segunda-feira, novembro 17, 2014

509 - Do Seminário da Beira Serra ao II Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música - na UBI, Covilhã, em 20 e 21 de novembro - Infohabitar 509

 Infohabitar, Ano IX, n.º 509

Caro(a) leitor(a) da Infohabitar,
Na sequência da divulgação feita, na passada semana, sobre eventos técnico-científicos, desenvolvidos em forte relação com a sociedade, a não perder, e a realizar dentro  de poucos dias na Beira Interior, em conjugação com a Universidade da Beira Interior – UBI – na Covilhã.

Volta a lembrar-se, no dia 20 de Novembro de 2014, o Seminário “BEIRA SERRA – 20 ANOS DE(S)ENVOLVIMENTO – A minha Terra em 2034, O que faz falta? O que fazer?”; seminário este a que voltamos a dedicar merecida atenção, editando, mais abaixo, o respetivo programa.



E dedicamos esta edição da Infohabitar à apresentação pormenorizada do II Simpósio Internacional Espaços de Cister, que decorrerá igualmente na UBI, em 20 e 21 de novembro, sobre a temática da relação entre Arquitectura e Música, mas abordando, também outras matérias de grande interesse.

Neste sentido teremos, nesta edição, um texto de apresentação da coordenadora deste Simpósio, a Prof.ª Arq.ª Ana Maria Martins e editamos o respetivo programa pormenorizado, bem como os respetivos elementos de enquadramento da organização do Simpósio.

Com as melhores saudações, 

António Baptista Coelho (editor da Infohabitar)
Professor catedrático convidado (UBI), investigador principal com habilitação (LNEC), doutor em Arquitectura (FAUP), arquitecto (ESBAL)

Beira Serra, 20 anos DE(S)ENVOLVIMENTO

A minha terra em 2034 - O que faz falta? O que fazer?

seminário, 20 nov, 14 h, Universidade da Beira Interior - UBI
Confirmação até dia 17 nov através do telefone  275 322 079

Inserido nas Comemorações do seu 20º Aniversário, a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, vai realizar o Seminário “BEIRA SERRA – 20 ANOS DE(S)ENVOLVIMENTO – A minha Terra em 2034, O que faz falta? O que fazer?”, a ter lugar no próximo dia 20 de Novembro de 2014, no Anfiteatro das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior (Pólo I).

Este Seminário, que pretende pontuar o balanço dos 20 anos de trabalho da Beira Serra no território da Cova da Beira e constituír uma reflexão para as perspectivas actuais e futuras desta região e do Interior nos próximos 20 anos, irá organizar-se em 3 secções temáticas: 1) Desenvolver a Participação e a Cidadania; 2) Desenvolver a Função Social do Estado; 3) Desenvolver o Interior, contando com a presença de um representante da UBI e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Belmonte, Covilhã e Fundão e a participação de especialistas nas diversas áreas, ligados ao mundo académico, à cultura, às autarquias, às organizações sindicais e associações sócio-profissionais.
Secção 1 - Moderadora: Isaura Reis
Oradores: Luís filipe Madeira; Alcino Couto; Elisa Pinheiro; Jorge Fael; Pedro Leitão.
Secção 2 - Moderador: José Pinto
Oradores: Nuno Augusto; Fernando Paulouro ; Mário Nogueira ; Luís Silveira; Mª do Carmo Tavares 
Secção 3 - Moderador: A. Fernandes de Matos
Oradores: Pedro Guedes de Carvalho; José Pires Manso; João Carvalho; Pedro Almeida; Mesquita Milheiros; Jorge Reis Silva.
Espera-se que este seja um importante momento de debate e a oportunidade para a uma reflexão profunda acerca do papel da Beira Serra no território e junto das comunidades locais.

Sobre o 2º Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música

Divulga-se, no âmbito do Projecto Orfeus, o convite à participação no "2º Simpósio Espaços de Cister: Arquitectura e Música" a ter lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal,
durante os dias 20 e 21 de Novembro de 2014.

Serão abordadas várias temáticas relacionadas com a Ordem de Cister,
Regra de S. Bento, S. Bernardo,   Arquitectura, Musica e Musicologia, História, Teologia, Acústica, Iluminação natural, Reabilitação Arquitectónica e Urbana,Património, História da Arte, Arqueologia, TIC's.


