domingo, janeiro 01, 2006

Editorial e Índice do Infohabitar em 2005 - A.B.Coelho - Infohabitar 61

 - Infohabitar 61

Caros leitores do Infohabitar, caros amigos, associados e simpatizantes do Grupo Habitar (GH),

Fechámos um ano e iniciámos outro, e, ainda que o nosso Infohabitar não tenha ainda feito um ano de vida, temos já um pequeno historial comum de textos escritos e lidos sobre as matérias que, afinal, foram o motivo desta nossa rica aventura do GH e do Infohabitar.

O Grupo Habitar acabou de fazer, a 1 de Janeiro de 2006, dois anos de vida “oficial” (e a caminho de fazer quatro anos desde o início das nossas actividades), somos muito jovens, mas terminámos 2005 com a certeza de um ano que foi de dinamização clara das nossas actividades, seja em Sessões Técnicas, seja em Visitas, seja no encontro contínuo e semanalmente renovado nestas páginas do Infohabitar.

Este primeiro Editorial, que inaugura uma outra faceta da edição na nossa revista /blog, não será longo, e quer cumprir essencialmente, três objectivos.

O primeiro objectivo é lembrar, mais uma vez e activamente, como tem de ser, o nosso companheiro José Barreiros Mateus, no início de um ano de actividade em que a sua falta será diariamente sentida, mas em que, também pelo respeito e pela amizade que sempre lhe dedicaremos, vamos cumprir e ultrapassar todos os objectivos estratégicos para os quais ele contribuiu activamente, seja na Nova Habitação Cooperativa (NHC), a Cooperativa de Habitação que ele criou, e à qual tenho a honra de pertencer, seja na FENACHE, Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica, na qual ele assegurava a Vice-Presidência, seja no Grupo Habitar, no qual integrava a Mesa da Assembleia Geral. Dr. Barreiros Mateus, querido amigo, fica aqui, novamente, bem expresso este compromisso fundamental de tudo irmos fazer para cumprir os teus, e os nossos, objectivos humanos, habitacionais e cooperativistas.

O segundo objectivo é apresentar as actividades do Grupo Habitar no início de 2006:
  • A 24 de Janeiro, uma Sessão a realizar em colaboração com o Instituto Nacional de Habitação (INH), na Sede do INH, em Lisboa (participação por convite), e em que teremos a oportunidade de partilhar as perspectivas e preocupações de três projectistas com ricos percursos na concepção habitacional e urbana – Arq.º Nuno Teotónio Pereira, Arq.º Raúl Hestnes Ferreira e Eng.º José Teixeira Trigo.
  • Em finais de Fevereiro, e em data a confirmar, haverá uma renovada Sessão sobre “Os idosos na cidade e a cidade envelhecida”, em Évora, com participação, entre outros, dos Investigadores, Doutor Paulo Machado e Arq. Reis Cabrita e com o apoio e organização directa da Câmara Municipal de Évora.
  • Em finais de Março, em data a confirmar, terá lugar em Faro e com o essencial apoio do nosso companheiro Orlando Vargas, do MCH Algarve, a Assembleia Geral do Grupo Habitar, seguindo-se uma Sessão e uma Visita Técnicas, sobre as tão actuais matérias de concepção e gestão dos espaços públicos numa perspectiva duplamente residencial e urbana.
  • Está a ser organizada uma Visita Técnica para conhecimento aprofundado dos Jardins da Gulbenkian, em Lisboa, seja do projecto original, seja das recentes obras de renovação e melhoramento; a visita está numa fase inicial de preparação e será realizada provavelmente num Sábado para proporcionar uma participação mais ampla;
  • Articuladamente com estas matérias teremos também a oportunidade de nos revermos na sequência do lançamento próximo de uma nova publicação do LNEC com o título “Humanização e vitalização do espaço público”, actualmente em fase final de edição e que integra textos de vários dos nossos associados do GH – prevê-se uma pequena sessão numa livraria, provavelmente em meados de Fevereiro, em data a anunciar com a possível brevidade.
Finalmente, o terceiro objectivo é oferecer a todos uma listagem dos artigos que foram editados aqui no Infohabitar ao longo destes cerca de 10 meses de actividade – listagem/índice que se segue – e, naturalmente, convidar todos a aproveitarem-nos ao máximo, o que será mais fácil com esta nova ferramenta.

Falta dizer, novamente, que tanto o Grupo Habitar, como o Infohabitar, serão aquilo que todos quisermos que sejam. E isto é um objectivo fundamental que tem expressão exactamente nas palavras Grupo Habitar.

E neste sentido é fundamental ter aqui uma palavra de apreço para todos aqueles que têm contribuído com trabalho e com textos para as actividades do Grupo Habitar e para o movimento editorial do Infohabitar e que, neste caso, constam da respectiva Ficha Técnica; o GH agradece a todos e quer continuar a contar com todos para o futuro.

