domingo, setembro 14, 2014

Infohabitar, 500 edições e síntese curricular do seu editor, António Baptista Coelho - Infohabitar 500

Infohabitar n.º 500
A revista da GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional

Infohabitar
500 edições e síntese curricular do seu editor, António Baptista Coelho


Índice da edição:

(i) Sobre as 500 edições da Infohabitar.
(ii) Síntese curricular e listagem bibliográfica e de intervenções públicas de António Baptista Coelho, editor da Infohabitar.

(i) Comemoração das 500 edições da Infohabitar

Infohabitar, Ano X, n.º 500

É sempre uma ocasião única quando um projeto editorial, como é agora o caso da Infohabitar, ultrapassa a "barreira" das 500 edições semanais.

Mas aqui chegámos, porque os leitores continuam a abrir e consultar os nossos artigos, e, neste sentido regista-se que se registavam, quando da edição deste artigo a 14 de setembro de 2014, 575.363 visualizações de páginas, sendo mais de 13.000 registadas no último mês . E lembremos que o contador da Infohabitar começou a funcionar  "a zeros" há quase 10 anos, fizemos questão que assim fosse, e lembremos que a Infohabitar é um Blog - Revista semanal especializada nas áreas do habitat humano, não se trata de uma edição generalista.



História da Infohabitar
Olhando para o nosso percurso, para o percurso da Infohabitar, que agora chega aos 500 artigos editados e sempre disponíveis (será atualizado a curto prazo o catálogo interativo), importa referir que ele não teria sido possível sem o apoio de muita gente, de muitos amigos e de algumas instituições; e assim se refere, em primeira linha, naturalmente, o Grupo Habitar, atualmente designado GHabitar, e os seus associados e companheiros, que sempre estiveram presentes e que deram sentido a todo este excelente e motivador projeto.

E neste sentido importa aqui apontar, entre muitos outros a quem o GH tudo deve, um conjunto de nomes, muitos deles ainda ligados aos corpos sociais atuais da GHabitar ou fundadores desta renovada associação (a ordem segue, apenas, a sequência de integração nos Corpos Sociais e a sua própria estruturação): Duarte Nuno Gomes Simões, Hermano Vicente, José Barreiros Mateus, António Baptista Coelho, Defensor de Castro, José Clemente Ricon, Jorge Quintela, António Reis Cabrita, Dora Lampreia, Teresa Machado, António Carlos Coelho, Dâmaso Silva; José Soares de Sousa, Orlando Vargas, Manuel Correia Fernandes, Bruno Marques; Luís Ferreira da Silva, Paulo Tormenta Pinto,  João Lutas Craveiro, Miguel Ângelo Silva, Manuel Tereso e o sempre presente Guilherme Vilaverde.


Mas a Infohabitar deve também muitos apoios:

ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil  (LNEC), onde a edição da Infohabitar e a sede do Grupo Habitar funcionaram até há poucos dias, e onde foi mesmo fundado o Grupo Habitar;

à Federação Nacional das Cooerativas de Habitação Económica (FENACHE), que como entidade e como conjunto de companheiros sempre apoiaram e apoiam, sendo atualmente na sede da FENACHE que funciona a sede do renovado GHabitar;
e, finalmente, ao antigo Instituto Nacional de Habitação (INH), atualmente prolongado no Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que sempre apoiou a Infohabitar e o Grupo Habitar - GHabitar.

Hoje em dia a edição da Infohabitar continua a ter apoio do LNEC, mas irá ser em boa parte desenvolvida a partir do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIA) da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, para onde se deslocou o editor a convite do respetivo Reitor.


Assim se registaram os principais apoios institucionais, mas há que fazer justiça a que participou na Infohabitar e nos seus primeiros 500 artigos e, por isso, e em ordem cronológica das respetivas edições, se registam os mais de 60 autores da nossa revista semanal, a quem se agradece e a quem se saúda calorosamente:

Duarte Nuno Simões, Celeste d'Oliveira Ramos, Marilice Costi, Sheila Walbe Ornstein, José Walter Galvão, Maria João Eloy, António Reis Cabrita, Nuno Teotónio Pereira, Sara Eloy, António Baptista Coelho, Paulo Machado, João Carvalhosa, Guilherme Vilaverde, Maria Luiza Forneck, Khaled Ghoubar, José Coimbra, Pedro Baptista Coelho, Sidónio Simões, João Lutas Craveiro, José L. M. Dias, Marluci Menezes, Manuel Tereso, António Novais, Rita Abreu, Teresa Heitor, Ana Tomé, Fausto Simões, Carlos Pina dos Santos, Pedro Taborda, João Cantero, Maria Tavares, João Ferreira Bento, Alberto José de Sousa, Mariana Morgado Pedroso, Milton Botler, António Pedro Dores, Joana Mourão, Bruno Marques, Hélio Costa Lima, Teresa Marat Mendes, Sara Ribeiro, João da Veiga Gomes, João Manuel Mimoso, Lúcia Leitão, Samuel Gonçalves, Defensor de Castro, Décio Gonçalves, Isabel Plácido, Ana Pinho, Leça Coelho, João B. Pedro, Jorge Mangorrinha, Eduardo Ganilho, Paulo Tormenta Pinto, João Rainha Castro, Luís Morgado, António Carvalho, Wilson Zacarias, Margarida Rebelo, Carla Cachadinha, Célia Faria, Daniela Fernandes, Gustavo de Casimiro Silveirinha, Isabel Romana, José Forjaz, Celso Simões Bredariol, Anselmo Belém Machado, Luís António Machado da Silva, João Lutas Craveiro, Iva Miranda Pires, Isabel Duarte de Almeida, Arno Rieder, Pedro Almeida, Niara Clara Palma, Graziela Dal'Lago Hendges, Grace Tibério Cardoso, Francisco Vecchia, Salvador Claro Neto, Susana Mourão, Ubiratan de Souza, Coryntho Baldez, Silvia Mikami Pina, Raquel Paula Barros, Carlos Almeida Marques, Simone Barbosa Villa, Jordi Estivill Pascual, Marco Aresta, Giulia Scialpi, ...



