segunda-feira, outubro 16, 2017

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras – apresentação da Série INOVATEC da ANTAC – Infohabitar 614

Infohabitar, Ano XIII, n.º 614

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras – apresentação da Série INOVATEC da ANTAC – Infohabitar 614


Notas breves do editor da Infohabitar
Depois de se ter tomado conhecimento da excelente iniciativa editorial desenvolvida no conjunto de três livros editados pela rede de pesquisa INOVATEC, apoiada pela FINEP: Inovação e Pesquisa, dirigida para a temática da Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras e sendo possível e muito desejável a sua respectiva divulgação, ela é, em seguida, assegurada, a partir de citações dos respectivos textos iniciais e links para os textos completos das respectivas publicações.
Trata-se de mais uma importante iniciativa da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), do Brasil, que, em seguida se apresenta , também, através de citações de textos elaborados pelos seus responsáveis.
Faz-se, ainda, uma essencial referência à Editora Scienza, que foi responsável pela revisão, editoriação e produção dos respectivos livros eletrônicos.
Desde já se alertam os leitores para o grande interesse dos três livros que se apresentam neste artigo e que tratam, sequencialmente, os seguintes temas:

- Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Manutenção e Percepção dos Usuários

- Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Materiais e Sustentabilidade

- Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação

Agradece-se à grande amiga Professora da FAU-USP, Sheila Walbe Ornstein, pela oportuna informação relativa a esta excelente iniciativa editorial e enviam-se os sinceros parabéns aos respectivos promotores, editores, organizadores e autores dos respectivos capítulos.
E uma saudação e um agradecimento especiais aos colegas cujos textos são parcialmente citados, em seguida, com o objectivo de se procurar assegurar o enquadramento e a apresentação sucintas desta excelente série editorial.

Bem-hajam todos,
E aos leitores da Infohabitar, desejam-se excelentes leituras,
António Baptista Coelho
Editor da Infohabitar, Coordenador do CIHEL, Investigador do LNEC

(seguem-se citações retiradas das páginas iniciais dos livros aqui divulgados, acompanhadas pelos respectivos links para os textos completos)

“Apresentação da ANTAC Gestão 2015-2016
Fundada em 1987, a ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) é uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, que reúne pesquisadores e técnicos envolvidos com a produção e transferência de conhecimentos na área de tecnologia do ambiente construído. Esta área integra profissionais das mais diversas especialidades, tais como Engenheiros, Arquitetos, Físicos, Químicos e Sociólogos, que atuam em Construção Civil, Tecnologia de Arquitetura e Habitação.
Embora constituída majoritariamente por pesquisadores e docentes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, a Associação conta também com inúmeros associados vinculados a órgãos públicos e empresas privadas. Para acompanhar e contribuir no desenvolvimento científico e tecnológico da construção civil, a ANTAC congrega seus associados em grupos de trabalho (GTs), que organizam discussões mais aprofundadas e específicas de cada área.
Seus membros promovem publicações e participam de workshops, encontros, projetos e revisões de normas. A ANTAC executa atividades como: a publicação da Revista Ambiente Constru- ído integrada a biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scielo; a participação nos fóruns de discussão sobre o tema da Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I) no Ambiente Construído nas instâncias governamentais e junto às entidades ligadas aos agentes privados da cadeia produtiva; a discussão e formulação políticas de C,T&I para o Ambiente Construído com tais agentes; o estabelecimento de formas de interação com as agências de fomento à pesquisa em tecnologia do ambiente construído; aproximações temáticas e busca de atuações conjuntas com Associações afins; a promoção de eventos direcionados à comunidade de C,T&I e Apresentação da ANTAC Gestão 2015-2016 com impacto nos setores produtivos da construção civil e finalmente a moderniza- ção das relações da entidade com seus grupos de trabalho, em particular para a realização dos eventos e edição de livros.
Os livros que compõem a Coleção ANTAC são uma iniciativa da associação no âmbito da edição de livro compilando contribuições científicas de Redes Cooperativas de Pesquisa coordenadas e/ou com a participação de pesquisadores associados. Assim como a edição de livros de conteúdos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores ativos nos grupos de trabalho da ANTAC na área de tecnologia do ambiente construído.
[…]”
ANTAC Gestão 2015-2016
Regina C. Ruschel, UNICAMP, Presidente ANTAC
José de Paula Barros Neto, UFC, Vice-presidente ANTAC
Eduardo Luis Isatto, UFRGS, Diretor Financeiro ANTAC
Paulo Roberto Pereira Andery, UFMG, Diretor Administrativo ANTAC
Alex Abiko, USP, Diretor de Relações Inter-institucionais ANTAC
Aldomar Pedrini, UFRN, Diretor de Divulgação ANTAC.

