domingo, junho 27, 2010

302 - Reabilitação urbana na 19.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar em Vila Nova de Gaia com a CidadeGaia SRU - Infohabitar 302

A temática da reabilitação urbana na 19.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar em parceria com a CidadeGaia SRU e com a C.M de Vila Nova de Gaia, em 2010/06/16 - Reportagem fotográfica
Infohabitar, Ano VI, n.º 302

Divulgação prévia: 1.º CIHEL
O Grupo Habitar e o Infohabitar aproveitaram a oportunidade de realização dsta 19.º Sessão Técnica do GH, para abrirem, oficialmente, em Vila Nova de Gaia, as inscrições para o 1.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, o 1.º CIHEL, que terá lugar entre 22 e 24 de Setembro no ISCTE, junto a Entrecampos em Lisboa, numa parceria com a respectiva escola de Arquitectura.

Chama-se a atenção para a próxima conclusão do 1.º prazo de inscrições - final do presente mês de Junho - e para a disponibilização no anterior artigo, Infohabitar n.º 301, de uma apresentação sintética do 1.º CIHEL.

Neste Congresso pretende-se alargar o debate sobre a habitação e o habitar, num sentido amplo, às realidades sociais dos países lusófonos em geral e dos de África em particular, realidades essas fisicamente distantes mas afectivamente próximas, privilegiando-se, nesta primeira edição do Congresso, uma reflexão sobre a promoção de bairros e agrupamentos residenciais para populações com baixos rendimentos.




1.º CIHEL - Linha gráfica: a linha gráfica do 1.º CIHEL e designadamente o seu símbolo foram realizados por alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Design Gráfico da Escola Secundária de Sacavém, incluindo um concurso de ideias para o respectivo símbolo.
Este tema da promoção de bairros e agrupamentos residenciais para populações com baixos rendimentos será desenvolvido no 1.º CIHEL, em 5 conferências principais e em 20 palestras/comunicações, por um grupo de oradores provenientes de diversos países da lusofonia, organizadas nas temáticas: das políticas e dos programas; das infraestruturas e dos equipamentos; das soluções habitacionais e dos modos de vida; e dos materiais e das tecnologias.

INSCRIÇÕES ABERTAS NO 1.º CIHEL, CONSULTE O RESPECTIVO ENDEREÇO DO SITE DO CONGRESSO ONDE PODERÁ REALIZAR A RESPECTIVA INSCRIÇÃO: http://cihel01.wordpress.com/

Uma consulta ao Infohabitar n.º 301 (basta correr um pouco a informação no écran) bastará para ficar esclarecido relativamente às temáticas tratadas e às conferências já confirmadas; ou, alternativamente, clicar no endereço seguinte: http://infohabitar.blogspot.com/2010/06/1-cihel-congresso-internacional.html.

Este é um primeiro Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono a que se deverão seguir outros sobre outras perspectivas complementares nas amplas áreas do habitar e da cidade. Pretende-se criar, na sequência deste 1º Congresso, um grupo, ou uma rede, para assegurar o próximo Congresso e desenvolver outros eventos nestas matérias.

O infohabitar irá manter, em próximas edições, uma informação actualizada sobre a organização do 1.º CIHEL e designadamente sobre as temáticas abordadas nas palestras/comunicações, actualmente em fase de apreciação final pela Comissão Científica, e sobre os eventos paralelos ao Congresso.

Informações complementares serão dadas pelo Secretariado do 1.º CIHEL:
Departamento de Arquitectura e Urbanismo ISCTE – IUL, Ala Autónoma, Sala 335, Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa
ou pelo telefone: +351 21 7903060; ou pelo mail: cihel01@gmail.com

António Baptista Coelho e Paulo Tormenta Pinto (Direcção); António Reis Cabrita (Pres. da Comissão Científica)

Edita-se, em seguida, o artigo semanal do Infohabitar

A REABILITAÇÃO URBANA E HABITACIONAL foi o Tema da 19.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar em parceria com a CidadeGaia SRU e com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em 16 de Junho de 2010, Auditório das CAVES CÁLEM, Cais de Gaia - Reportagem fotográfica
Reportagem de António Baptista Coelho, com base em elementos fornecidos pelos oradores



Fig. 02

Na tradição editorial que faz sistematicamente o registo dos eventos técnicos participados pelo Grupo Habitar, faz-se, em seguida a reportagem fotográfica informal da 19.º Sessão Técnica do Grupo Habitar.