Obrigado a todos e, já agora, também ao José Romana Baptista Coelho, que foi desbloqueando os inúmeros problemas que foram acontecendo ao longo dos anos, dos meses e das semanas e também ao Pedro Romana Baptista Coelho que ajudou sempre que foi necessário.

E em primeira linha, muito obrigado aos leitores, bem hajam, e como sabem, a Infohabitar é vossa!

E, quem sabe, proximamente não aconteçam umas Jornadas da Infohabitar, sobre tema a definir, aproveitando toda esta dinâmica que se foi criando.

Ilustra-se este artigo n.º 500 com imagens da 1.ª Assembleia-Geral e 1.ª Assembleia-Geral Eleitoral do Grupo Habitar, hoje GHabitar, que decorreu em 3 de Dezembro de 2003, no LNEC, em Lisboa, integrando duas palestras, do Arq.º Nuno Teotónio Pereira e do Arq.º Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que foram designados Membros de Honra do GH em conjunto com o Eng. Teixeira Trigo e com o Eng. Vasconcelos Paiva ; depois, passados alguns meses, no início de 2005, foi criada a revista/blog do GH-GHabitar, o Infohabitar, salientando-se que o primeiro artigo de conteúdo, disponível, diretamente, em   http://infohabitar.blogspot.pt/2005/02/o-conjunto-de-habitaes-sociais-do.html, foi assinado pelo amigo Arq.º Duarte Nuno Simões e intitula-se "O conjunto de habitações sociais do Monte de São João, um texto de análise de Duarte Nuno Simões."

Saudações calorosas e parabéns a todos os leitores e autores da Infohabitar, e outras 500 edições nos esperam, com a participação e a ajuda de todos.

António Baptista Coelho
Professor catedrático convidado na UBI, investigador (LNEC), doutor em Arquitectura (FAUP), Editor da Infohabitar



(ii) Síntese curricular e listagem bibliográfica e de intervenções públicas de António Baptista Coelho, editor da Infohabitar

Currículo sintético e lista geral editorial e de intervenções públicas
de António Baptista Coelho, em Setembro de 2014
Rua General Silva Freire N.º 18, 3.º Dt., 1800 – 210 LISBOA, Telem. 914 631 004,
Dados pessoais
António Júlio Marques Baptista Coelho nasceu em 18 de Setembro de 1956 em Portugal, no Sítio da Nazaré, Nazaré, é filho de Maria Joaquina Marques Coelho Baptista Coelho (professora primária) e de António Baptista Coelho (arquitecto). É casado com Maria Isabel da Cunha Romana Ribeiro (professora e designer) e têm três filhos.

Formação académica
Percurso académico global:
§  Professor catedrático convidado da Universidade da Beira Interior e coordenador do respetivo Mestrado Integrado em Arquitetura (2014/04).
§  Investigador Principal com Habilitação, depois de provas públicas para obtenção do título de Habilitado para o Exercício das Funções de Coordenação Científica, no LNEC, em 2007 (12 e 13 de Março), com discussão do estudo “Habitação Humanizada” (aprovado por unanimidade).
§  Após provas públicas, doutorou-se em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com o estudo “Qualidade Arquitectónica Residencial", em 1995 (9 de Junho).
§  Realizou provas públicas no LNEC, para  Assistente de Investigação, em 1985 (15 de Abril).
§  Ingressou no Núcleo de Arquitectura do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Janeiro de 1983, por selecção no Concurso, de 1982/5/7, para admissão de Estagiários de Investigação.
§  Estágio escolar de um ano no Núcleo de Arquitectura do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em 1980/81.
§  Licenciou-se em Arquitectura em 1979, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Actividades anteriores e situação actual
Actividade como projectista:
§  Trabalhou, como arquitecto, como profissional liberal, com o seu pai, com o Arq.º José Gonçalves Moreira e com o Arq.º José Aguiar, entre 1979 e 1995, tendo realizado 30 projectos de edifícios e urbanos, essencialmente no Concelho de Azambuja, dos quais 14 foram construídos, com acompanhamento de obra.

Actividades a destacar, independentes do LNEC:
§  É fundador e Presidente, desde 2004, do Grupo Habitar – Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GH-APPQH), atualmente designado GHabitar - APPQH uma associação técnica e científica sem fins lucrativos que tem sede no LNEC, que conta com cerca de 100 inscritos- http://www-ext.lnec.pt/GH-APPQH/Site/index.htm
Em mais de 10 anos de atividade o Grupo Habitar já desenvolveu 6 Reuniões de trabalho, 8  Assembleias-gerais, 19 Sessões Técnicas, 13 Visitas Técnicas, 2 Conferências Alargadas, 1 Visita Alargada e 2 Congressos Internacionais, num total já acima de 50 eventos, distribuídos entre Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Lisboa, Porto, Matosinhos, Évora, Faro, Coimbra, Sacavém e Aveiro, com diversos apoios institucionais. Entre os 21 temas tratados faz-se um destaque especial para as matérias ligadas aos idosos nas nossas cidades envelhecidas, às amplas áreas da sustentabilidade e às fundamentais áreas da prática profissional e da história e prática da habitação e do habita
§  É fundador e editor da revista/blog na www, Infohabitar - http://infohabitar.blogspot.com/ -, com conteúdos técnico-científicos, edição semanal iniciada em Fevereiro de 2005 e que conta com mais de 450 artigos editados e realizados por mais de 50 autores, com um volume de informação, continuamente disponível, de mais de 3.000 páginas ilustradas, e que está quase a ultrapassar os 500.000 acessos (page views).
§  Integrou a Direção da Nova Habitação Cooperativa (NHC), integra a Direção da NHC Social, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), e é membro da Comissão Técnica da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE).
§  Integra o Instituto do Território (IT) e presidiu à Agência Independente da Habitação e da Cidade (AIHC), no seu lançamento, desde Março a Dezembro de 2013, sendo, atualmente, representante do LNEC no Conselho Científico do IT.

