terça-feira, abril 09, 2019

682 - Paisagens próximas I – Infohabitar 682

Infohabitar, Ano XV, n.º 682                      
Paisagens próximas I – Infohabitar 682
Artigo da nova Série Editorial: “Imagens que querem ser desenhos”

por António Baptista Coelho (texto inicial, imagens e legendas)

Esta semana inicia-se aqui na Infohabitar uma nova série editorial dedicada à publicação, apenas, por vezes, minimamente comentada (em legendas) de imagens fotográficas diversas, em princípio, submetidas, embora apenas muito globalmente, à temática apontada no título do artigo.

O título geral desta nova série editorial da Infohabitar, designada “Imagens que querem ser desenhos”, corresponde a enquadramentos, mais em profundidade ou mais “planificados”, cuja razão de ser e justificação de terem sido pensados e “recolhidos”, acaba por se ligar muito a uma razão idêntica à que motiva o esboço rápido, embora sendo, neste caso, a própria natureza e/ou o acaso, e/ou a luz, e/ou a névoa, e/ou determinadas obras e construções especificamente situadas em determinados espaços/cenários, os verdadeiros responsáveis pela respectiva concepção, sendo o fotógrafo talvez, apenas, alguém que ao passar sentiu o interesse, tantas vezes pouco explicável, daquela vista.

Procurou-se, ainda, referir, globalmente, os locais onde se fotografou; quanto às especificações fotográficas apenas se refere que se usou, por regra, o programa automático de uma câmara de um smartphone de gama média.



Fig. 01: o Parque/mata de Trancoso no final do Outono – a procura da profundidade e de misturas cromáticas variadas mas bastante uniformes; o sentido de uma cena que aguarda ...



Fig. 02: o espaço natural/ajardinado na zona central de Olivais Norte/Encarnação, em Lisboa, de madrugada no final do Outono – o protagonismo do nevoeiro rasteiro, entre as árvores, um estimulante sentido de mistério e de meio natural bem no coração da cidade (mais virtudes da cidade modernista).




Fig. 03: o mesmo espaço natural/ajardinado na zona central de Olivais Norte/Encarnação, em Lisboa, cedo, numa manhã de Inverno – o protagonismo do Sol marcando árvores e edifícios.




Fig. 04: a mata/jardim do Bussaco no início da Primavera – harmonia entre elementos construídos e naturais na luz quente do final da tarde e a majestade calma dos tons e “volumes” verdes.




Fig. 05: a mata/jardim do Bussaco no início da Primavera, praticamente no mesmo local da imagem anterior – e aqui a referida harmonia entre elementos construídos e naturais é reforçada.




Fig. 06: e ainda o Bussaco, na zona da cascata/escadaria – expressando-se e reforçando-se o referido diálogo entre elementos construídos e naturais, mas muito elaborados; e a água em primeiro plano e as árvores em fundo.

   

Nota especial do editor:
Semana que vem, semana da Páscoa, a edição da Infohabitar faz uma pequena pausa, retomando-se as edições na semana seguinte.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

Infohabitar, Ano XV, n.º 682
Paisagens próximas I – Infohabitar 682

Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo/LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil



Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).
Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.

Sem comentários :