Da minha parte têm o compromisso que manterei e reforçarei o entusiasmo nesta interessante e rica iniciativa associativa e editorial, mas todas as colaborações (ex., textos de opinião), todas as iniciativas e todas as ideias e ajudas (ex., uma certa visita técnica, ou uma forma de tornar o Infohabitar mais conhecido e/ou consultável) são muito bem vindas e muito oportunas.

E, já agora, termino com um apelo, que é o de cada um divulgar o mais possível o Infohabitar no seu círculo de contactos, pois é importante que possamos agora crescer significativa e consistentemente.

António Baptista Coelho
Arquitecto,
Investigador e Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC,
Presidente da Direcção do Grupo Habitar (GH),
Director da Nova Habitação Cooperativa (NHC)

(o título do desenho é “Casas habitadas”)

infohabitar – a revista/blog do grupo habitar -
http://infohabitar.blogspot.com/
Índice geral dos artigos em 2005 – edição 06 (1 Janeiro 2006)

Notas:
O acesso a cada artigo é feito clicando no respectivo mês, indicado na margem sob o título "Arquivo mensal de artigos"; depois basta ir "correndo" o texto dos artigos desse mês até encontrar o que se deseja.
A impressão de um artigo pode ser feita seleccionando o mesmo com o rato, desde o cabeçalho, até ao final do artigo; depois faz-se copy; depois abre-se um novo documento em word; depois faz-se past; e finalmente melhora-se a formatação do artigo, designadamente, a dimensão das imagens. A seguir é fazer save com um nome determinado e imprimir.

Janeiro 2006
  • Editorial e Índice do Infohabitar em 2005 – António Baptista Coelho (1 Jan. 06, 4p. 1fig.).