Actuais interesses de investigação
Principais áreas de investigação no Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC
§  Desenho livre  e arquitectura (2014).
§  Imagem urbana e uso dos espaços públicos (2014)
§  As matérias da habitação e da cidade no espaço lusófono (2010, 2012 e 2013).
§  Cidade informal (2010 a 2012)
§  Habitação, saúde e ambiente (2009/2010)
§  Pré-análise e Análise das condições de habitabilidade de zonas de habitação expontânea/clandestina – o Bairro da Cova da Moura, na Amadora, junto a Lisboa (2008).
§  Habitação humanizada (2006/2008).
§  História da habitação apoiada pelo Estado em Portugal (2004/2005).
§  Gestão integrada e reabilitação de conjuntos de habitação de interesse social (1999/2000).
§  Análises retrospectivas multidisciplinares (APO) residenciais (1995, 2000 e 2004).
§  Qualidade arquitectónica residencial, considerando a satisfação dos habitantes e uma análise integrada, e desenvolvendo os diversos níveis físicos do habitar (1994 a 2000).
§  Adaptabilidade na habitação (1989).
§  Recomendações e soluções para habitação popular evolutiva e autoconstrução em Cabo Verde (1987 a 1989); temática esta que está a ser parcialmente retomada em 2010.
§  Estudos sobre espaços exteriores em novas áreas residenciais (1984 a 1986).
§  Estudos regulamentares sobre Habitação a Custos Controlados (“habitação social”).

Experiência na orientação e discussão
Nas suas áreas de investigação orientou e orienta numerosos: (i) trabalhos de conclusão de graduação; dissertações de mestrado; e (ii) teses de doutoramento (atualmente duas).
Foi júri e arguente em numerosas provas públicas de discussão de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento.

Atividades ligadas ao LNEC e à investigação em Arquitectura e Habitar:
Foi Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC desde Janeiro de 2002 a Abril de 2013; integra atualmente o Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT) do LNEC.
Estruturou seis séries editoriais do LNEC, sendo coordenador editorial da Série cadernos Edifícios: cinco números editados, um no prelo e dois em edição avançada.
É conselheiro científico do CIAMH-FAUP - Centro de Investigação Arquitectura e Modos de Habitar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
É coordenador pela parte portuguesa do Convénio LNEC-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), ativo até 2014.

Integra os conselhos científicos e editoriais das seguintes publicações técnico-científicas:
§  “Cadernos Edifícios”- publicação (em papel) editada pelo LNEC.
§  “Pós”- revista editada pela Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
§  “Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP)” – associada a um consórcio de programas de pós-graduação da área da arquitectura e construção civil das: EESC-USP; PROARQ-UFRJ; PPGCC-UFPR; UF-MG; UFSCar.
§  Arquitectura & Educação, do Laboratório de Arquitectura (LABART) afecto ao Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Integra as comissões de avaliação das seguintes revistas técnico-científicas:
§  “Ambiente Construído” – revista da Revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC).
§  “Journal of Design Research (JDR)” – revista interdisciplinar da Inderscience Publishers.

Participação no desenvolvimento e na avaliação de cursos de graduação e pós-graduação
Coordenou as fases iniciais de criação e estruturação teórica da licenciatura em Arquitectura da Universidade da Beira Interior em 2002/03 e participou no desenvolvimento de um novo Programa Doutoral em Arquitectura, iniciado em 2009, com forte vertente também no desenho urbano, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA) do Instituto Superior Técnico, em cooperação com o NAU do LNEC e a Universidade de Barcelona.
Participou numa Comissão de Avaliação Externa, no âmbito da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, para a área científica de “Arquitectura” que avaliou, em dezembro de 2013, seis ciclos de estudos (três mestrados integrados e três programas de doutoramento).
Integra o Conselho Social da Faculdade de Arquitectura e Artes da Univesidade Lusíada do Porto, desde janeiro de 2014.

Outras participações e atividades a destacar
Integra a direção de uma nova revista científica, atualmente em preparação.
Membro fundador da Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território – Instituto do Território, integrando o respetivo Conselho Científico.
Representante do LNEC nos júris anuais dos Prémio INH (Instituto Nacional de Habitação), Prémio INH/IHRU e Prémio IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), entre 1990 e 2013 – 24 anos.
Visitou e estudou cerca de 700 conjuntos urbanos e residenciais portugueses, desenvolvidos em todo o país, nos últimos 30 anos. Visitou também conjuntos habitacionais e urbanos em França, no Brasil e  em Angola.
Desenvolveu cooperação científica com diversas entidades fora de Portugal, destacando-se o Centre Scientifique et Technique du Bâtiment, em Paris e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP.
Foi co-autor, em 2013, da estruturação de um prémio sobre construção sustentável a realizar anualmente na Tunísia, ao abrigo de uma cooperação multinacional entre o governo tunisino, o LNEC e entidades estatais francesas e alemãs.
Integrou o júri de um concurso realizado pela CML em 2013 para escolher uma solução de projeto para um novo bairro lisboeta de habitação de interesse social em que serão utilizadas soluções de habitação evolutiva.

Comunicações e palestras por convite
Realizou: 24 comunicações e outras intervenções públicas; 54 palestras e conferências por convite; e cinco cursos/seminários formativos e de especialização – os últimos no âmbito da actividade do Ministério das Infra-estruturas da República da Guiné-Bissau, de 16 a 20 de Maio de 2011, e no Laboratório de Engenharia de Moçambique (LEM), no Maputo, de 14 a 18 de Outubro de 2013.

Aulas em cursos de graduação e pós-graduação
Leccionou um semestre de aulas de desenho livre em Arquitectura Paisagista na Universidade de Évora e aulas, por convite dos respectivos professores, em licenciaturas em Arquitectura (em Lisboa e Coimbra) e em cursos de mestrado e de doutoramento, em Arquitectura e em reabilitação urbana em Portugal e no Brasil (universidades de Lisboa, São Paulo e Campinas).

