terça-feira, março 12, 2019

678 - Novos desenhos em março de 2019, 2.ª parte - Infohabitar 678


Infohabitar, Ano XV, n.º 678
Novos desenhos em março de 2019, 2.ª parte  - Infohabitar 678
por António Baptista Coelho (texto e imagens)

Caros leitores da Infohabitar,

Prolongando-se e reafirmando-se o que pode ser já considerado como uma tradição informal da nossa revista, que é a edição de esboços e desenhos, boa parte deles aguarelados, edita-se esta semana um conjunto de desenhos à mão, ou esboços, ou apontamentos, ou esquissos livres, realizados nos respectivos sítios e coloridos posteriormente.
Casos a caso poder, ou não haver lugar a alguns comentários, sendo, provavelmente, a regra a ausência dos mesmos; mas havendo-os eles poderão referir-se aos modos de fazer do respectivo desenho e/ou aos temas de arquitectura urbana neles ilustrados.
É, talvez, oportuno apontar, aqui, a dádiva de prazer/alegria que estes esquissos pintados nos proporcionam e o interesse que existe no natural acompanhamento dos modos de fazer neles empregues, seja em termos de escolha e enquadramento do tema, seja no que se refere às formas de expressão “gráfica” neles usados; e por aqui fico para não transformar este artigo que se quer “desenhado” em mais um essencialmente escrito.
Fiquem, então, caros leitores com mais alguns “rabiscos” deste vosso editor e tenham coragem para começar ou continuar a brincar e rabiscar, à vontade e por puro prazer (num quadro de urbansketching e de treesketching, ... brinco um pouco).
E se quiserem, então depois, ler um pouco mais sobre os referidos modos de fazer e rabiscar, podem a ceder a uma pequena Sebenta que já editei sobre o tema e que está disponível em (quando possível haverá uma 2.ª edição, reformulada e aumentada, e não se deixem intimidar pelo título, bem longo, e onde o que interessa é a indicação de se irem apontar “100 notas práticas para quem quer aprender a desenhar melhor à mão livre”):

Saudações calorosas e bons “rabiscos” bem “à vontade”, enquanto passeiam,

António Baptista Coelho




Fig. 01 - (sobre o Desenho) a busca da expressão desenhada da profundidade do “cenário”, leva-nos a relembrar tanto do que foi lido sobre o assunto, mas agora sentido bem “na pele”; e aqui também podemos evidenciar o interesse da marcação de sombras afirmadas e  esquematizadas e de um expressivo realce dos elementos protagonistas do desenho (neste caso as árvores).



Fig.02 - (sobre o Desenho) ainda a busca da expressão desenhada da profundidade existente no tema/enquadramento escolhido, leva-nos a forçar, realmente, a altura do desenho que é dedicada “ao chão” – aqui ocupando sensivelmente um pouco mais de metade da altura do desenho (e parece valer a pena, mas quando esboçamos temos de forçar mesmo a dar este “respiro” ao “chão” que se desenha e que tem de ter desafogo para poder conter essa expressão de profundidade).




Fig.03 - (sobre o Desenho) as árvores vão ocupando, naturalmente, “o palco” do tema e do enquadramento escolhidos, não só pela plasticidade invernal global, mas também por serem importantes elementos de referência e de expressão da, acima, referida profundidade; (sobre a Arquitectura Urbana) é sempre interessante atentar no excelente e raro equilíbrio atingido, aqui em Olivais Norte/Encarnação, no diálogo entre Arquitectura dos edifícios e Arquitectura da paisagem (naturalizada) – uma das primeiras intervenções assim desenvolvidas, em Portugal, e ainda hoje uma das mais “perfeitas” e “únicas”, e que por isso deveria merecer um muito especial cuidado em termos de preservação e recuperação da sua paisagem global e pormenorizada.




Fig. 04 - (sobre o Desenho) aqui é mesmo quase só “treesketching” e procurou-se dar um toque de outono já tardio; e lembra-se a vital importância do apontamento das sombras, vitalizadoras do esboço.




Fig. 05 - (sobre o Desenho) um apontamento muito rápido e bastante esquemático (que dá sempre que pensar relativamente ao poder de síntese e de escolha do que se aponta e do que se deixa de lado); (sobre a Arquitectura Urbana) um esboço/símbolo dos edifícios no “verde urbano” e de um “verde urbano” público que (quando bem mantido) pode ser assumido quase como grandes pátios naturais separando e enriquecendo os edifícios contíguos.




Fig. 06 - (sobre o Desenho) e para concluir este artigo voltamos aos pássaros, constantes e fiéis companheiros de quem passeia, calmamente, no verde urbano, designadamente, a horas bem matinais; e que vão sendo observados nas mais variadas situações momentâneas, depois livremente associados num único esboço.

Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XV, n.º 678
Novos desenhos em março de 2019, 2.ª parte - Infohabitar 678

Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo/LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil



Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.



Sem comentários :