infohabitar # 764

§ 2.º Artigo: viagem sintética pelo que foram os cerca de 70 anos de produção de Habitação de Interesse Social Portuguesa antes do INH/IHRU (infohabitar # 764).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/02/pequena-viagem-pelo-que-foram-os-cerca.html

 

A propósito dos “anos dourados” das cooperativas de habitação económica, entre 1974 e 1984, ainda antes da criação do INH – infohabitar # 765

§ 3.º Artigo: ainda antes da criação do INH, algumas notas sobre “os anos dourados” da promoção cooperativa de habitação económica 1974 a 1984 (infohabitar # 765)

http://infohabitar.blogspot.com/2021/02/a-proposito-dos-anos-dourados-das.html

 

Síntese geral qualitativa da Habitação de Custos Controlados (HCC) apoiada pelo INH/IHRU – infohabitar # 767

§ 4.º Artigo: síntese, essencialmente qualitativa, do que se julga ter sido o processo de apoio à promoção de Habitação a Custos Controlados (HCC), indiretamente pelo INH/IHRU e diretamente por cooperativas, empresas e municípios (infohabitar # 767).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/caracterizacao-geral-da-promocao-de.html

 

Pequena revisão crítica da última Habitação de Interesse Social Portuguesa; do pequeno bairro ao fogo - infohabitar # 768

§ 5.º Artigo: considerações críticas sobre as características projetuais e  vivenciais nos diversos níveis físicos residenciais da promoção de HCC, privilegiando-se as consideradas como menos positivas e potencialmente a melhorar na nova HISP (infohabitar # 768).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/pequena-revisao-critica-da-ultima.html

 

Contribuição para a melhoria da nova Habitação de Interesse Social Portuguesa - infohabitar # 769

§ 6.º Artigo: avanço prospectivo e cuidadoso centrado na caracterização genérica do que poderá ser a promoção da nova Habitação de Interesse Social Portuguesa (infohabitar # 769).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/contribuicao-para-melhoria-da-nova.html

 

Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa: do bairro à habitação – infohabitar # 770

7.º Artigo: proposta qualitativa para a Habitação de Interesse Social Portuguesa ainda em falta, através de um avanço prospectivo e cuidadoso na respetiva caraterização arquitectónica pormenorizada dos seus diversos níveis físicos urbanos e residenciais (infohabitar # 770).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/nova-habitacao-de-interesse-social.html

 

Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa:  aspetos a salientar – infohabitar # 771

§ 8.º Artigo (e último Artigo de conteúdo da série): apontamentos gerais de síntese sobre a qualificação da HCC/ Habitação de Interesse Social Portuguesa que é ainda necessária, desde a promoção ao projeto global e aos renovados e, por vezes, inovadores objetivos de qualidade; acompanhados pela respetiva discussão, ainda que, para já, razoavelmente sintética. (infohabitar # 771).

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/nova-habitacao-de-interesse-social_30.html

 

Os três artigos seguidamente apontados referem-se sequencialmente à vizinhança próxima residencial, ao edifício habitacional e à habitação; e são dedicados a uma reflexão ilustrada sobre o desejável desenvolvimento da qualidade arquitectónica e da satisfação residencial no que ainda falta fazer em termos de nova Habitação de Interesse Social Portuguesa.

A propósito das vizinhanças de Habitação de Interesse Social – infohabitar # 773

http://infohabitar.blogspot.com/2021/04/773-proposito-das-vizinhancas-de.html

A propósito dos edifícios de Habitação de Interesse Social – infohabitar # 774

http://infohabitar.blogspot.com/2021/04/a-proposito-dos-edificios-de-habitacao.html

A propósito dos fogos (habitações) de Habitação de Interesse Social – infohabitar # 775

http://infohabitar.blogspot.com/2021/05/a-proposito-dos-fogos-de-habitacao-de.html

 

Temas e links dos 11 artigos

Desenvolver a qualidade arquitectónica e a satisfação residencial na nova habitação de interesse social portuguesa – infohabitar # 763

1.º artigo: apresentação e enquadramento justificativo e pormenorizado dos conteúdos, bases de referência e quadro qualitativo desta série editorial sobre o passado e o futuro da Habitação de Interesse Social Portuguesa (infohabitar # 763).