Coordenação de congressos
Co-dirigiu a 1.º Conferência Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (1.º CIHEL), em Lisboa, no ISTE-IUL, em Setembro de 2010, e está a coordenar a preparação e organização, no LNEC, do 2.º CIHEL, que terá lugar no LNEC, entre 13 e 15 de Março de 2013, com o título “Habitação, Cidade, Território e Desenvolvimento”, na continuidade de um workshop sobre as mesmas temáticas.
Cooperação na organização do 3º Congresso de Habitação Social, realizado no 3º trimestre de 2012, no ISCTE-IUL, com a coordenação do CECODHAS.P.
Coordenação do 2.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono – 2.º CIHEL - e 1.º Congresso Construção e Reabilitação Sustentável de Edifícios no Espaço Lusófono – Habitação, Cidade, Território e Desenvolvimento", no âmbito da lusofonia, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil na semana de 11 a 15 de março de 2013. O congresso esteve associado a um conjunto de outras ações (visitas, seminários, exposições, feira do livro técnico) desenvolvidas em cooperação com diversas entidades entre as quais se destacam a CPLP, a FCT-UNL, a CML, o IHRU, o CIAUD da FAUL, o CIALP. o IT, a AICEP e o LEA de Angola, entre outras.

Publicações/edições e intervenções públicas
No que se refere a publicações e intervenções públicas elas constam de listagem própria, que no que se refere a edições se sintetiza da seguinte forma: autor, co-autor ou coordenador de 18 livros (frequentemente primeiro autor, um no prelo); co-autor de 14 livros (dois no prelo); autor ou co-autor de 47 relatórios do LNEC (frequentemente primeiro autor); autor de 61 artigos em revistas e jornais e de 25 palestras e comunicações publicadas; co-autor de 19 publicações do INH e IHRU; autor de 275 artigos na revista na www, Infohabitar.

(síntese) Autor e co-autor, em março de 2014,  mais de 460 publicações/edições (em atualização).



Listagem bibliográfica e de participações públicas (em atualização) 

Lista geral editorial e de intervenções públicas de António Baptista Coelho
(com 2013 e 2014 em parte desatualizados)

Livros/books (disponíveis nas respetivas editoras e designadamente na Livraria do LNEC):

  1. COELHO, António Baptista – Habitação e Arquitetura: Contributos para uma habitação e um espaço urbano com mais qualidade. Informação Técnica Arquitectura ITA 12. Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 2012 (272 pág., 37 fig).
2.        COELHO, António Baptista - Entre casa e cidade, a humanização do habitar. dafne editora, opúsculos - Pequenas Construções Literárias sobre Arquitectura, opúsculo 18, Porto, Julho 2009, issn1646–5253, www.dafne.com.pt/pdf_upload/opusculo_18.pdf
3.        COELHO, António Baptista; COELHO, Pedro Baptista - Habitação de Interesse Social em Portugal: 1988 – 2005. Livros Horizonte, Horizonte Arquitectura Lisboa, 2009; com Pedro Baptista Coelho.
4.        COELHO, António Baptista - Habitação Humanizada: Uma apresentação geral, Lisboa, LNEC, Memória n.º 836, Lisboa: LNEC, 2007 (a edição foi em 2008). 40 p., 19 fig.
5.        COELHO, António Baptista - Habitação Humanizada, Lisboa, LNEC, Tese e Programas de Investigação TPI n.º 46. Lisboa: LNEC, 2007. 574 p., 121 fig.
6.        COELHO, António Baptista - HH, Habitação Humanizada, Lisboa, LNEC, Programa de Investigação, . Lisboa, LNEC, Julho de 2006 ( 577 pág., 121 fig.).
7.        COELHO, António Baptista – Instituto Nacional de Habitação, 1984 – 2004: 20 anos a promover a construção de habitação social, Lisboa, INH, LNEC, 2006 (456 pp., muito ilustrado) – disponível por consulta ao IHRU.
8.        COELHO, António Baptista (coord.) – Cadernos Edifícios n.º 4 – Humanização e vitalização do espaço público. Lisboa, LNEC, Outubro de 2005 (Março 2006), 268 pág.
9.        COELHO, António Baptista; CABRITA, A. Reis – Habitação evolutiva e adaptável. Informação Técnica Arquitectura ITA 9. Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 2003 (316 pág., 237 fig., 35 páginas totalmente ilustradas, 4 quadros).
10.     COELHO, António Baptista – Qualidade Arquitectónica Residencial - Informação Técnica Arquitectura, ITA 8, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 2000, 475 pp.
11.     COELHO, António Baptista; PEDRO J. Branco - Do Bairro e da Vizinhança à Habitação – Informação Técnica Arquitectura, ITA 2, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 1998, 530 pp.
12.     COELHO, António Baptista; ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ARQUITECTÓNICA RESIDENCIAL, Tese de Doutoramento, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e LNEC, Junho de 1993.Volume I: "ÁREAS DO ESTUDO E SEUS ANTECEDENTES, APRESENTAÇÃO DA ANÁLISE PROPOSTA", 249 pp., 100 figuras.Volume II: "RUMOS E FACTORES DE ANÁLISE DA QUALIDADE ARQUITECTÓNICA RESIDENCIAL", 526 pp.(92pp. ilustradas), 195 figuras.Volume III: "NÍVEIS FÍSICOS DO HABITAT, TIPOLOGIAS GERAIS E CARACTERIZAÇÃO SISTEMÁTICA", 520 pp., 214 figuras.
13.     COELHO, António Baptista; PEDRO J. Branco; CABRITA, A. Reis - Três Conjuntos Residenciais Meritórios de Habitação de Custos Controlados – 1991, Colecção Edifícios nº 6, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 1998, 92 pp.
14.     COELHO, António Baptista; REIS CABRITA, A.; Espaços Exteriores em Novas Áreas Residenciais - Informação Técnica Arquitectura, ITA 3, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 1999, 154 pp.
15.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Estudos sobre espaços exteriores em novas áreas residenciais, Documento Base 1, elementos e factores que estruturam uma nova área residencial. Lisboa : LNEC, 1985. Documento de Informação Técnica DIT 16. 97 p., 100 ilustrações.
16.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Estudos sobre espaços exteriores em novas áreas residenciais, Documento Base 2, os espaços exteriores de uma nova área residencial e o comportamento humano. Lisboa : LNEC, 1985. Documento de Informação Técnica DIT 17. 145 p., 143 ilustrações.