A temática da REABILITAÇÃO URBANA E HABITACIONAL foi o Tema da 19.ª Sessão Técnica do GH, realizada numa fundamental parceria a CidadeGaia Sociedade de reabilitação Urbana (SRU) e com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia durante todo o dia 16 de Junho de 2010, no Cais de Gaia no Auditório das Caves Cálem.

Tal como acontece em quase todos os eventos participados pelo Grupo Habitar esta 19.ª Sessão Técnica sobre as temáticas da reabilitação urbana e habitacional só foi possível com a cooperação de algumas entidades e pessoas, às quais se faz aqui o devido registo e agradecimento público, e assim se agradece ao Senhor Dr. Luís Filipe Menezes Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e ao senhor Dr. Mário Fontemanha, Vereador da mesma Câmara Municipal; agradece-se, também à CidadeGaia Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), nas pessoas do seu Presidente Senhor Eng.º Mota e Silva e do seu Administrador, Senhor César Oliveira, que é também Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.

O Grupo Habitar agradece, também, as intervenções dos colegas do LNEC, doutora arqª Ana Pinho e Assistente de Investigação Eng.º Civil António Vilhena, bem como ao arquitecto João Nascimento, ao Prof. Doutor Gonçalves Guimarães, à Prof. Dr.ª Fernanda Paula Oliveira e, continuando a seguir a ordem das intervenções, ao bom amigo Prof. Arq.º Manuel Correia Fernandes que encerrou os trabalhos, e que integra a direcção do GH.
O Grupo Habitar refere, ainda, mais uma vital participação do seu Vice-presidente e Administrador da CidadeGaia SRU, Eng.º Defensor de Castro, e agradece a todos os participantes nesta excelente 19.ª Sessão Técnica, que ficou marcada por um extraordinária participação pública.

Aproveita-se a oportunidade para referir que o GH e a CidadeGaia SRU estão a desenvolver esforços no sentido de se poder facultar no próprio site da CidadeGaia SRU um máximo de elementos sobre as palestras realizadas na 19.ª Sessão Técnica do GH, e, complementarmente convidam-se os respectivos intervenientes para editarem as suas intervenções aqui no Infohabitar.




Fig. 03

10h 00: Recepção dos Participantes.

10h 30: Abertura da 19.ª Sessão Técnica do GH, com as seguintes intervenções:

Dr. Mário Fontemanha, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de GaiaTema da intervenção: apresentação geral da sessão e enquadramento da realidade da reabilitação urbana em Vila Nova de Gaia

Doutor Arq.º António Baptista Coelho, Presidente da Direcção do GH
Tema da intervenção: apresentação geral da sessão e algumas reflexões de síntese sobre o tema dos "caminhos da habitação e do urbanismo na cidade central" (intervenção esta que será editada em próximo artigo do Infohabitar).

Breve resenha curricular: nasceu em 1956 no Sítio da Nazaré, licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), doutor em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Investigador Principal com Habilitação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil ( LNEC ), Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo ( NAU ) do LNEC, Presidente da Direcção do Grupo Habitar, Editor da revista na www Infohabitar, Director da Nova Habitação Cooperativa (NHC) e da NHC Social, autor e 1.º autor de mais de 300 artigos e publicações, entre as quais 12 livros.

11h 00: Sessão da manhã
Mesa da sessão: Dr. Mário Fontemanha e Arq.º António Baptista Coelho

Intervenções:

Dr.ª Arq.ª Ana Pinho, Bolseira de Pós-doutoramento do LNEC e associada do GH
Tema da intervenção: "Reabilitação de Edifícios vs Reabilitação Urbana: As contradições persistentes em Portugal".



