quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Notícias diversas sobre o habitat humano 01 – Infohabitar # 846

Ligação direta (clicar no link seguinte ou copiar para site de busca) para aceder à listagem interativa de 840 Artigos editados na Infohabitar – edição de janeiro de 2022 com links revistos em junho de 2022 (38 temas e mais de 100 autores):

https://docs.google.com/document/d/1WzJ3LfAmy4a7FRWMw5jFYJ9tjsuR4ll8/edit?usp=sharing&ouid=105588198309185023560&rtpof=true&sd=true


Notícias diversas sobre o habitat humano 01 – Infohabitar # 846  

Infohabitar, Ano XIX, n.º 846

Edição: quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2023

 

Caros leitores da Infohabitar,

Com o presente artigo iniciamos a edição de uma nova sequência de artigos, neste caso relativos a diversas notícias sobre o habitat humano, procurando-se, aqui, com informalidade, divulgar variadas notícias sobre as amplas matérias do habitat humano.

Estas notícias podem ser simples referências de “links” a artigos saídos na imprensa nacional e estrangeira, mas também breves resenhas bibliográficas, divulgações de eventos técnicos e científicos, apresentações sintéticas de instituições com trabalho feito na área e outros aspetos que mereçam destaque.

Alternando com estes artigos informativos prevemos continuar a editar novos artigos  relativos ao Programa de Habitação Adaptável e Intergeracional através de uma Cooperativa a Custo Controlado (PHAI3C), visando-se que até finais de 2023 consigamos chegar ao remate desta fase do estudo, numa fase de documento-base, editado em artigos/subcapítulos – e salienta-se que durante 2022 foram editados 18 destes artigos sobre o PHAI3C.

Recorda-se, como sempre, que serão sempre muito bem-vindas eventuais ideias comentadas sobre os artigos aqui editados e propostas de artigos, agora também informativos (a enviar ao meu cuidado, para abc.infohabitar@gmail.com).

Despeço-me, até à próxima semana, enviando saudações calorosas e desejos de força e de boa saúde para todos os caros leitores,     

Lisboa, em 1 de fevereiro de 2023

António Baptista Coelho

Editor da Infohabitar

 

Resumo

Notícias de diversos tipos sobre temáticas ligadas ao habitat humano.

 

Notícias diversas sobre o habitat humano 01 - Infohabitar # 846


1. Eventos técnicos e científicos previstos (com breve resumo retirado/citado dos respetivos sites)

Neste primeiro artigo de divulgação sobre notícias diversas na área do habitat humano salientam-se os seguintes eventos e os respetivos sites:

International Social Housing Festival, Barcelona 6th-9th June, 2023

https://socialhousingfestival.eu

Barcelona

 

CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional na “Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios”

Covilhã

1º Call for Papers

A página web do Congresso está disponível em https://cirmare.com/ 

Mais informamos que a data-limite de submissão de artigos completos para revisão é 21 de abril de 2023. 

Covilhã e UBI, 16 janeiro 2022 

A Comissão Organizadora 

Prof. Dr. João Carlos Gonçalves Lanzinha, UBI               

Prof. Dr. Eduardo Linhares Qualharini, UFRJ 

Texto de apresentação (retirado do site do congresso)

A Universidade da Beira Interior e a Universidade Federal do Rio de Janeiro vão organizar na cidade da Covilhã, Portugal, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2023, o CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional na “Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios”.

Com o tema “Resiliência e Adaptação de Edifícios e Cidades para as Mudanças Climáticas”, o CIRMARE 2023 tem como objetivo contribuir para o conhecimento e promoção de práticas na Reabilitação que impulsionem a resiliência e adaptação dos edifícios e cidades e identifiquem novas soluções para atender as necessidades futuras de uma sociedade contemporânea que se pretende mais sustentável nos seus princípios e na sua ação. Assim, este congresso internacional promoverá uma oportunidade ideal para a troca de informações entre profissionais e investigadores que atuam na área de recuperação, manutenção e reabilitação dos bens edificados e das cidades.

XVIII ENCAC e XIII ELACAC – 2023

XVII ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO /XIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

São Paulo - SP

 

www.encac2023.com 

email encac2023@gmail.com

Texto de apresentação (retirado do site do congresso)

Gostaríamos de informar que o XVIII ENCAC e XIII ELACAC – 2023 será realizado na cidade de SÃO PAULO sediado e organizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O evento será realizado nos dias 26 a 28 de outubro de 2023 no Campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nesta ocasião, gostaríamos de convidá-los a submeterem suas propostas de artigos para o evento que terá as seguintes áreas temáticas:

1 - Acústica Arquitetônica e Urbana

2 -Clima e Planejamento Urbano

3 - Conforto Térmico

4- Desempenho Térmico do Ambiente Construído

5- Eficiência Energética

6- Iluminação Natural e Artificial

7 - Avaliação Pós-Ocupação aplicada ao Conforto Ambiental e à Ergonomia

8- Práticas didáticas em Conforto Ambiental no Ambiente Construído

 

 

2. Eventos técnicos e científicos realizados (com referências da respetiva organização)

Social Housing and the Recovery Plans – pathways to solutions

How much progress have Member States made one year after the majority of countries have adopted their plans for recovery?