Livros participados/Book's chapters:

  1. COELHO, António Baptista - Habitação e vizinhança em países tropicais - integrado em publicações sobre Arquitetura Sustentável em São Tomé e Príncipe em Timor Leste, coordenadas por Manuel Correia Guedes -   NO PRELO.
  2. CARRILHO, Júlio; COELHO, António Baptista; PALMA, Niara - Que arquitetura para os países em desenvolvimento (parte de ABC: 30 p. 12 fig.);. – Maputo, Livraria Escolar Editora, 2014 - lançamento previsto em 10 Setembro de 2014 na Universidade Eduardo Mondlane, no Maputo, Moçambique.
  3. COELHO, António Baptista – Sobre os “anos dourados” dos conjuntos cooperativos de habitação económica: 1974-1984. (19 p., 12 fig.), em Habitação para o Maior Número. Portugal, os Anos de 1950-1980 Lisboa IHRU e CML, 2013  – lançamento em 2014.
  4. COELHO, António Baptista - Habitação e vizinhança para famílias de etnia cigana: algumas reflexões práticas (9 p., 4 fig.). In Maria Manuela Mendes e Olga Magano (2013), Ciganos Portugueses: Olhares Plurais e Novos Desafios numa Sociedade em Transição, Lisboa, Mundos Sociais. – (mamendes@gmail.com maria mendes)
  5. COELHO, António Baptista; PEDRO, João Branco - Cinco décadas de investigação habitacional no LNEC e a metodologia de APO (29 p., 18 FIG.); in Simone Barbosa Villa, Sheila Walbe Ornstein (Org.) - Qualidade Ambiental na Habitação - Avaliação Pós-ocupação (400 p.) São Paulo: Oficina de Textos, 2013.
  6. COELHO, António Baptista; COELHO, Pedro Baptista (coord. org.) - Livro de Atas 2.º CIHEL 1.º CCRSEEL 2013 - 2.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono e 1.º Congresso Construção e Reabilitação Sustentável de Edifícios no Espaço Lusófono - Habitação, Cidade, Território e Desenvolvimento (374 pp. e CD), Lisboa, LNEC, Março 2013, ISBN 978-972-49-2251-5. 
  7. FABRÍCIO, Márcio Minto; ORNSTEIN, Sheila Walbe, org. – Qualidade no Projeto de Edifícios, Rima Editora, ANTAC, São Paulo, 2010; elaboração do capítulo “”Cidade e Habitação de Interesse Social”, p. 225 a p. 256.
  8. (org) AA. VV. - Actas 1.º CIHEL 2010 – 1.º Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono, Editora Argumentum, Lisboa, 2010, ISBN 978-972-8479-72-5.
  9. Planos Locais de Acção em Habitação e Saúde – Manual para projectos; elaboração de quatro fichas sobre envolvente habitacional, tipologias residenciais, problemas sociais no habitar e conforto  e bem-estar na habitação, Direcção Geral da Saúde, Novembro de 2009.
  10. PAIVA, José Vasconcelos; AGUIAR, José; PINHO, Ana (coord.) – Guia Técnico de Reabilitação Habitacional, Instituto Nacional de Habitação e Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, 2006 (colaboração).
  11. CABRITA, António Reis; COELHO, António Baptista; FREITAS, M. João – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público – guião recomendativo, MES - Secretaria de estado da Habitação, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Intervenção Operacional Renovação Urbana, Lisboa, Dezembro de 2000 (240 p.). Autoria de diversos capítulos, ilustração e preparação/acompanhamento da edição.
  12. MEPAT , “Habitat II, Plano Nacional de Acção – Habitação”, MEPAT e Secretaria de Estado da Habitação e Comunicações, MEPAT e SEHC 1999 (Dep. Legal 141975/99).
  13. INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO – “Diagnóstico sobre Implementação do Programa PER nos Municípios das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto” – Estudos, INH, Lisboa, Agosto 1999; redacção do Cap 3.1 - Comentários às características arquitectónicas e urbanísticas do PER; intenções de uma melhoria arquitectónica (10 p.).
30.     - INSTITUTO NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR (INDC), "Guia do Consumidor de Habitação", (redacção dos Capítulos e Secções: 1.1; 1.4; 2; 5; Anexo I; e Anexo II (93 pp.) e ilustração geral, INDC, "Pré-Publicação" (Dep. Legal nº 49082/91) em Setembro de 1991 (não ilustrada).

Outras participações editoriais

31.     National Crime Prevention Council – NCPC (autoria); Direção Geral de Administração Interna – DGAI (edição); Ana Verónica Neves e Filipe Teodorico (tradução) - CPTED – Prevenção Criminal Através do Espaço Construído: Guia de boas práticas, Lisboa: DGAI, 2013 (edição revista e adaptada para a versão portuguesa por uma equipa de especialistas, entre os quais se integrou o autor desta listagem); versão original disponível em < http://www.veilig-ontwerp-beheer.nl/publicaties/cpted-prevencao-criminal-atraves-do-espaco-construido-guia-de-boas-praticas >


Relatórios LNEC/LNEC's Reports:

32.     COELHO, António Baptista - Os espaços exteriores em novas áreas residenciais. Lisboa : LNEC, Relatório de Estágio Escolar, 1983.
33.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Estudos sobre espaços exteriores em novas áreas residenciais, Documento Base 3, necessidades humanas e exigências funcionais dos espaços exteriores de uma nova área residencial. Lisboa : LNEC, 1985. Documento de Informação Técnica DIT 20. 145 p., 160 ilustrações.
34.     COELHO, António Baptista; REIS CABRITA, A.; Estudos sobre espaços exteriores em novas áreas residenciais, Documento Base 4, qualificação de espaços exteriores de uma nova área residencial. Lisboa, LNEC, 1986. Documento de Informação Técnica DIT 21. 159 p., 126 ilustrações, 20 p. de fotografias comentadas.
35.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Estudos sobre espaços exteriores em novas áreas residenciais, Documento Base 5, exigências e critérios para projecto", Lisboa, LNEC, 1988. Documento de Informação Técnica DIT 23. 121 p., 200 ilustrações na margem do texto, 40 p.totalmente ilustradas.
36.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Espaços Exteriores em Novas Áreas Residenciais. Lisboa : LNEC, 1992. Série Habitação. ISBN;972-49-1411-9.
37.     CABRITA, António Reis; COELHO, António Baptista – Edifício unifamiliar evolutivo, caracterização funcional e espacial, Convénio de Cooperação com o MHOP de Cabo Verde. Lisboa : LNEC, 1983 (Confidencial), 41 p.
38.     COELHO, António Baptista; REIS CABRITA, A.; "Edifício unifamiliar evolutivo, soluções preferenciais, lote médio", Convénio de Cooperação com o MHOP de Cabo Verde. Lisboa, LNEC, 1983 (Confidencial), 17 pp.
39.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Edifício unifamiliar evolutivo, soluções preferenciais, lotes estreito e quadrado, Convénio de Cooperação com o MHOP de Cabo Verde, Lisboa : LNEC, 1984. Relatório 38/84-NA (Confidencial), 44 p.
40.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Manual para habitação popular evolutiva em Cabo Verde, recomendações e soluções ilustrativas, Convénio MOP/MALU de Cabo Verde-ICE-LNEC, Lisboa : LNEC, 1989. Relatório 154/89-NA (Confidencial), 198 p., 44 p ilustradas e 18 quadros gerais.
41.     COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Habitação evolutiva e por auto-construção, Estudos de Caso, Convénio INH-GEP/MOPTC-LNEC. Lisboa : LNEC, 1986. Relatório 39/87-NA. 102 p.
42.     CABRITA, António Reis; COELHO, António Baptista – Habitação evolutiva e por auto-construção, Documento Base, Convénio INH-GEP/MOPTC-LNEC. Lisboa : LNEC, 1987. Relatório 161/87-NA, 94 p., 130 ilustrações.
43.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Habitação evolutiva adaptável e participada, Convénio INH - GEP/MOPTC-LNEC. Lisboa, LNEC, 1990. Relatório 166/90-NA (Confidencial). 275 p., incluindo 36 p. totalmente ilustradas e 365 ilustrações na margem do texto.
44.     - COELHO, António Baptista; PEDRO, J. BRANCO – 1.ª Análise Retrospectiva do Parque Financiado pelo INH nos Anos 1985/87 - Estrutura Tematica e Fichas de Trabalho da Análise Arquitectonica Residencial. Lisboa : LNEC, 1995. Nota Técnica n.º 1/95-NA. 46p.
45.     - COELHO, António Baptista – Análise e avaliação da qualidade arquitectónica residencial. 3 volumes. Tese de Doutoramento. Lisboa : FAUP/LNEC, 1993.
46.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Contribuição do LNEC para a Publicação sobre 5 anos de Prémio INH. Lisboa : LNEC, 1995. Relatório 150/95-NA (Confidencial). 108 p.
47.     - COELHO, António Baptista; PEDRO, J. Branco – 1.ª Análise Retrospectiva do Parque Financiado pelo INH nos Anos 1985/87 - Análise Arquitectónica, Fichas Resumo dos Empreendimentos e Elementos Gráficos dos Projectos. Lisboa : LNEC, 1995. Relatório 195/95-NA (Confidencial). 136 p.
48.     - COELHO, António Baptista; FREITAS, M. João; FARIA, Paulina; CABRITA, António Reis; PEDRO, J. Branco; MENEZES, Marluci; REIS, S.; COELHO, A. LEÇA – 1.ª Análise Retrospectiva do Parque Financiado pelo INH nos Anos 1985/87. Lisboa : LNEC, 1995. Relatório 347/95-NA (Confidencial). 92 p.
49.     - COELHO, António Baptista; PEDRO, J. Branco; CABRITA, António Reis – Apresentação de
3 Empreendimentos Habitacionais Meritórios Financiados pelo INH e Concluídos em 1991. Lisboa : LNEC, 1995. Relatório 345/95-NA. 69 p.
50.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Documento Preparatório do Projecto de Regulamentação para a Auto-construção Habitacional em Cabo Verde". Lisboa : LNEC, 1998. Relatório 127/98-NA. 58 p.
51.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Documento Preparatório do Projecto de Regulamentação para Habitação Evolutiva em Cabo Verde. Lisboa : LNEC, 1998. Relatório 126/98-NA. 44 p.
52.     - COELHO, António Baptista; PEDRO, J. Branco; MENEZES, Marluci – Participação do LNEC na Operação Arco-Íris - Resenha da Intervenção do LNEC até Novembro de 1997 - Proposta dos trabalhos a desenvolver. Lisboa : LNEC, 1998. Nota Técnica 1/98 – NA. 40 p.
53.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público - Resenha de Mesas Redondas sobre o tema. Lisboa : LNEC, 1998. Nota Técnica 2/98-NA. 77 p.
54.     - CORTES, Isabel Pinto; COELHO, António Baptista – Apresentação de Bibliografia sobre a Temática da Gestão Integrada de Parques Habitacionais. Lisboa : LNEC, 1998. Nota Técnica 3/98-NA. 95 p.
55.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis; FREITAS, M. João – Assuntos e Conceitos Apresentados no Encontro sobre Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público. Lisboa : LNEC, 1998. Nota Técnica 4/98-NA. 51 p.