Temas:

Faz-se a apresentação e o enquadramento justificativo e pormenorizado dos conteúdos, bases de referência e quadro qualitativo de uma na série editorial a editar na Infohabitar, essencialmente, dedicada ao desejável desenvolvimento da qualidade arquitectónica e da satisfação residencial na nova habitação de interesse social (HIS) portuguesa, ainda em falta, salientando-se que nos sete artigos previstos, nesta série, vai ser abordado, genericamente, o que caraterizou o passado da nossa HIS, para, em seguida, se refletir sobre o que poderá ser o futuro da Habitação de Interesse Social (HIS) portuguesa.

Depois de um enquadramento geral da nova série editorial e sua principal temática registam-se e comentam-se as principais bases de apoio à reflexão sobre a nova HIS portuguesa, passando-se, em seguida, para o sublinhar da atenção que se julga dever ser dirigida para os melhores casos de referência habitacional e arquitectónica existentes e bem experimentados. Em seguida apresentam-se os estudos teórico-práticos ligados à análise retrospectiva habitacional e o processo de avaliação utilizado, durante cerca de 24 anos, no âmbito do trabalho do júri do Prémio INH/IHRU, considerados como principais elementos de base de conhecimento e apreciação do que foi a ultima “geração” de promoção de HIS portuguesa, concluindo-se com algumas notas práticas sobre o quadro de análise qualitativa usado neste estudo.

O artigo é concluído por uma breve apresentação dos sete artigos desta série editorial, pelo registo dos essenciais agradecimentos relativamente a pessoas e entidades que apoiaram e possibilitaram, direta e indiretamente, a respetiva elaboração e com a apresentação de uma bibliografia cronológica sobre a matéria da habitação de interesse social (HIS) portuguesa e sobre qualidade arquitectónica residencial.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/02/desenvolver-qualidade-arquitectonica-e.html


Pequena viagem pelo que foram os cerca de 70 anos de produção de habitação de interesse social portuguesa antes do INH/IHRU – infohabitar # 764

2.º Artigo: viagem sintética pelo que foram os cerca de 70 anos de produção de Habitação de Interesse Social Portuguesa antes do INH/IHRU (infohabitar # 764).

Temas:

Faz-se uma sintética e pessoal viagem pelo que foram os cerca de 70 anos de produção de Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP) antes do INH/IHRU.

Em primeiro lugar carateriza-se a reflexão e faz-se um enquadramento da série editorial e numa perspetiva do que se julga poder ser a sua utilidade.

Em seguida e sequencialmente: (i) abordam-se alguns dos primeiros conjuntos portugueses de Habitação de Interesse Social, privilegiando-se os respetivos aspetos tipológicos; (ii) depois avança-se para a atividade centrada nas Habitações Económicas da Federação das caixas de Previdência (HE-FCP), centrando-se  a síntese essencialmente em Alvalade, Ramalde e Olivais Norte; (iii); em seguida viaja-se entre Olivais e Abril de 74, sobre alguns dos aspetos que marcaram a HISP dos finais dos anos de 1960 a início dos anos de 1970; depois (iv) aborda-se, globalmente, o período temporal de Abril de 74 à criação do INH, deixando-se boa parte da promoção cooperativa de habitação económica para o próximo artigo desta série.

Termina-se com os respetivos agradecimenros e uma bibliografia cronológica sobre a temática.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/02/pequena-viagem-pelo-que-foram-os-cerca.html

 

A propósito dos “anos dourados” das cooperativas de habitação económica, entre 1974 e 1984, ainda antes da criação do INH – infohabitar # 765

3.º Artigo: ainda antes da criação do INH, algumas notas sobre “os anos dourados” da promoção cooperativa de habitação económica 1974 a 1984 (infohabitar # 765)

Temas:

Em primeiro lugar faz-se o enquadramento do tema deste terceiro artigo (de oito) na respetiva série editorial, intitulada “Desenvolver a qualidade arquitectónica e a satisfação residencial na nova Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP)”, e sublinha-se o que se julga ser a sua utilidade no apoio à habilitação do que que falta ainda fazer, entre nós, de Habitação de Interesse Social (HIS).