II Simpósio Internacional Espaços de Cister


O II Simpósio Internacional Espaços de Cister, este ano dedicado, à Arquitectura e Música, organizado pela UBI, através do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA), pelo Centro de Estudo e Protecção do Património (CEPP), pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e pelo Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD-Fundação Minerva), com o apoio da Rede de Museus da Covilhã, Câmara da Covilhã, Associação Portuguesa de Cister (APOC), do Museu de Lanifícios da UBI e da revista “Cîteaux: Commentarii cistercienses” tem lugar nos dias 20 e 21 de Novembro de 2014, no Auditório 8.01 da Faculdade de Engenharia, com entrada livre.

Integrarão este simpósio estudiosos e especialistas sobre a temática cisterciense tanto em território nacional como internacional. No âmbito do II Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música, será apresentada uma exposição documental que pretende alertar a comunidade científica para o legado cultural e arquitectónico cisterciense com estudos de casos inseridos no âmbito da investigação efectuada pela UBI, enquanto entidade parceira, no Projecto FCT "ORFEUS - A reforma Tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris" (EXPL/EPH-PAT/2253/2013) e que estará patente na Galeria da Real Fábrica de Panos até ao dia 5 de Janeiro de 2015.

Neste evento serão abordadas várias temáticas relacionadas com a Ordem de Cister,Regra de S. Bento, S. Bernardo, Arquitectura, Música e Musicologia, História, Teologia, Acústica, Iluminação natural, Reabilitação Arquitectónica e Urbana,Património, História de Arte.

A importância do legado cisterciense

Este Simpósio pretende alertar a comunidade científica, e sobretudo os arquitectos e todos os que trabalham com o Património, para a particularidade deste bem cultural e arquitectónico que é o legado cisterciense. Desapareceram os monges mas os edifícios que habitaram mantiveram-se uns adaptados a novos usos, outros, alvos do infortúnio, encontrando-se em ruína. Na actualidade o legado arquitectónico cisterciense é alvo de reabilitação segundo os moldes da contemporaneidade. Pretende-se, neste simpósio,igualmente explorar a linguagem arquitectónica e os princípios estéticos subjacentes à arquitectura cisterciense, seja a do séc. XII ou a aplicada no século XXI. Haverá campo de discussão multidisciplinar, partilha de saberes e experiencias,encontrando-se aberto o debate.

O projeto ORFEUS

Haverá também oportunidade para a apresentação de resultados do projecto FCT (ainda em curso) intitulado "ORFEUS - A reforma Tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris" (EXPL/EPH-PAT/2253/2013) no qual a UBI é entidade parceira juntamente com a Universidade de Évora, a Universidade do Minho e a Universidade dos Açores.


Um novo projecto entre a UBI e a CMC

De igual forma será lançado um projecto igualmente exploratório, resultante da parceria entre o Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã, sobre o Mosteiro de Santa Maria da Estrela (Boidobra). Esta parceria pretende, através de métodos não invasivos,aprofundar o conhecimento e buscar respostas no que respeita a este Mosteiro cisterciense localizado na Covilhã e com o qual tantos laços teve a região.

A Ordem de Cister, a Covilhã e a Serra da Estrela

A Ordem de Cister foi fundada em 1098 por Roberto de Molesme e introduzida em Portugal no séc. XII. Os seus mosteiros estiveram desde o início associados ao desenvolvimento de Portugal e prosperaram de acordo com o crescimento do País sendo reflexo e expressão da época em que se inseriam. Com a extinção das Ordens, por decreto em 1834, os Cistercienses abandonaram Portugal.

O Mosteiro que existia na Covilhã (Boidobra) fundado no séc. XIII foi suprimido ainda no séc. XVI e foram precisos cinco séculos para que voltasse à Serra da Estrela o espírito Cisterciense neste simpósio bi-anual que agora apresenta a sua 2ª edição dois anos volvidos sobre o I Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Memória que ocorreu na Faculdade de Engenharia, durante os dias 8 e 9 de Março de 2012.