“Apresentação da ANTAC Gestão 2017-2018
Fundada em 1987, a ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) é uma associação técnico-científica de caráter multidisciplinar que reúne pesquisadores e técnicos envolvidos com a produção e transferência de conhecimentos na área de tecnologia do ambiente construído. Essa área integra profissionais das mais diversas especialidades, tais como engenheiros, arquitetos, físicos, químicos e sociólogos, que atuam em Construção Civil, Tecnologia de Arquitetura e Habitação. Embora constituída majoritariamente por pesquisadores e docentes vinculados a universidades e institutos de pesquisa, a Associação conta também com inúmeros associados ligados a órgãos públicos e empresas privadas.
Para acompanhar e contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da construção civil, a ANTAC congrega seus associados em grupos de trabalho (GTs), que organizam discussões mais aprofundadas e específicas de cada área. Seus membros promovem publicações e participam de workshops, encontros, projetos e revisões de normas.
A ANTAC executa atividades como: a publicação da Revista Ambiente Construído, integrada à biblioteca eletrônica de periódicos científicos Scielo; a participação em fóruns de discussão sobre o tema da Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I) no Ambiente Construído nas instâncias governamentais e junto às entidades ligadas aos agentes privados da cadeia produtiva; a interação com as agências de fomento à pesquisa em tecnologia do ambiente construído; a promoção de eventos científicos direcionados à comunidade de C,T&I com impacto na atividade de construção civil; e finalmente o desenvolvimento de ações de modernização e difusão de conhecimentos junto ao setor de construção civil, em particular por meio da realização de eventos e edição de livros. Os volumes que compõem a Coleção ANTAC são uma iniciativa da associação no âmbito da edição de livros que promovam uma compilação das contribuições científicas de Redes Cooperativas de Pesquisa coordenadas e/ou com a participação de pesquisadores associados, assim como a edição de livros de conteúdos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores ativos nos grupos de trabalho da ANTAC na área de tecnologia do ambiente construído. O livro em questão – Coleção ANTAC: Rede Cooperativa de Pesquisa INOVATEC/Finep – trata do terceiro volume de apresentação dos resultados de pesquisa da Rede Cooperativa, que aborda o desempenho e a avaliação de desempenho em sistemas construtivos inovadores no Âmbito do SiNAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais.”
ANTAC Gestão 2017-2018
José de Paula Barros Neto – UFC Presidente ANTAC
Paulo Roberto Pereira Andery – UFMG Vice-Presidente ANTAC
Eduardo Luis Isatto – UFRGS Diretor Financeiro ANTAC
Roberta Vieira Gonçalves de Souza – UFMG Diretor Administrativo ANTAC
Silvio Burratino Melhado – USP Diretor de Relações Inter-institucionais
ANTAC Mônica Batista Leite – UEFS Diretora de Divulgação ANTAC

(Livro 1)

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Manutenção e Percepção dos Usuários

Márcio Minto Fabricio
Rosaria Ono
(organizadores)
Segue-se link para o texto completo da obra:

Texto de apresentação retirado do Prefácio do livro,
elaborado por Luis Carlos Bonin
“[…]
Esta publicação apresenta uma parte dos resultados obtidos por uma rede de pesquisa que envolveu a participação de dez instituições tecnológicas brasileiras selecionadas no edital 07/2009 da Finep – Inovação e Pesquisa – com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre critérios de desempenho e desenvolver novos métodos de avaliação que possam ser utilizados no aperfei- çoamento da NBR 15575 e subsidiar a elaboração de novas diretrizes de avaliação de produtos de construção inovadores no SiNAT.
Alguns dos capítulos desta publicação apresentam e discutem ferramentas de trabalho elaboradas para imediata utilização na avaliação de produtos de construção inovadores no âmbito do SiNAT.
Sua divulgação numa versão resumida nesta publicação e em maiores detalhes nos relatórios de resultados disponibilizados no site da rede INOVATEC, representa uma efetiva contribuição para superar o desafio citado. Outros capítulos propõem uma reflexão consistentemente embasada sobre temas relacionados ao conteúdo da NBR 15575 ou da documentação de referência do SiNAT, ampliando o domínio destes temas e preparando o caminho para seu futuro aperfeiçoamento.
[…]”