Lisbon, Portugal, 15 November 2022 | Published in Future of the EU & Housing

https://www.housingeurope.eu/resource-1741/social-housing-and-the-recovery-plans---pathways-to-solutions

 

International Conference “Social Housing and the Recovery Plans – pathways to solutions”

Organização nacional: Câmara Municipal de Lisboa e Gebalis, com a coordenação do Dr. João Carvalhosa

Videos of the sessions:

10th November, morning: https://www.youtube.com/watch?v=5qHkKM7DlmQ&t=10203s

10th November, afternoon: https://www.youtube.com/watch?v=k0mTKsLuseo

11th November, morning: https://www.youtube.com/watch?v=7zqZ77p-MT4

 

2. Referências a artigos (com brevíssima nota temática)

Neste primeiro artigo de divulgação sobre notícias diversas na área do habitat humano salientam-se os seguintes artigos, com referência aos respetivos títulos originais (com os quais será possível realizar uma busca simples na www):

Infohabitar: catálogo interativo de 840 artigos

Divulga-se o novo Catálogo Interativo, agora, de 840 artigos da Infohabitar, que no último ano se dedicou à divulgação de 18 artigos sobre habitação intergeracional participada; o catálogo está disponível na Infohabitar mas também no link abaixo indicado.

https://docs.google.com/document/d/1WzJ3LfAmy4a7FRWMw5jFYJ9tjsuR4ll8/edit?usp=sharing&ouid=105588198309185023560&rtpof=true&sd=true

 

Conheça os artigos mais lidos na PARC - Pesquisa em Arquitetura e Construção - em 2022

Visite nosso site para ler o comunicado completo .

PARC Research in Architecture and Building Construction
http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc

 

Artigo intitulado:

17 Books About Cities We Read This Year

Autoria: Sarah Holder

Fonte: Bloomberg, Citylab

Nota temática: excelente resenha

 

Artigo intitulado:

10 Years Later, a Return Trip to ‘Walkable City’

Autoria: Jeff Speck

Fonte: Bloomberg, Citylab

Nota temática(excerto)  : In an excerpt from the book’s new 10th anniversary edition, author and urban planner Jeff Speck looks at how the streets of US cities have changed.

 

Artigo intitulado: (Vídeo)

Vienna's Radical Idea? Affordable Housing For All

Autoria: Bloomberg, Citylab, Prod. Gloria Kurnik, Editor. James Bullock e Gloria Kurnik

Fonte: Bloomberg, Citylab

Nota temática (excerto): As cities around the world grapple with a crisis of affordable housing, Vienna has been keeping it at bay. How the Austrian capital got there may offer a model strategy for cities worldwide. (Source: Bloomberg)


Artigo intitulado:

Las veinte localidades amuralladas imprescindibles en España que no debes perderte

Autoria: Javier Blanco

Fonte: LARAZON

Nota temática (excerto): Son capìtales y pequeños pueblos que merecen una obligada visita por la importancia que tuvieron en la historia de nuestro país y por el encanto que derrochan

 

 

3. Referências a livros e estudos (com brevíssima nota temática, retirada da respetiva divulgação)

Avaliação pós-ocupação no programa Minha Casa Minha Vida: uma experiência metodológica

Simone Villa, Rita Saramago, Lucianne Casasanta Garcia

https://www.academia.edu/28749936/Avalia%C3%A7%C3%A3o_p%C3%B3s_ocupa%C3%A7%C3%A3o_no_programa_Minha_Casa_Minha_Vida_uma_experi%C3%AAncia_metodol%C3%B3gica

 

O objetivo principal deste livro é apresentar ao público leitor a experiência de elaboração de um processo de avaliação do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), na modalidade viabilizada com recursos do Fundo de Arrenda- mento Residencial (FAR) para famílias com faixa de renda de até R$ 1.600 mensais, na cidade de Uberlândia (MG). Assim, a pesquisa aqui relatada, financiada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no segundo semestre de 2014, buscou desenvolver e testar uma metodologia de APO a partir da aplicação inicialmente de um pré-teste e, posteriormente, em dois estudos de casos na cidade, a fim de identificar possíveis alterações para a elaboração do roteiro (método) definitivo de APO – tendo em vista também a possibilidade de replicação dos instrumentos desenvolvidos em outras cidades brasileiras. Para tanto, a equipe adotou a metodologia de APO em habitações já elaborada e testada em pesquisas anteriores (ABIKO e ORNSTEIN, 2002; VILLA, 2010; VILLA, SILVA e SILVA, 2010; VILLA e ORNSTEIN, 2013). Propôs-se ainda a ampliação da metodologia de APO inicialmente desenvolvida para englobar questões relativas à sustentabilidade das unidades habitacionais analisadas, identificando-se o nível de consciência ambiental dos moradores, através da análise de seus hábitos e ações. No sentido de complementar as variadas formas de avaliação e análise dos resultados, foi estipulada para a APO proposta a adoção de múltiplos métodos de natureza qualitativa e quantitativa, baseada em seis instrumentos distintos, detalhados neste livro: (i) o levantamento de dados, (ii) a análise Walkthrough, (iii) a pesquisa de perfis familiares, (iv) os questionários, (v) a análise dos usos e, por fim, (vi) o grupo focal. A definição da metodologia se baseou nos seguintes aspectos: (i) APO de média duração (6 meses); (ii) abordagem funcional, comportamental e ambiental dos espaços; (iii) ênfase no bairro, lote e unidade; (iv) aplicação de várias técnicas, qualitativas e quantitativas; e (v) uso de linguagem simples e clara…

 

4. Referências a entidades

 

 

Notas editoriais gerais:

(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.

(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações. 

(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

 

Etiquetas/palavras chave: notícias sobre habitat humano; informações habitacionais; eventos habitacionais

Notícias diversas sobre o habitat humano 01 – Infohabitar # 846

Infohabitar, Ano XIX, n.º 846

Edição: quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2023

Infohabitar

Editor: António Baptista Coelho, Investigador Principal do LNEC

abc.infohabitar@gmail.com, abc@lnec.pt

A Infohabitar é uma Revista do GHabitar Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação atualmente com sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE) e anteriormente com sede no Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC.

Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.

Sem comentários :