P’ Organização

Ana Maria Tavares Martins
Directora de Curso do Mestrado Integrado em Arquitectura
Professora Auxiliar, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura,
Universidade da Beira Interior

Programa do 2º Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música


1º DIA - 20 DE NOVEMBRO - 5ª FEIRA

9h45m - Recepção dos Participantes

10h00m – Abertura Institucional com Momento Musical

10h45m – Coffee Break

PAINEL 1 – Património, Arquitectura e Investigação I
Moderação: António Baptista Coelho

11h15m - O Ora et Labora do mosteiro cisterciense de S. Bento de Cástris no contexto pós-tridentino: do quotidiano monástico às ocasiões festivas.
Antónia Fialho Conde, Departamento de História da Universidade de Évora
(Portugal) / CIDEHUS

11h35m - Contributo para a investigação da Arquitectura Cisterciense em
Portugal
Ana Maria Tavares Martins, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura
da Universidade da Beira Interior (Portugal) / CITAD / CIDEHUS / APOC
(Portugal);
Antónia Fialho Conde, Departamento de História da Universidade de Évora
(Portugal) / CIDEHUS;
Carla Reis, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade
da Beira Interior (Portugal)
Fabiel Rodrigues, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal);
Jorge Carlos, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal) / C-Made

11h55m - Mosteiro de Santa Maria da Estrela
Carlos Madaleno, Rede de Museus da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã
12h15m - DEBATE

ALMOÇO LIVRE

PAINEL 2 – Espaço, Arquitectura e Música I
Moderação: Antónia Fialho Conde

14h15m - Espaço habitável e luz natural: algumas reflexões.
António Baptista Coelho, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior (Portugal)

14h35m - A música sacra e litúrgica na vida dos Cistercienses.
Duarte Nuno Morgado, Universidade de Sevilha (Espanha)

14h55m - S. Bernardo e S. Francisco na Cultura Portuguesa: entre o claustro e a praça, o campo e o mundo.
António Santos Pereira, Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (Portugal)

15h15m - DEBATE

15h30m - COFFEE BREAK

PAINEL 3 – Arquitectura e Música
Moderação: António Santos Pereira

15h45m - A música para o Advento em S. Bento de Cástris: O testemunho de dois antifonários do Arquivo Distrital de Évora.
Luís Henriques, UnIMeM – Unidade de Investigação em Música e Musicologia,
(Portugal)

16h05m - Momento Musical comentado por Luís Henriques.
Ensamble Eborensis (Portugal)

16h25m - DEBATE

Museu dos Lanifícios

17h15m - Deslocação para o Museu dos Lanifícios/Real Fábrica de Panos

17h30m - Visita à “Exposição Documental Espaços de Cister” no âmbito do Projecto Orfeus (comentada e apresentada pela Equipa Orfeus).

2º DIA – 21 NOVEMBRO - 6ª FEIRA

PAINEL 4 - Património, Arquitectura e Investigação II
Moderação: Ana Maria Tavares Martins

09h00m - Los sonidos en el silencio: patrimonio material e inmaterial en la
vida cotidiana de los conventos.
Eduardo Mosquera Adell, Departamento de Historia, Teoría y Composición
Arquitectonicas de la Universidad de Sevilla (España)
María Teresa Pérez Cano, Departamento de Urbanistica de la Universidad de
Sevilla (España)

09h20m - A Influência da Arquitectura Cisterciense na Arquitectura Religiosa Contemporânea
Fabiel Rodrigues, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal)

09h40m - Mosteiro de São Bento de Castris: Musica vs. Arquitectura
Carla Reis, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade
da Beira Interior (Portugal)

10h00m - Avaliação exploratória do comportamento acústico na Igreja do
Mosteiro de S. Bento de Cástris
João Lanzinha, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal) / LABSED / C-Made;
Miguel Nepomuceno, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal) / C-Made;
Carla Reis, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade
da Beira Interior (Portugal);
Albino Alves, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal)

10h20m - DEBATE

10h45m - COFFEE BREAK

PAINEL 5 - Espaço, Arquitectura e Música II
Moderação:

11h00m - Das ruínas ao esplendor. A reabilitação do mosteiro cisterciense de Oseira.
José Luis Albuquerque Carreiras, Instituto Politécnico de Tomar (Portugal)/APOC

11h20m - Os principais architectos forão os anjos: espaços conventuais
femininos de prática musical nos séculos XVII e XVIII.
Elisa Lessa, Universidade do Minho(Portugal)

11h40m - “Aparato, gasto y ostentación” y sus consecuencias en la
arquitectura benedictina en la España de los siglos XVII y XVIII.
Natalia Juan García, Departamento de Historia del Arte de la Universidad de
Zaragoza (España)

12h00m - DEBATE

12h15m – Sintese e reflecções
Michael Mathias, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da
Universidade da Beira Interior (Portugal)