Desenvolvem-se algumas notas de enquadramento geral e histórico e apresentam-se alguns exemplos práticos e de referência da promoção cooperativa de habitação económica integrada em espaços urbanos ativos e desenvolvida na década de 1974 a 1984 no âmbito das cooperativas da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE), período que tem sido designado como “os anos dourados” da promoção cooperativa ligada à Federação.

Sequencialmente abordam-se as facetas qualitativas que marcaram o primeiro decénio de promoção das cooperativas de habitação económica, pós 25 de Abril e que perduraram nos anos posteriores

E finalmente faz-se uma pequena reflexão histórica e prospectiva sobre a promoção cooperativa de HISP, numa perspetiva de comentários finais aos referidos “anos dourados” e aos posteriores anos da mesma promoção.

Termina-se, tal como acontece em todos os artigos desta série editorial, com os respetivos agradecimentos e uma bibliografia cronológica sobre a temática.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/02/a-proposito-dos-anos-dourados-das.html

 

Síntese geral qualitativa da Habitação de Custos Controlados (HCC) apoiada pelo INH/IHRU – infohabitar # 767

4.º Artigo: síntese, essencialmente qualitativa, do que se julga ter sido o processo de apoio à promoção de Habitação a Custos Controlados (HCC), indiretamente pelo INH/IHRU e diretamente por cooperativas, empresas e municípios (infohabitar # 767).

Temas:

Faz-se uma síntese, essencialmente qualitativa, do que se julga ter sido o processo de apoio à promoção de Habitação a Custos Controlados (HCC), indiretamente pelo INH/IHRU e diretamente por municípios, cooperativas e empresas.

Em primeiro lugar desenvolve-se um reenquadramento sistemático e justificativo dos diversos artigos desta série editorial.

Depois e sequencialmente: (i) apontam-se algumas das problemáticas/questões globais levantadas pela promoção de HCC; (ii) apresentam-se as principais características da HCC e suas principais tendências, primeiro numa perspectiva dos diversos níveis físicos residenciais e, depois, no âmbito dos três tipos de promoção de HCC – cooperativa, municipal e privada; e (iii) finalmente apontam-se as facetas mais significativas do desenvolvimento dos conjuntos residenciais de HCC, desde a fase de obtenção do terreno à ocupação das habitações.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/caracterizacao-geral-da-promocao-de.html

 

Pequena revisão crítica da última Habitação de Interesse Social Portuguesa; do pequeno bairro ao fogo - infohabitar # 768

5.º Artigo: considerações críticas sobre as características projetuais e  vivenciais nos diversos níveis físicos residenciais da promoção de HCC, privilegiando-se as consideradas como menos positivas e potencialmente a melhorar na nova HISP (infohabitar # 768).

Temas:

Em primeiro lugar faz-se uma introdução geral ao artigo, centrada no seu enquadramento na respetiva série editorial , que aborda o “desenvolvimento da qualidade arquitectónica e da satisfação residencial na nova Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP)”.

Sequencialmente passa-se à apresentação da estruturação geral qualitativa da mais recente Habitação a Custos Controlados (HCC)/HISP e apontam-se algumas notas sobre a natureza da qualidade arquitectónica residencial na HCC/HISP.

Em seguida desenvolve-se o coração temático do artigo onde se aborda a qualificação arquitectónica e a satisfação residencial que caracterizou os últimos decénios de promoção de HCC/HISP, apoiados pelo INH/IHRU, numa perspetiva sistemática de análise comentada dos seus diversos níveis físicos: Vizinhança Alargada (VA); Vizinhança Próxima (VP); Edifício multifamiliar e unifamiliar (Ed); e Habitação (Ha).