56.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis; FREITAS, M. João – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público – Documento de Síntese e Estrutura”, Lisboa : LNEC, 1999. Proc. 086/01/13580. Nota Técnica 1/99-NA. 42 p.
57.     - CABRITA, António Reis; COELHO, António Baptista; PEREIRA, Álvaro Pires – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público – Panorâmica e reflexão sobre a realidade portuguesa. Lisboa : LNEC, 1999. Proc. 086/01/13580. Nota Técnica 2/99-NA. 56 p.
58.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público - Relato das visitas a experiências europeias. Lisboa : LNEC, 1999. Proc. 086/01/13580. Nota Técnica 3/99-NA. 51 p.
59.     - FREITAS, M.João; CABRITA, António Reis; COELHO, António Baptista – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público - Análise de casos portugueses”. Lisboa : LNEC, 1999. Proc. 086/01/13580. Nota Técnica 4/99-NA. 43 p.
60.     - COELHO, António Baptista; PEDRO J. Branco – A Futura Habitação Apoiada - Relato do Seminário sobre o Tema HABITAR. Lisboa : LNEC, 2000. Proc. 086/01/13758. Nota Técnica 1/00-NA. 21 p.
61.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis; MENEZES, Marluci – Gestão Integrada de Parques Habitacionais de Arrendamento Público - Acompanhamento da Aplicação de Medidas de Gestão. Lisboa : LNEC, 2000. Proc. 086/01/13580. Nota Técnica 310/00-NA. 35 p.
62.     - CABRITA, António Reis (resp. coord.), “A Futura Habitação Apoiada”. Proc. 086/01/13758. Relatório 75/00 – NA, 299 pp (intervenção na redacção dos Capítulos I, II e III).
63.     - COELHO, António Baptista; PEDRO J. Branco – Relatório intercalar de auto-avaliação do projecto Qualidade arquitectónica habitacional do plano de investigação programada do LNEC para 2001-2004. Lisboa : LNEC, 2000. Relatório 97/03-NAU. Proc.º 0806/11/14833 e Proc.º 0806/11/14834 32 p.
64.     - COELHO, António Baptista – Cooperação CMC/LNEC na área da Arquitectura Urbana do Programa Especial de Realojamento. Anos de 1998, 1999 e 2000. Proc.º 084/01/13585; Proc.º Interno 086/541/347. Relatório 176/01-NA (150 p.).
65.     - BAPTISTA, Jaime Melo; COELHO, António Baptista; PINELO, António; CASACA, João, “Política Editorial do LNEC, Relatório do Grupo de Trabalho. Janeiro de 2004, Doc. CC 766-02 (35 pág.).
66.     - COELHO, António Baptista; PEDRO J. Branco – Relatório de auto-avaliação do projecto qualidade arquitectónica habitacional do plano de investigação programada do LNEC para 2001-2004. Lisboa : LNEC, 2004. Relatório 363/04-DED. Proc.º 0806/11/14833 e Proc.º 0806/11/14834. 37 pág.
67.     - CABRITA, António Reis (resp. coord.) – A Futura Habitação Apoiada. Proc. 086/01/13758. Relatório 75/00 – NA. 299 p. (intervenção na redacção dos Capítulos I, II e III).
68.     COELHO, António Baptista; COELHO, António Leça; MENEZES, Marluci; CARVALHO, Fernanda Rodrigues; PLÁCIDO, Isabel – 3.ª Análise Retrospectiva do Parque Habitacional Financiado pelo INH, Anos de 1995 a 1998. Lisboa : LNEC, 2004. Relatório 239/04-NAU. 402 p. 178 fig. 10 quad., 8 gráf.
69.     - VILHENA, A.; COELHO, António Baptista; RODRIGUES, Eduardo; BENTO, João – Colaboração do LNEC na análise das condições de habitabilidade do edificado no Bairro do Alto da Cova da Moura. Avaliação das necessidades de reabilitação do edificado. Relatório conclusivo de interpretação dos dados recolhidos no levantamento de campo. Lisboa : LNEC, Setembro de 2008. Relatório 330/2008 – NAU.
70.     - COELHO, António Baptista – Análise das Condições de Habitabilidade do Edificado Existente no Bairro do Alto da Cova da Moura – Organização geral do estudo e pré-análise. Lisboa : LNEC, Julho de 2008. Relatório 247/2008 NAU.
71.     - PEDRO, João Branco; VILHENA, A.; BENTO, João; PAIVA, J. Vasconcelos; COELHO, António Baptista – Colaboração do LNEC na análise das condições de habitabilidade do edificado no Bairro do Alto da Cova da Moura. Método de avaliação das necessidades de reabilitação. Concepção, aplicação experimental e formação de técnicos avaliadores. Lisboa : LNEC, Março de 2008. Relatório 267/2008 NAU.
72.     - VILHENA, A.; COELHO, António Baptista – Colaboração do LNEC na análise das condições de habitabilidade do edificado no Bairro do Alto da Cova da Moura. Avaliação das necessidades de reabilitação do edificado. Relatório de síntese. Lisboa : LNEC, Novembro de 2008. Relatório 366/2008 – NAU.
73.     MENEZES, Marluci; COELHO, António Baptista; PEREIRA, Álvaro; PINHO, Ana – Relatório sobre o Plano de Habitação para Cabo Verde  Relatório 263/2010 – NESO.
74.     BAIÃO, Manuel Camacho; et al - Parecer sobre as anomalias construtivas e funcionais nas Torres 1 e 2 do Alto da Eira em Lisboa, Lisboa, LNEC, Relatório 19/2011 - NTC.  
75.     COELHO, António Baptista; COELHO, António Leça; PLÁCIDO, Isabel; PEDRO, João Branco; PINHO, Ana – Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC – Áreas de intervenção, Lisboa, LNEC, Relatório 48/2011-NAU, Março 2011, 38 págs.
76.     COELHO, António Baptista; PEDRO, João Branco; COELHO, António Leça – 2.ª Análise Retrospectiva do Parque Financiado pelo INH nos anos de 1989/95, Lisboa, LNEC, Relatório 115/2011-NAU, Abril 2011, 81 págs. Lisboa, LNEC, Relatório 176/2011-NAU, Maio 2011, 93 págs..
77.     COELHO, António Baptista - Qualidade Arquitectónica e Satisfação Residencial na Habitação de Interesse Social em Portugal no final do Século XX, Lisboa, LNEC, Relatório 176/2011-NAU, Maio 2011, 93 págs.
78.     COELHO, António Baptista - Maior visibilidade para as edições do LNEC, Lisboa, LNEC, Relatório 413/2011 - DED/NAU, Dezembro 2011, 24 págs.
79.     Alto da Eira - Análise dos inquéritos à satisfação residencial , Lisboa, LNEC, Relatório ... (completar referência)