Fig. 04: intervenção da Arq.ª Ana Pinho

Breve resenha curricular: Licenciada em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e doutorada em Planeamento Urbanístico pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, coma tese "Conceitos e Políticas Europeias de reabilitação Urbana". Desenvolve actividade de investigação na área da reabilitação urbana e habitacional desde 2001 no Núcleo de Arquitectura e Urbanismo ( NAU ) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde se destaca a coordenação do Guia Técnico de Reabilitação Habitacional. Tem ainda uma ampla experiência de docência, tendo leccionado em cursos de Arquitectura, Engenharia Civil e Planeamento urbano em várias Universidades nacionais. Colabora ainda regularmente em diversos cursos de mestrado e doutoramento. Actualmente tem trabalhado principalmente no âmbito das políticas de reabilitação urbana em Portugal e na UE.



Fig. 05:

Eng.º António Vilhena, Assistente de Investigação do LNEC, doutorando
Tema da intervenção: “Avaliação do estado da conservação de edifícios considerando prioridades de actuação”.




Fig. 06: intervenção do Eng.º António Vilhena

Breve resenha curricular: Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST), no ramo de Estruturas e Construção, Mestre em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), na área de especialização de Ambiente em Edifícios e Doutorando em Engenharia no IST. Iniciou e desenvolve actividade contínua no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde tem participado em estudos em conservação dopatrimónio, revestimentos de paredes e de coberturas, qualidade de empreendimentos, patologia da construção e avaliação do estado de conservação de edifícios, destacando-se, nestas matérias, a coordenação partilhada do estudo de análise das condições de habitabilidade do edificado do Bairro do Alto da Cova da Moura. Paralelamente desenvolve actividade como projectista e Docente Universitário, designadamente, na licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Independente, no Mestrado Integrado em Arquitectura e na Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade de Évora e no Mestrado de Conservação e Reabilitação de Interiores da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

12h 00: Debate

12h 30: intervalo para almoço

14h 30: Sessão da tarde
Mesa da sessão: Senhor César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e Administrador da CidadeGaia SRU e Arq.º António Baptista Coelho
Intervenções:

Arq.º João NascimentoTema da intervenção: “Projecto de Recuperação e Valorização do Castelo de Paderne”.


Fig. 07: intervenção do Arq.º João Nascimento

Breve resenha curricular: João Paulo Martins Nacimento nasceu em 16 de Junho de 1984 em Paderne, em 2003 ingressa na Universidade da Beira Interior (UBI), no curso de Mestrado em Arquitectura. Tem duas experiências académicas no estrangeiro, no âmbito do Programa Sócrates/Erasmus, em Gdansk (2005/2006) e no âmbito do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades em 2008, em Porto Alegre. Participou em variadas conferências e workshops e integrou a Direcção do Núcleo de Estudantes de Arquitectura da UBI (NAUBI). Em 2007 desempenhou, na UBI, as funções de Monitor da cadeira de Projecto I, regida pelos professores arquitectos Helder Oliveira e Keil do Amaral. Na actividade extra-académica colaborou em estágios de Verão e como freelancer em diversos projectos. Em 2009 defendeu o seu Projecto Final de Curso sob o tema "Projecto de Recuperação e Valorização do Castelo de Paderne”.


Fig. 08:



Fig. 09

Prof. Dr. Gonçalves Guimarães, Arqueólogo, Director do Solar Condes de Resende
Tema da intervenção: “Aspectos de enquadramento da arqueologia em meio urbano”.


Fig. 10: intervenção do Dr. Gonçalves Guimarães

Breve resenha curricular: O Prof. Dr. Joaquim António Gonçalves Guimarães nasceu em Mafamude em 1951, é técnico superior da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e desde 1987 director do Solar Condes de Resende, sendo secretário da associação Amigos do Solar Condes de Resende, é ainda mesário-mor da Confraria Queirosiana, director do Gabinete de História, Arqueologia e Património, membro fundador do Instituto Português de Sinologia e da Academia Eça de Queirós, investigador convidado do Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto da Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho e membro de muitas outras instituições culturais e científicas. Licenciado em História e mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é docente universitário, tem acompanhado e dirigido numerosos levantamentos de património e escavações arqueológicas - Quinta da Ervamoira, Igreja do Castelo de Gaia em São salvador do Mundo - e publicou mais de cento e cinquenta trabalhos de investigação.