12h30m – Encerramento

Inscrições e informações no 2º Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música:
Contactos de interessados em participar deverão ser feitos para:

Ana Maria Tavares Martins,Directora de Curso do Mestrado Integrado em Arquitectura, Professora Auxiliar, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura,Universidade da Beira Interior
Edifício II das Engenharias,Calçada Fonte do Lameiro,6200-001 COVILHÃ
PORTUGAL Tel. 00351 275 329 722 Fax 00351 275 329 969



Comissões e apoios ao 2º Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitectura e Música


COMISSÃO ORGANIZADORA:
Ana Maria Tavares Martins, Universidade da Beira Interior / CITAD / CIDEHUS
Antónia Conde, Universidade de Évora (Portugal) / CIDEHUS
António Santos Pereira, Universidade da Beira Interior (Portugal) / MUSLAN
Michael Mathias, Universidade da Beira Interior/ CEPP
Carlos Madaleno, Rede de Museus da Covilhã

COMISSÃO CIENTÍFICA:
Terryl N. Kinder, Abadia de Pontigny (França) / Cîteaux : Commentarii cistercienses
David N. Bell, Memorial University of Newfoundland (Canada) / Cîteaux : Commentarii cistercienses
Teresa Pérez Cano, Universidade de Sevilha (Espanha)
Eduardo Mosquera Adell, Universidade de Sevilha (Espanha)
Natalia Juan, Universidade de Saragoça (Espanha)
Ana Maria Tavares Martins, Universidade da Beira Interior (Portugal) / CITAD / CIDEHUS / APOC
Antónia Conde, Universidade de Évora (Portugal) / CIDEHUS
António Santos Pereira, Universidade da Beira Interior (Portugal) / MUSLAN
António Baptista Coelho, Universidade da Beira Interior (Portugal)
João Lanzinha, Universidade da Beira Interior (Portugal) / LABSED / C-Made
Jorge Silva Carlos, Universidade da Beira Interior (Portugal) / C-Made
Miguel Nepomuceno, Universidade da Beira Interior (Portugal) / C-Made
Pe. Henrique Santos, Universidade da Beira Interior

COMISSÃO EXECUTIVA:
Carla Reis, Universidade da Beira Interior
Maique Reis, Universidade da Beira Interior
Fabiel Rodrigues, Universidade da Beira Interior
Albino Alves, Universidade da Beira Interior
Paulo Carvalho, Universidade da Beira Interior
Miguel Moreira Pinto, Universidade da Beira Interior / CITAD
Cláudia Beato, Universidade da Beira Interior / CITAD
Inês Campos, Universidade da Beira Interior
Susana Santos, Universidade da Beira Interior
Mafalda Teixeira de Sampayo, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa / CES

SECRETARIADO / LOGÍSTICA:
Carla Reis, Universidade da Beira Interior
Maique Reis, Universidade da Beira Interior
Albino Alves, Universidade da Beira Interior

ORGANIZAÇÃO - Entidades:
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira
Interior (DECA)
Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (CITAD – Fundação Minerva)
Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedade da Universidade de
Évora (CIDEHUS)
COLABORAÇÃO / APOIOS - Entidades:
Associação Portuguesa de Cister (APOC)
Museu dos Lanifícios (MUSLAN-UBI)
Centro de Estudo e Protecção do Património (CEPP)
Laboratório de Saúde na Edificação da Universidade da Beira Interior (LABSED)
Câmara Municipal da Covilhã
Rede de Museus da Covilhã
Núcleo de Arquitectura da Universidade da Beira Interior (NAUBI)
Instituto Politécnico de Tomar (IPT)
Cîteaux : Commentarii cistercienses
Ensemble Eborensis
Universidade do Minho
Universidade dos Açores
Ordem dos Arquitectos (Secção Regional de Castelo Branco)
Quartzo Editora (Viseu)
Verde e Amarelo (Covilhã)

Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados no Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico, as opiniões expressas nos artigos apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores.
Editor: António Baptista Coelho - abc@lnec.pt
INFOHABITAR Ano IX, nº509
Do Seminário da Beira Serra ao Simpósio Espaços de Cister: Arquitectura e Música - na UBI, Covilhã, em 20 e 21 de novembro
Editor: António Baptista Coelho – abc.infohabitar@gmail.com 
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional
Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.


Sem comentários :