terça-feira, junho 25, 2019

692 - Esboços recentes de árvores e edifícios I – Infohabitar 692


Infohabitar, Ano XV, n.º 692                     

Esboços recentes de árvores e edifícios I – Infohabitar 692

por António Baptista Coelho
(imagens e alguns pequenos textos)

(nota prévia: a Série “Habitar e Viver Melhor” será continuada  dentro de algumas semanas)

Retomando-se o que é já uma tradição da Infohabitar editam-se, em seguida, alguns esboços recentes, associando-se, por vezes, sintéticos comentários informais, sempre que é considerado oportuno, seja numa perspectiva de Arquitectura/habitar (quando adequado), seja considerando notas informais no sentido do próprio fazer do esboço/desenho.


Todos os esboços aguarelados que se seguem foram realizados na zona central e "verde", do bairro de Olivais Norte em Lisboa, um bairro modernista exemplar, e talvez "o bairro" modernista exemplar português, que é urgente requalificar e dar a conhecer pois alia uma excelente qualidade de vida a a uma arquitectura urbana original extremamente qualificada e actual nas suas preocupações de sustentabilidade ambiental.


Fig. 01: As árvores dialogam com os grandes edifícios sobre "pilotis", na zona central do bairro, verdadeiramente "biface" na sua composição edificada e "verde".
No que se refere ao esboço procurou-se acentuar o contraste entre a rigidez dos edifícios e a maleabilidade das árvores. 


Fig. 02: O verde urbano medeia entre edifícios que, na altura, anos 1960, correspondiam a diferentes "categorias" de habitação social.
No esboço procurou-se dinamizar o resultado final através de uma certa liberdade de expressão de traços variados. e há, também, a continuada procura de uma perspectiva motivadora e de um "caminho" central que nos conte algo.



Fig. 03: A Arquitectura Paisagista que em Olivais Norte teve finalmente lugar de expressão protagonista aplicou formas, texturas e cores diferentes.
O desenho em si não tem grande história e o trabalho a mais havido talvez não tenha resultado da melhor forma - mas também se aprende com este tipo de situações.



 Fig. 04: Nesta vista as grandes árvores, hoje em dia já envelhecidas (terão, talvez, mais de 50 anos), assumem afirmado protagonismo relativamente ao edificado.
O esboço procura definir planos de profundidade e, naturalmente, a perspectiva.



Fig. 05: O, já referido, cuidado da Arquitectura Paisagista na mistura e composição com diversas espécies arbóreas.
O esboço procurou alguma fidelidade a essa diversidade.


Fig. 06: Novamente o diálogo sereno, mas afirmado, entre grandes árvores e grandes edifícios de excelente Arquitectura.
O desenho procurou usar com liberdade o traço negro, tanto no início do esboço, como na sua fase final "de acabamento". 


Fig. 07: A cuidada diversidade de espécies arbóreas, o sentido de "cena" e, naturalmente, a escala humana.
O esboço seguiu a liberdade de "traçar".


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XV, n.º 692

Esboços recentes de árvores e edifícios I – Infohabitar 692



Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no LNEC –
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa


Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Sem comentários :