Em cada um dos referidos níveis físicos apontam-se conjuntos de aspetos qualitativos a criticar e a melhorar, utilizando-se uma grelha de 15 qualidades arquitectónicas e residenciais (conjugadas em 6 “novelos” temáticos), que foram anteriormente estudadas e editadas em publicações do LNEC. Não sendo, ainda, a altura específica, nesta série editorial, de se avançar, mais diretamente, para ideias de futuro sobre a promoção de HISP, haverá, no entanto, lugar para comentários sistemáticos elaborados já com esse sentido prospetivo.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/pequena-revisao-critica-da-ultima.html

 

Contribuição para a melhoria da nova Habitação de Interesse Social Portuguesa - infohabitar # 769

6.º Artigo: avanço prospectivo e cuidadoso centrado na caracterização genérica do que poderá ser a promoção da nova Habitação de Interesse Social Portuguesa (infohabitar # 769).

Temas:

Depois de uma introdução, onde se salienta o respetivo enquadramento na série editorial, que é também minimamente apresentada, avança-se numa reflexão sobre como apoiar a proposta de uma renovada  Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP), que aproveite o melhor que se fez nos cerca de 100 anos de história da HISP, com relevo para os numerosos casos de referência concretizados no último quarto de século de promoção ativa de Habitação a Custos Controlados (HCC) apoiada pelo INH/IHRU.

Desenvolvem-se, em seguida, algumas notas de síntese sobre a nova HCC/HISP, propõem-se alguns temas gerais no sentido do desejável desenvolvimento da sua qualidade e discute-se, um pouco, sobre a própria natureza prática de uma afirmada qualidade arquitectónica residencial aplicada a essa promoção.

No que se pode considerar como uma segunda parte, mais sistemática, deste artigo apontam-se listagens de aspetos associados ao desejado acréscimo de qualidade na nova HCC/HISP, referidos aos seguintes temas práticos: apoio à promoção e processo de promoção habitacional; regulamentação, aprovações e financiamento; projeto e execução; recomendações específicas de projeto; ocupação e manutenção; e matérias associadas a estudo, à divulgação e troca de experiências e à formação/informação, destacando-se, aqui, a proposta de recuperação de um processo sistemático de análise formativa e informativa e de ampla divulgação que foi aplicado durante muitos anos pelo Prémio INH/IHRU.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/contribuicao-para-melhoria-da-nova.html

 

Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa: do bairro à habitação – infohabitar # 770

7.º Artigo: proposta qualitativa para a Habitação de Interesse Social Portuguesa ainda em falta, através de um avanço prospectivo e cuidadoso na respetiva caraterização arquitectónica pormenorizada dos seus diversos níveis físicos urbanos e residenciais (infohabitar # 770).

Temas:

Depois de uma introdução onde se salienta o respetivo enquadramento na série editorial, que é também minimamente apresentada, avança-se numa reflexão sobre como apoiar a proposta de uma renovada  Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP), que aproveite o melhor que se fez nos cerca de 100 anos de história da HISP, com relevo para os numerosos casos de referência concretizados no último quarto de século de promoção ativa de Habitação a Custos Controlados (HCC) apoiada pelo INH/IHRU.

Abordam-se, em seguida, os aspetos de reflexão prospectiva sobre o que poderá ser a nova HISP de um modo mais sistemático, em termos dos diversos níveis físicos residenciais e urbanos considerados: vizinhança alargada; vizinhança próxima ou de proximidade; edifício multifamiliar; edifício unifamiliar; habitação. Sempre que é considerado pertinente discute-se, também, a aplicação de variadas e inovadoras tipologias, designadamente, em termos de edifícios multifamiliares.