16h 00: Intervalo para café

16h 30: Sessão da tarde (continuação)
Mesa da sessão: Senhor César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e Administrador da CidadeGaia SRU e Arq.º António Baptista Coelho



Fig. 11: intervenção da Dr.ª Fernanda Paula Oliveira

Prof. Dr.ª Fernanda Paula Oliveira, Assistente da FDUC
Tema da intervenção: “O regime transitório do novo RJRU”.

Breve resenha curricular: é docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) desde 1991, tendo leccionado Direito Administrativo, Direito do Urbanismo e Direito do Ordenamento do Território nos cursos de Direito e de Administração Público-Privada. Investigadora do Centro de Estudos de Direito do Ordenamento Urbanismo e Ambiente (CEDOUA) da FDUC e co-responsável por várias disciplinas de Direito do urbanismo em cursos de Formação, Pós-Graduação e Mestrado em diferentes Universidade e Centros de Estudo, foi docente do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), da Universidade Internacional da Figueira da Foz e do Instituto Baissaya Barreto. Elaborou diversos estudos e pareceres, presta assessoria jurídaica na área do urbanismo à C. M do Porto, é membro da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira e é autora e co-autora de vários artigos e publicações.




Fig. 12


Fig. 13

Prof. Arq.º Manuel Correia Fernandes, membro da Direcção do GH
Tema da intervenção: “Comentários sobre os actuais processos de reabilitação urbana”.



Fig. 14: intervenção do Arq.º Manuel Correia Fernandes

Breve resenha curricular: Manuel Correia Fernandes, nascido em 1941, diploma-se em Arquitectura pela Escola Superior Belas Artes do Porto (ESBAP) onde é docente até 2009. Foi membro e presidente eleito dos Conselhos Directivo, Científico e Pedagógico e da Assembleia de Representantes da ESBAP e da FAUP, Director do Curso de Mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico da FAUP, Professor de Cursos de Mestrado nas Faculdades de Engenharia e de Economia da UP e Coordenador dos Cursos de Verão da Associação das Universidades da Região Norte (AURN). Consultor e perito em organismos e instituições públicas e privadas, participa activamente na vida cívica, social e política da cidade e do país. Foi dirigente da Associação e da Ordem dos Arquitectos Portugueses. Membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração da Sociedade Porto 2001 até Novembro/99, foi responsável pelo Programa de Revitalização e Requalificação Urbana da Baixa do Porto. Autor de trabalhos publicados em livros, revistas e jornais da especialidade e colaborador regular da imprensa diária. Exerce, no Porto e ininterruptamente desde 1966, a profissão de arquitecto, em regime livre.

18h 00: Debate final e encerramento dos trabalhos



Fig. 15

Nota da edição: embora os artigos editados na revista Infohabitar sejam previamente avaliados e editorialmente trabalhados pela edição da revista, eles respeitam, ao máximo, o aspecto formal e o conteúdo que são propostos, inicialmente pelos respectivos autores, sublinhando-se que as matérias editadas se referem, apenas, aos pontos de vista, perspectivas e mesmo opiniões específicas dos respectivos autores sobre essas temáticas, não correspondendo a qualquer tomada de posição da edição da revista sobre esses assuntos.
Infohabitar, Ano VI, n.º 302
Infohabitar a Revista do Grupo Habitar
Editor: António Baptista Coelho
Edição de José Baptista Coelho
Lisboa, Encarnação - Olivais Norte, 27 de Junho de 2010

1 comentário :

Marco disse...

Seria possível disponibilizar as palestras nesse site?

Parabéns pelo ótimo trabalho de vocês.

Arq. Marco A. Oliveira
http://reabilitacaodeedificios.blogspot.com/
Goiânia-GO. - Brasil