domingo, novembro 09, 2014

3 Eventos técnicos e científicos em novembro na Beira Interior - Infohabitar 508

 Infohabitar, Ano IX, n.º 508

Caro(a) leitor(a) da Infohabitar,
Divulgam-se  três eventos técnico-científicos, em forte relação com a sociedade, a não perder, a realizar durante novembro de 2014 na Beira Interior, em conjugação com a Universidade da Beira Interior – UBI – na Covilhã e, em alguns casos, com a participação ativa do Mestrado Integrado em Arquitectura da UBI:

(i) o primeiro no Fundão, organizado pela Câmara Municipal do Fundão já em 15 de novembro, sobre Património arquitectónico do séc. XX no concelho do Fundão;

(ii) o segundo na UBI, no dia 20 de Novembro de 2014, o Seminário “BEIRA SERRA – 20 ANOS DE(S)ENVOLVIMENTO – A minha Terra em 2034, O que faz falta? O que fazer?”;

(iii) o terceiro igualmente na UBI em 20 e 21 de novembro, o
 2.º SIMPÓSIO ESPAÇOS DE CISTER: ARQUITECTURA E MÚSICA.

Caro(a) leitor(a) da Infohabitar, receba,  por favor, as melhores saudações e os sinceros agradecimentos por continuar a manter o interesse nos artigos que semanalmente editamos na nossa Infohabitar; um interesse que, por vezes, ultrapassa as mil consultas diárias - a propósito nas últimas semanas tem havido uma média de cerca de 800 consultas diárias da Infohabitar e a contagem geral dos acessos aos mais de 500 artigos online ultrapassou já os 600.000.

Com as melhores saudações, 

António Baptista Coelho (editor da Infohabitar)
Professor catedrático convidado (UBI), investigador principal com habilitação (LNEC), doutor em Arquitectura (FAUP), arquitecto (ESBAL)


(I)
“um destino; coisa simples” *

Património arquitectónico do séc. XX no concelho do Fundão

Conjunto de actividades iniciadas no Fundão - A Moagem - em 15 de novembro
*Excerto do poema “O Lugar da Casa” de Eugénio de Andrade, natural do Fundão

Exposição que irá inaugurar no proximo dia 15 de Novembro, pelas 17h na Moagem.

O reconhecimento da arquitectura moderna enquanto património é muito recente, são assim tarefas primordiais e urgentes, o levantamento e o conhecimento aprofundado deste universo assim como a sua divulgação a um público cada vez mais alargado.

Pretende-se aproximar e divulgar este património edificado de qualidade inegável, junto da sociedade civil, assim como dar a conhecer algumas das figuras mais importantes da arquitectura portuguesa do secúlo XX com obra construida no concelho do Fundão.

Este processo de inventariação, por motivos diversos, entre os quais se contam o simples desconhecimento e a proximidade temporal, encontra-se desprotegido e longe de estar devidamente considerado e acautelado. Tanto mais grave, que grande parte deste património, é hoje sujeito às pressões da especulação fundiária e imobiliária correndo o risco generalizado de efectivo desaparecimento ou brutal descaracterização.

Para além da divulgação deste património, pretende-se alertar e sensibilizar a população, o Município do Fundão e a Direcção Geral do Património Cultural para um quadro de política de responsabilidade partilhada, numa perspectiva futura de classificação particular de algumas peças deste património concelhio.

Curadoria de Arq. Pedro Novo; Comissão científica: Pedro Salvado e Arqª Ana Martins (UBI); Projecto expositivo de Pedro Novo Arquitectos; Design do Cartaz: Hugo Domingues.

Mesas Redondas
As mesas redondas pretendem ser um espaço democratizado e de aproximação à sociedade civil no processo político, enquanto veículo representação e de influência junto dos centros de decisão.
22 Novembro - “A AVENTURA DO FICAR”; Escola de Santa Teresinha (17h)
 13 Dezembro - “O PESO DO BERÇO” - homenagem póstuma ao Arquitecto Raul Chorão Ramalho, no ano do centenário do seu nascimento; Casino Fundanense (17h)
 17 Janeiro 2015 – “RAIZES IDENTITARIAS E REPRESENTAÇÕES NO ESPAÇO URBANO” - A Moagem (17h)

Itinerância:
15 Novembro a 17 Janeiro de 2015 – A Moagem, Fundão.
22 Janeiro 2015 a 22 Fevereiro 2015 – Real Fábrica dos Lanifícios, Covilhã.
Abril 2015 – Roca Lisboa Gallery, Lisboa.
Maio 2015 – Castelo Branco (por confirmar)

Contatos
Rua Palmira 33 G, 1170-287 Lisboa, T +351 966352415, M +351 926576050, atelier@pedronovo.pt   www.pedronovo.pt  www.facebook.com/pedronovoarquitectos




(II)

Beira Serra, 20 anos

DE(S)ENVOLVIMENTO

A minha terra em 2034 - O que faz falta?