Em cada nível físico a abordagem é realizada através de uma reflexão qualitativa ampla e diversificada, utilizando-se uma grelha qualitativa que foi, anteriormente, devidamente estudada e discutida; em todo este desenvolvimento aproveita-se, ao máximo, o acompanhamento de muitos conjuntos de HISP, que tem sido possível, em alguns casos, ao longo de uma sua já significativa  “vida”; condição esta que se reflete também numa numerosa ilustração comentada, que vai seguindo a evolução temática do texto, mas que possui significativa autonimia de leitura.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/nova-habitacao-de-interesse-social.html

 

Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa:  aspetos a salientar – infohabitar # 771

8.º Artigo (e último Artigo de conteúdo da série): apontamentos gerais de síntese sobre a qualificação da HCC/ Habitação de Interesse Social Portuguesa que é ainda necessária, desde a promoção ao projeto global e aos renovados e, por vezes, inovadores objetivos de qualidade; acompanhados pela respetiva discussão, ainda que, para já, razoavelmente sintética. (infohabitar # 771).

Temas:

Depois de uma introdução onde se salienta o respetivo enquadramento na série editorial, que remata, em termos de textos de conteúdo estruturados, desenvolve-se um reflexão sobre como apoiar a proposta de uma renovada  Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP), que aproveite o melhor que se fez nos cerca de 100 anos de história da HISP, com relevo para os numerosos casos de referência concretizados no último quarto de século de promoção ativa de Habitação a Custos Controlados (HCC) apoiada pelo INH/IHRU, e tirando-se partido de um acompanhamento destes conjuntos, que tem sido já possível, em alguns casos, ao longo de uma sua já significativa  “vida” (ex., conjuntos realizados na década de 1990 contam já com cerca de 20 anos de vivência).

Continua a discutir-se a, julgada essencial, matéria da qualidade atrquitectónica residencial e urbana, na sua relação com a HISP e, depois, avança-se para o apontamento de  orientações gerais na promoção de HCC/HIS.

Depois e sequencialmente aborda-se aspetos essenciais : da promoção de HCC/HIS; do projecto de HCC/HIS; ligados aos objectivos de qualidade a reforçar na HCC/HIS; referidos aos renovados objectivos de qualidade na HCC/HIS; das inovações a favorecer na promoção de HCC/HIS; da importância da investigação, da divulgação e do intercâmbio de informações na promoção de HCC/HIS; e da importância da análise e divulgação de casos de referência de HCC/HIS.

O artigo e a série editorial são concluídos com algumas breves notas relativas essencialmente à continuidade da abordagem da temática.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/03/nova-habitacao-de-interesse-social_30.html

 

Tal como atrás se referiu os três artigos seguintes referem-se sequencialmente à abordagem, ilustrada por casos julgados de referência, do que poderá/deverá ser a nova Habitação de Interesse Social Portuguesa em termos de: vizinhança próxima residencial; edifício habitacional; e habitação,

São assim dedicados a uma reflexão ilustrada sobre o desejável desenvolvimento da qualidade arquitectónica e da satisfação residencial no que ainda falta fazer em termos de nova Habitação de Interesse Social Portuguesa.

 

A propósito das vizinhanças de Habitação de Interesse Social – infohabitar # 773

Depois de uma introdução sintética sobre o que se considera serem as mais desejáveis opções de intervenção em termos de vizinhanças residenciais, passa-se a uma abordagem de vários aspetos a sublinhar em termos de intervenção na vizinhança de proximidade em textos que são desenvolvidos “a propósito” de intervenções e imagens de intervenções de Habitação de Interesse Social realizadas nas últimas dezenas de aos em Portugal.

Neste sentido abordam-se aspetos de: integração do novo no antigo e preexistente; vizinhanças polarizadoras; vizinhanças expressivamente urbanas; equipamentos vitalizadores; requalificação urbana e arquitectónica da vizinhança; unidade do projecto de edifícios e de exterior residencial; o sentido e a importância da vizinhança de proximidade; o interesse da assinalável continuidade da arquitectura urbana e da escala humana; a concentração da vizinhança nas ruas; o sentido lúdico da vizinhança; a singularidade da vizinhança; e o seu enriquecimento pela arte urbana.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/04/773-proposito-das-vizinhancas-de.html

 

A propósito dos edifícios de Habitação de Interesse Social – infohabitar # 774

Depois de uma introdução sintética sobre o que se considera serem as mais desejáveis opções de intervenção em termos de edifícios residenciais, passa-se a uma abordagem de vários aspetos a sublinhar em termos de intervenção nesse edificado em textos que são, quase exclusivamente, desenvolvidos “a propósito” de intervenções e imagens de intervenções de Habitação de Interesse Social realizadas nas últimas dezenas de aos em Portugal.

