terça-feira, novembro 05, 2019

Esboços recentes de pássaros e gatos – Infohabitar 708

Infohabitar, Ano XV, n.º 708

Esboços recentes de pássaros e gatos – Infohabitar 708

Por António Baptista Coelho (imagens e textos)

Nota prévia:
A Série “Habitar e Viver Melhor”, assim como outras temáticas teórico-práticas nas áreas específicas da “arquitectura do habitar”, com destaque para os assuntos associados a uma habitação intergeracional bem integrada  - matérias, como sabemos, “centrais” na edição da Infohabitar - serão retomadas dentro de poucas semanas, salientando-se que, por agora, a nossa revista continuará a dedicar-se a uma edição comentada de "esquissos"/desenhos, seja numa perspectiva da própria prática do desenho livre, seja considerando os aspectos de arquitectura e de habitar que estejam, eventualmente, associados a cada tema desenhado.
O editor da Infohabitar

Brerves notas ao presente artigo sobre pássaros e gatos:
O esboço de animais, "fixados", naturalmente, em movimento e muito à base de uma memória "instantânea", que, no caso do autor destas linhas, falha com frequência, talvez por não ser devidamente "treinada" em muitos mais esboços, tem sido uma prática que acompanha e, talvez, descontraia do esboço urbano e de árvores, naturalmente, mais estático e de concentração; julgando-se que as duas práticas se complementam, sendo esta, que aqui hoje se apresenta, talvez mais livre e imaginativa, até na própria composição de cada esboço.


Fig. 01: gaivotas sobre o bairro, misturando-se diversas vistas em vvo, com a organicidade estática dos topos das árvores sobrevoadas.



Fig. 02: um pormenor de um melro num galho, procurando-se um equilíbrio da composição (direcções dos galhos e do próprio melro) e uma relativa fusão entre verdes e azuis (sendo o negro do melro transformado num azul carregado).



Fig. 03: de certa forma o mesmo tema/intenção do desenho anterior, mas agora jogando-se com a observação (um pouco reforçada) de um grupo de melros convivendo e com os contrastes entre as formas "concentradas" e dinâmicas dos melros, as continuidades dos troncos e o fundo verde esboçado das folhas da árvore.



Fig. 04: um melro "protagonista" - "em posição" - harmonizado com o fundo azulado e ainda assim "fundido" com os verdes das plantas.



Fig. 05: aproveitando-se uma ninhada de gatos que surgiu, não se sabe bem de onde e passados poucos dias também desapareceu não se sabe para onde (e foram entretanto devidamente alimentados), procurou-se esboçar uma "amálgama" de posições, texturas, planos mais e menos próximos; um exercício de concentração cansativo, mas que é sempre excelente  em termos de prática do esboço.



Fig. 06: dois gatos, de certa forma, caricaturados, em fundo verde e de tijoleira, tendo-se procurado contrastes de claro/escuro, cores e movimento.



Fig. 07: volta-se aos pássaros/melros numa pequena composição bastante "preparada" em termos de planos, mais e menos próximos, e de posições bem marcadas e quase estáticas; em fundo totalmente verde e "desfocado".

Fig. 08: dois pombos num apontamento pouco "definido", que joga com linhas em parte descontínuas e manchas de cores não muito distintas entre si.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XV, n.º 708

Esboços recentes de pássaros e gatos – Infohabitar 708


Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) –, em Lisboa


Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).
;mso-bidi-font-family:Arial'>Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Sem comentários :