domingo, janeiro 10, 2016

Esquissos azuis – uma pequena seleção - Infohabitar 565


(imagem da Universidade da Beira Interior - UBI, na Covilhã)

Infohabitar, Ano XII, n.º 565


Esquissos azuis – uma pequena seleção
António Baptista Coelho

Apresentam-se, em seguida, alguns apontamentos/desenhos livres, ou esquissos realizados em aguadas azuis, sob várias temáticas, com alguma rapidez (máximo de cerca de 5 minutos por desenho) e diretamente a partir dos respetivos temas (sem recursos a fotografia).
O azul é “a cor da sombra” e com ele consegue-se uma caraterização estimulante destes simples apontamentos urbanos e paisagísticos realizados em Olivais Norte / Encarnação, em Lisboa.



Desenho 1: um simples conjunto de formas - caminho e árvores com sentido natural de perspetiva.

Desenho 2: procurar apontar simultaneamente formas gerais e de pormenor - apontar "a árvore" e também "as folhas".



Desenho 3: fundir azul e amarelo - dando um pequeno sentido de "verde".



Desenho 4: a forma "plástica" da árvore e das suas folhas - e a árvore minimamente enquadrada.


Desenho 5: pessoas e árvores num jardim urbano - sentido de ambiente habitado e com escala humana - azuis com traços de negro.


Desenho 6: a rua arborizada, as árvores protagonistas que harmonizam o ambiente global, dando-lhe um agradável sentido doméstico/residencial.



Desenho 7: as nuvens, um exercício sempre útil e estimulante.


Desenho 8: pássaros (gaivotas), que vão sendo, consecutivamente, integrados na folha em muitas "posições"/vistas.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.
(iii) Para proporcionar a edição de imagens na Infohabitar, elas são obrigatoriamente depositadas num programa de imagens, sendo usado o Photobucket; onde devido ao grande número de imagens se torna muito difícil registar as respectivas autorias. Desta forma refere-se que, caso haja interesse no uso dessas imagens se consultem os artigos da Infohabitar onde, sistematicamente, as autorias das imagens são devidamente registadas e salientadas. Sublinha-se, portanto, que os vários albuns do Photobucket que são geridos pelo editor da Infohabitar constituem bancos de dados da Infohabitar, sendo essas imagens de diversas autorias, apontadas nos artigos da Infohabitar, pelo que deve haver todo o cuidado no seu uso; havendo dúvidas um contacto com o editor será sempre esclarecedor.

Infohabitar, Ano XII, n.º 565
Esquissos azuis – uma pequena seleção
Editor: António Baptista Coelho abc@ubi.pt, abc@lnec.pt e abc.infohabitar@gmail.com
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional, Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade da Beira Interior - MIAUBI

Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.


Sem comentários :