(Livro 2)

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Materiais e Sustentabilidade

Claudio de Souza Kazmierczak
Márcio Minto Fabricio
(organizadores)
Segue-se link para o texto completo da obra:

Texto de apresentação retirado do Prefácio do livro,
elaborado por Luis Carlos Bonin
“Esta publicação apresenta a segunda parte dos resultados obtidos por
uma rede de pesquisa que envolveu a participação de dez instituições
tecnológicas brasileiras selecionadas no edital 07/2009 da Finep –
Inovação e Pesquisa – com os objetivos de aprofundar o conhecimento
sobre critérios de desempenho e desenvolver novos métodos de avaliação
que possam ser utilizados no aperfeiçoamento da NBR 15575 e subsidiar
a elaboração de diretrizes de avaliação de produtos de construção
inovadores no Sistema Nacional de Avaliação Técnica – SiNAT. O primeiro
conjunto de artigos foi publicado em 2015 e está disponível no site da
rede INOVATEC.
O conjunto de artigos agora publicado aborda métodos e parâmetros
para a avaliação da durabilidade e da adequação ambiental de produtos
de construção. Estes temas foram escolhidos para comporem a rede de
pesquisa em razão de apresentarem importantes lacunas de conhecimento
que limitam a plena utilização da NBR 15575 e a operação do SiNAT. Cabe
lembrar, todavia, que nas atividades de pesquisa realizadas pela rede
INOVATEC não existe a pretensão de preencher todas estas lacunas de
conhecimento, mas contribuir topicamente para a superação de algumas
das limitações ora existentes.
[…]”

(Livro 3)

Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras: Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação

Márcio M. Fabricio
Adriana C. Brito
Fúlvio Vittorino
(organizadores)
Segue-se link para o texto completo da obra:

Textos de apresentação retirados do Prefácio do livro,
elaborado por Luis Carlos Bonin
“Esta publicação apresenta resultados obtidos pela rede de pesquisa INOVATEC que envolveu a participação de dez instituições tecnológicas brasileiras selecionadas na Chamada Pública MCT/MCidades/Finep/Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação 07/2009, Área Habitação, com o Tema Prioritário de desenvolvimento de métodos de ensaio e metodologias para avaliação de desempenho de tecnologias inovadoras no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Sistemas Inovadores e Convencionais – SINAT, com ênfase em durabilidade, vida útil e custos ao longo do ciclo de vida no segmento da habitação de interesse social, bem como em estudos para identificação de gargalos e recomendação de aperfeiçoamento de normas técnicas de avaliação de desempenho de edifícios habitacionais.
Na estruturação da rede o Tema Prioritário foi desdobrado em cinco subprojetos, envolvendo a definição de critérios e métodos para a avaliação da durabilidade, do desempenho ambiental, do desempenho estrutural, da manutenibilidade e da percepção dos usuários sobre sistemas construtivos inovadores.
[...]
Mantendo o título geral Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras, foram publicadas três coleções de artigos, cada uma organizada a partir de um tema específico: a primeira, publicada em 2015, incluiu artigos relacionados com Manutenção e Percepção dos Usuários; a segunda, publicada em 2016, contém artigos relativos a Materiais e Sustentabilidade; a terceira, finalmente, publicada agora em 2017, reúne artigos referentes ao Conforto Ambiental, Durabilidade e Pós-Ocupação. A programação dessas publicações foi definida, de certa forma, pela conclusão das atividades dos subprojetos da rede.
[...]”
Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XIII, n.º 614
Avaliação de Desempenho de Tecnologias Construtivas Inovadoras – apresentação da Série INOVATEC da ANTAC – Infohabitar 614
Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
abc.infohabitar@gmail.com
Editado nas instalações do Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT) do Departamento de Edifícios (DED) do LNEC; Infohabitar, Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).
Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.



Sem comentários :