Neste sentido abordam-se aspetos de: escala intimista e tratamento com grande dignidade, prolongados pelos espaços comuns interiores; desenvolvimento exterior de um sentido doméstico que marca também naturalmente o interior; inovação na definição de vizinhanças bem associadas a estimulantes tipologias edificadas; afirmada convivência entre tipologias de edifícios volumetricamente bem diversas; aplicação de uma única tipologia unifamiliar com variações estratégicas; reconversão arquitectónica residencial com evidente presença urbana; soluções tipológicas edificadas que sirvam, simultaneamente, modos de vida específicos e a manutenção de uma imagem urbana digna e atraente; ligação entre raízes tradicionais, alegria da imagem urbana, apropriação e identidade; continuidade e equilibrada diversidade urbana; escala humana e adequada experimentação tipológica do edificado; diversas tipologias de ocupação em “perfeitas” continuidades de ruas e pracetas; máximo aproveitamento das situações singulares do edificado;   “pontos altos” da atratividade nas entradas dos edifícios; forte relação com a escala e o uso humanos; inovação tipológica; tipologia de transição uni/multifamiliar; e protagonismo no o espaço comum.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/04/a-proposito-dos-edificios-de-habitacao.html

 

A propósito dos fogos/habitações de Habitação de Interesse Social – infohabitar # 775

Depois de uma introdução sintética sobre opções de reflexão e intervenção em termos de espaços habitacionais e domésticos, passa-se a uma abordagem de vários aspetos a sublinhar em termos de intervenção habitacional em textos que são, quase exclusivamente, desenvolvidos “a propósito” de intervenções e imagens de intervenções de Habitação de Interesse Social realizadas nas últimas dezenas de aos em Portugal.

Neste sentido abordam-se os seguintes aspetos: protagonismo da habitação na respetiva vizinhança; forte diversificação de soluções de edifício/fogo; destaques na pormenorização; importância da janela, tipificada mas cuidadosa; utilização de galerias exteriores marcando/integrando sobriamente a rua; extremo cuidado na entrada privada; o sentido doméstico e afetivo que a entrada de cada habitação deve marcar; grandes átrios comuns/pátios interiores cheios de luz natural zenital; alargamento do conceito de HCC/HIS a “novas” formas de habitar; importância do exterior privado térreo; condições dimensionais e espaciais (pé direito) muito reduzidas; soluções dimensionais e funcionais em que áreas interiores mínimas proporcionam um máximo de utilização; adequada capacidade de integração de mobiliário e de elementos de decoração; boas relações de comunicabilidade entre espaços domésticos; luz natural qualificando os espaços mais interiores da habitação; habilitar espaços, mesmo reduzidos, para diversas funções; cuidadosa gestão e pormenorização de múltiplos e pequenos subespaços; melhores áreas domésticas, porque mais funcionais, mais humanizadas, mais integradas e mais versáteis; e o interesse de uma estimulante sequência de espaços e microespaços domésticos.

http://infohabitar.blogspot.com/2021/05/a-proposito-dos-fogos-de-habitacao-de.html

 

 

Notas editoriais gerais:

(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.

(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações.

(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

 

 

Um enquadramento global da Nova Habitação de Interesse Social Portuguesa – Infohabitar # 784

 

Infohabitar

Editor: António Baptista Coelho

Arquitecto/ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto –, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

 

abc.infohabitar@gmail.com

abc@lnec.pt

 

Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE).

Sem comentários :