terça-feira, outubro 29, 2019

Alguns esboços de árvores e edifícios comentados – Infohabitar 707


Ligação direta (clicar) para: 700 Artigos Interactivos, edição revista, ilustrada e comentada - Infohabitar 705 (36 temas e mais de 100 autores)


Infohabitar, Ano XV, n.º 707

Alguns esboços de árvores e edifícios comentados – Infohabitar 707

Por António Baptista Coelho (imagens e textos)

Nota prévia:
A Série “Habitar e Viver Melhor”, assim como outras temáticas teórico-práticas nas áreas específicas da “arquitectura do habitar”, com destaque para os assuntos associados a uma habitação intergeracional bem integrada  - matérias, como sabemos, “centrais” na edição da Infohabitar - serão retomadas dentro de poucas semanas, salientando-se que, por agora, a nossa revista continuará a dedicar-se a uma edição comentada de "esquissos"/desenhos, seja numa perspectiva da própria prática do desenho livre, seja considerando os aspectos de arquitectura e de habitar que estejam, eventualmente, associados a cada tema desenhado.
O editor da Infohabitar

Fig. 01: árvores e edifícios harmonizando-se e contrastando formalmente, num esboço bem marcado pelo traço negro e pela perspectiva; a temática refere-se à zona central do excelente e "único" bairro modernista de Olivais Norte em Lisboa, uma zona urbana e "verde" que é urgente reabilitar e divulgar - facilmente acessível pelos acessos à estação de Metro da Encarnação que abrem em pleno Bairro.


Fig. 02: árvores densas e protagonistas num primeiro plano "reforçado", proporcionando-se a fruição directa e intensa da natureza como duas faces de uma mesma moeda - espaço urbano edificado/espaço urbano natural; no esboço procurou-se jogar com o interessante sentido de pormenor e de constante mutação proporcionados pelo "verde" urbano, que pode e deve ser cenograficamente desenvolvido. 



Fig. 03: Olivais Norte, novamente, num apontamento simples a azul e branco, que procura aproximar formalmente as formas naturais e construídas, afinal, ambas bem marcadas e bem desenhadas pela Arquitectura urbana e paisagista - e Olivais Norte foi um dos primeiros casos de intervenção profunda da Arquitectura Paisagista em Portugal.



Fig. 04: um jogo formal, seja, especificamente, em termos de "desenho", seja em termos de desenho urbano (arquitectónico), que aqui acontece, numa zona verde, entre duas grande bandas edificadas, e que se joga entre as formas, quase dançarainas, de um pequeno bosque (bem estruturado), da preexistência do que restou da arcaria de um aqueduto (ao fundo) e dos planos edificados laterais, que se pressentem, e que de certa forma delimitam este excelente espaço naturalizado de vizinhança - em Olivais Norte, naturalmente.




Fig. 05: neste esboço aguarelado e no próximo, que é idêntico, procurou-se avançar com liberdade na relação entre espaçose e elementos naturais e construídos (de grande escala: portanto grandes superfícies verdes, árvores e edifícios); há evidentes equilíbrios entre verde e construção, que foram bem projectados, e as formas e cores da construção contrastam agradavelmente com o fundo geral verde e azul, que se prolonga entre céu e terra - o tema continua a ser Olivais Norte. 



Fig. 06: os comentários foram feitos acima, na Fig. 05, no entanto e em termos de prática de esboço anota-se que em qualquer um dos dois desenhos se procurou equilibrar manchas de cor e aplicação do traço negro - este fazendo "viver" volumes e pormenores construídos e naturais.


Fig. 07: uma "casa árvore" talvez mais do que uma casa entre as árvores; um apontamento esboçado a partir de uma imagem fotográfica, em que não se conseguiram fazer "viver", adequadamente, os volumes e as sombras.


Fig. 08: um bem recente apontamento (em Olivais Norte) de dois choupos que acabaram por ficar quase sozinhos no esboço, sentindo-se, apenas, ligeiramente, a existência de um edifício ao fundo; e na prática é esta uma estratégia bem positiva pois permite-nos viver uma natureza "construída", mas expressiva e cenográfica, eventualmente, bem próximo de troços de cidade densa.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XV, n.º 707

Alguns esboços de árvores e edifícios comentados – Infohabitar 707


Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) –, em Lisboa



Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Sem comentários :