Dezembro 2005
  • Espírito do Lugar – um artigo gémeo de Celeste Ramos e Baptista Coelho (26 Dez. 05, 5p. 3fig.).
  • O Natal, o Solstício de Inverno e a Cidade – um artigo da Arq.ª Maria Celeste Ramos (16 Dez. 05, 4p. 3fig.).
  • Mensagem triste, por um amigo que partiu, em memória saudosa de José Barreiros Mateus – ABC (7 Dez. 05, 2p.).
  • Quem sabe começamos por nós? – um artigo da Arq.ª Marilice Costi (12 Dez. 05, 3p. 2fig.).
  • Os idosos na cidade e a cidade envelhecida – um artigo do Sociólogo Paulo Machado (5 Dez.05, 6p., 3fig.).
Novembro 2005
  • Os idosos na cidade e a cidade envelhecida – Sessão Técnica do Grupo Habitar –ABC,(28 Nov. 7 p., 7 fig.).
  • Interpelações Virtuais ao Cidadão Comum - um artigo da Arq.ª Maria João Eloy , (2 p., 10 fig.).
  • As cidades também se abatem – “They kill horses - don't they ?” - um artigo da Arq.ª Maria Celeste Ramos (16 Nov., 4 p., 3 fig.).
  • Infohabitar/actualidades – Um comentário sobre o PER, texto da Arq.ª Sara Eloy (16 Nov., 1 p.) .
  • Urgência e complexidade da regeneração de bairros sociais e outros espaços urbanos degradados (ABC, 8 Nov., 6 p., 5 fig.).
  • Infohabitar/actualidades – Um comentário de Nuno Teotónio Pereira aos últimos textos do Infohabitar (Nuno Teotónio Pereira, 2 Nov., 1 p.).
  • Os Velhos – a Cidade e a Sociedade – um artigo da Arq.ª Maria Celeste Ramos (2 Nov., 4 p., 3 fig.).
Outubro 2005
  • Um novo PER – Programa Especial de Regeneração habitacional e urbana (ABC, 27 Out., 5 p., 4 fig.).
  • O meu bairro é uma cidade dentro da cidade – um artigo de Celeste Ramos e Baptista Coelho com fotografias de Maria João Eloy (19 Out., 4 p.14 fig.).
  • ACERCA DE LA CASA – Curso em Sevilha, Relato – um artigo do Arq.º António Reis Cabrita (13 Out., 9 p., 3 fig.).
  • Infohabitar/actualidades – Património mundial, Macau (ABC, 9 Out., 1 p.1 fig.).
  • O habitar é técnica e poesia I – inclui poema de António Ramos Rosa (ABC, 4 Out., 2p., 1 fig.).
  • Qualidade na habitação: arquitectura, cidade e gestão (ABC, 4 Out., 4 p., 3 fig.).
Setembro 2005
  • Ordenamento, revitalização da memória e Prémio INH - um artigo da Arq.ª Maria Celeste Ramos (27 Set., 6p., 6 fig., 2 com.).
  • As grandes cidades e a origem das cidades I (ABC, 22 Set., 4 p., 2 fig.).
  • Da arquitectura dos sítios e das paisagens e a propósito um grande texto de Aquilino Ribeiro (ABC, 15 Set., 4 p., 4 fig.).
  • Casas envolventes e vivas (I)(11 Set., 3 p., 1 fig.).
  • Sentido do lugar I, em memória de Fernando Távora (ABC, 4 Set., 3 p., 4 fig., 3 com.).
Agosto de 2005
  • Sentidos lugares II algumas notas gerais sobre a integração (ABC, 24 Ago., 4 p., 3 fig.).
  • Sentidos lugares I algumas notas sobre o verde urbano (ABC, 21 Ago., 4 p., 5 fig.).
  • Entre o lugar da casa e os lugares da cidade (ABC, 10 Ago., 4 p., 2 fig., 2 com.).
  • O Preconceito na apreensão da Cultura da Cidade e do Território - um artigo da Arq.ª Maria João Eloy (2 Ago., 6 p., 10 fig., 3 com.).
Julho de 2005
  • Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos IX e X): paisagem urbana modelada, marcada pela pequena escala em espaços amigos das crianças e dos idosos (ABC, 28 Jul., 3 p., 7 fig.).
  • Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos VII e VIII): integração entre interior e exterior, pormenorização, protagonismo do verde urbano e caracterização (ABC, 27 Jul., 3 p., 4 fig.).
  • Humanização e vitalização do espaço público (tópicos v e vi): vizinhanças reforçadas, clareza de ordenamento e escala humana (ABC, 18 Jul., 4 p., 4 fig.,, 2 com.).
  • Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos III e IV): eixos urbanos habitados, pormenorizados, estimulantes e conviviais (ABC, 11 Jul., 3 p., 4 fig., 1 com.).
  • Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos I e II): vizinhanças de proximidade, sequências, sítios únicos e níveis de privacidade (ABC, 2 Jul., 3 p., 4 fig.).
Junho de 2005
  • EDIFÍCIO COPAN: MARCO DE REVITALIZAÇÃO HABITACIONAL EM SÃO PAULO Parte II um artigo do Arq.º Walter Galvão e da Prof.ª Sheila Ornstein (27 Jun., 5 p., 4 fig.).
  • EDIFÍCIO COPAN: MARCO DE REVITALIZAÇÃO HABITACIONAL EM SÃO PAULO Parte I - um artigo do Arq.º Walter Galvão e da Prof.ª Sheila Ornstein (22 Jun., 7 p., 3 fig., 3 com.).
  • Casas como bosques I (ABC, 16 Jun., 2 p., 1 fig.).
  • Cidade e sedução I (9 Jun., 2 p., 1 fig., 1 com.).A CIDADE: UM LUGAR DE ESTÍMULO E SURPRESA um artigo da Arq.ª Marilice Costi (1 Jun., 3 p., 1 fig., 3 com.).
Maio de 2005
  • Mundos citadinos que é urgente conhecer/fazer melhor III (ABC, 24 Mai., 2 p., 1 fig.).
  • As cidades são os locais mais desejáveis para viver e trabalhar II objectivos/desafios e alguns comentários (ABC, 17 Mai., 6 p., 1 fig.).
  • Abril de 2005
  • As cidades são os locais mais desejáveis para viver e trabalhar (ABC, 29 Abr., 3 p.).
  • Mundos citadinos que é urgente conhecer/fazer melhor II (ABC, 12 Abr., 1 p.).
  • Mundos citadinos, mundos desconhecidos que é urgente conhecer melhor e fazer melhor I (ABC, 11 Abr., 1 p.).
Março de 2005
  • Da minha janela vejo o mundo e reconheço o meu olhar - um texto da Arq.ª Maria Celeste Ramos (21 Mar., 4 p., 2 com.).
  • Quercus apela ao fim do abate das florestas de carvalho (ABC, 21 Mar., 1 p.).
  • Sobre os fundamentais concursos de arquitectura urbana um desabafo (ABC, 19 Mar., 1p.).
  • Por uma cidade habitada (ABC, 16 Mar., 2 p., 1 fig.).
  • Habitação sem cidade (13 Mar., 1 p.).
  • Sobre as novas ferrovias (JM, 10 Mar., 2 p.).
  • Dos bairros do crime ao verdadeiro problema da habitação (ABC, 09 Mar., 2 p., 1 com.).
  • Onde acaba a identidade e começa o turismo? (ABC, 4 Mar., 1 p.).
Fevereiro de 2005
  • 5 passos simples para juntar um comentário (ABC, 28 Fev., 1 p.).
  • Sobre as cidades e os idosos (ABC, 28 Fev., 1 p.).
  • HABITARTE 1 (ABC, 24 Fev., 1 p.).
  • O conjunto de habitações sociais do Monte de São João - um texto de análise do Arq.ºDuarte Nuno Simões (24 Fev., 3 p.).
  • 1º Congresso de Habitação Social, sobre o tema geral "Habitação Social: que futuro? (ABC, 23 Fev., 2 p.).
  • Preparar a 3ª Assembleia Geral do GH e dinamizar a Associação (ABC, 22 Fev., 2 p.).
  • Inauguração do INFOHABITAR (ABC, 21 Fev., 1 p., 1 com.).

Lisboa, Encarnação/Olivais N., Infohabitar/Grupo Habitar, 1 Janeiro de 2006
António Baptista Coelho, abc@lnec.pt

Sem comentários :