O que fazer?


seminário, 20 de novembro, 14 h,

Universidade da Beira Interior - UBI, Covilhã

Confirmação até dia 17 nov através do telefone  275 322 079

Inserido nas Comemorações do seu 20º Aniversário, a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, vai realizar o Seminário “BEIRA SERRA – 20 ANOS DE(S)ENVOLVIMENTO – A minha Terra em 2034, O que faz falta? O que fazer?”, a ter lugar no próximo dia 20 de Novembro de 2014, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (Pólo I).

Este Seminário, que pretende pontuar o balanço dos 20 anos de trabalho da Beira Serra no território da Cova da Beira e constituír uma reflexão para as perspectivas actuais e futuras desta região e do Interior nos próximos 20 anos, irá organizar-se em 3 secções temáticas: 1) Desenvolver a Participação e a Cidadania; 2) Desenvolver a Função Social do Estado; 3) Desenvolver o Interior, contando com a presença de um representante da UBI e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Belmonte, Covilhã e Fundão e a participação de especialistas nas diversas áreas, ligados ao mundo académico, à cultura, às autarquias, às organizações sindicais e associações sócio-profissionais.

Secção 1 - Moderadora: Isaura Reis
Oradores: Luís filipe Madeira; Alcino Couto; Elisa Pinheiro; Jorge Fael; Pedro Leitão.

Secção 2 - Moderador: José Pinto
Oradores: Nuno Augusto; Fernando Paulouro ; Mário Nogueira ; Luís Silveira; Mª do Carmo Tavares 

Secção 3 - Moderador: A. Fernandes de Matos
Oradores: Pedro Guedes de Carvalho; José Pires Manso; João Carvalho; Pedro Almeida; Mesquita Milheiros; Jorge Reis Silva.
Espera-se que este seja um importante momento de debate e a oportunidade para a uma reflexão profunda acerca do papel da Beira Serra no território e junto das comunidades locais.





(III)

2.º Simpósio Espaços de Cister:

Arquitectura e Música

20 e 21 de Novembro de 2014 na UBI - Covilhã

Divulga-se, no âmbito do Projecto Orfeus, o convite à participação no "2º Simpósio Espaços de Cister: Arquitectura e Música" a ter lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal, durante os dias 20 e 21 de Novembro de 2014.

Serão abordadas várias temáticas relacionadas com a Ordem de Cister,
Regra de S. Bento, S. Bernardo,   Arquitectura, Musica e Musicologia, História, Teologia, Acústica, Iluminação natural, Reabilitação Arquitectónica e Urbana,Património, História da Arte, Arqueologia, TIC's.

Espaços de Cister: Arquitectura e Música

O II Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música é organizado pela UBI, através do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura(DECA-UBI), pelo Centro de Estudo e Protecção do Património (CEPP-UBI), pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e pelo Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD-Fundação Minerva), com a colaboração da Associação Portuguesa de Cister (APOC) e do Museu de Lanifícios (MUSLAN-UBI).

No âmbito do II Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música, a ter lugar na UBI nos dias 20 e 21 de Novembro, será apresentada uma exposição documental  que pretende alertar a comunidade científica para o legado cultural e arquitectónico cisterciense com estudos de casos inseridos no âmbito da investigação efectuada pela UBI, enquanto entidade parceira, no Projecto FCT “ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris.” (EXPL/EPH-PAT/2253/2013). A mostra reflectirá igualmente o amplo espectro da temática abordada no evento.

A mostra estará patente na Galeria da Real Fábrica de Panos até ao dia 5 de janeiro de 2015.

Contactos de interessados em participar deverão ser feitos para:

Ana Maria Tavares Martins,Directora de Curso do Mestrado Integrado em Arquitectura, Professora Auxiliar, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura,Universidade da Beira Interior
Edifício II das Engenharias,Calçada Fonte do Lameiro,6200-001 COVILHÃ
PORTUGAL Tel. 00351 275 329 722 Fax 00351 275 329 969

Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados no Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico, as opiniões expressas nos artigos apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores.
(ii) Para proporcionar a edição de imagens no Infohabitar, elas são obrigatoriamente depositadas num programa de imagens, sendo usado o Photobucket; onde devido ao grande número de imagens se torna muito difícil registar as respectivas autorias. Desta forma refere-se que, caso haja interesse no uso dessas imagens se consultem os artigos do Infohabitar onde, sistematicamente, as autorias das imagens são devidamente registadas e salientadas. Sublinha-se, portanto, que os vários albuns do Photobucket que são geridos pelo editor do Infohabitar constituem bancos de dados do Infohabitar, sendo essas imagens de diversas autorias, apontadas nos artigos do Infohabitar, pelo que deve haver todo o cuidado no seu uso; havendo dúvidas um contacto com o editor será sempre esclarecedor.
Editor: António Baptista Coelho - abc@lnec.pt
INFOHABITAR Ano IX, nº507
3 Eventos técnicos e científicos em novembro na Beira Interior
Editor: António Baptista Coelho – abc.infohabitar@gmail.com e abc@ubi.pt
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior
Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.

Sem comentários :