Artigos em revistas/Articles (quando não indicada, a autoria é exclusiva de António Baptista Coelho):

80.     - Estudo sobre Espaços Exteriores em Novas Áreas Residenciais, Documento-Base 2: Os espaços exteriores de uma nova área residencial e o comportamento humano. BIT - Boletim de Informação Técnica. 320. 2.º trimestre. (1986), 5 p. muito ilustradas.
81.     - AGUIAR, José; COELHO, António Baptista – Um novo quartel sede de bombeiros em Chaves. Revista Engenharia & Arquitectura. Ano 4. 24. (Dez./Jan. de 1991), 6 p., 5 fig.
82.     - AGUIAR, José; COELHO, António Baptista – Seis moradias bifamiliares em banda no Cêrro das Mós, Lagos. Revista Engenharia & Arquitectura. Ano 5. 25 (Fe./Mar. de 1991), 4 p., 6 fig.
83.     - COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – No exterior também se habita. Revista Engenharia & Arquitectura. Ano 5. 25. (Fe/Mar. de 1991), 17 p., 60 fig.
84.     - Prémio INH: A Habitação na Praça Pública. Jornal Arquitectos. 129. (Novembro de 1993), 8p.
85.     - É preciso integrar a Habitação Social na continuidade urbana. Revista Sociedade e Território. 20. (Maio de 1994), 18 p. ilustradas.
86.     - REIS CABRITA, António; FREITAS, M. João; COELHO, António Baptista; MENEZES Marluci; PEDRO J. Branco – Análise e Avaliação da Qualidade Residencial. Revista Sociedade e Território. 25/26. (Fevereiro de 1998), 9p. ilustradas.
87.     - Apropriação e Satisfação Residencial. Revista Sociedade e Território. 25/26. ( Fevereiro de 1998), 10 p. ilustradas.
88.     - A Satisfação Residencial – uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) realizada no LNEC. Revista Urbanismo. 1. (Outono de 1998), 6p. ilustradas.
89.     - Qualidade do Espaço Público e da Imagem Urbana Revista Urbanismo, 5. (Primavera de2000), 14p. ilustradas.
90.     - Criação do Grupo Habitar. Jornal Semanário Económico. (20 de Julho 2001), 1 p.
91.     O Grupo Habitar, temas e iniciativas. Jornal Semanário Económico (27 de Julho 2001), 1 p.
92.     - Grupo Habitar. Revista Urbanismo. 9. (Verão 2001), 4 p.
93.     - Prémio INH e qualidade habitacional. Revista Construção & Obras pública e Jornal Semanário Económico. 798. (26 de Abril 2002). 4 p.
94.     - Prémio INH e qualidade habitacional. Revista Habitar Hoje. Ano II. 7. (Junho 2002), 2 p
95.     - Prémio INH e dinamização das boas práticas habitacionais. Revista Urbanismo. Ano 5. 12 (Verão 2002), 12 p.
96.     - O Habitar Vivo: entre a objectividade e a criatividade. In NUTAU´2002. Sustentabilidade, Arquitectura e Desenho Urbano – Seminário Internacional. 31 p.
97.     - Notícias do Grupo Habitar. Revista Habitar Hoje. Ano III. 9. (Dezembro 2002), 3 p.
98.     - Fundação do Grupo Habitar. Revista Habitar Hoje. Ano III. 10. (Abril de 2003), 4 p., 4 fig.
99.     - Grupo Habitar – Trabalhos feitos e trabalhos previstos. Revista Habitar Hoje. Ano III. 11. (Agosto de 2003), 3 p., 5 fig.
100.  - Habitar com qualidade e urbanidade. Revista Habitar Hoje. Ano IV. 12. (Dezembro de 2003), 3 p., 5 fig.
101.  - Norbiceta, Ponte da Pedra, Novembro de 1998 a Dezembro de 2003 – 5 anos, da ideia à concretização de uma parte de cidade. CHEBI Notícias – Boletim Informativo da CHE As Sete Bicas. 76. (Dezembro de 2003). 2 p., 5 fig.
102.  - Eleições no Grupo Habitar, APPQH e actividades para 2004. Revista Habitar Hoje. Ano IV. 13. (Abril de 2004), 2 p., 5 fig.
103.  - 1.ª Conferência do Grupo Habitar APPQH, Habitar e Requalificar a Cidade. Revista Habitar Hoje. Ano IV. 14. (Agosto de 2004), 2 p., 2 fig.
104.  - Habitação como veículo de integração social e urbana (entrevista). Revista País Positivo. 2. (Novembro de 2004), 2 p., 2 fig.
105.  - LNEC e Grupo Habitar, em São Paulo, no NUTAU 2004. Revista Habitar Hoje. Ano IV. 15. (Novembro de 2004), 3 p., 7 fig.
106.  - Cidade viva, habitação sonhada. Revista Habitar Hoje, Ano V. 16. (Março de 2005), 3 p., 4 fig.
107.  - 2005, ano de dinamização do Grupo hHabitar. Revista Habitar Hoje, Ano V. 17. (Junho de 2005), 2 p., 6 fig.
108.  - O Grupo Habitar com a GEBALIS em Abril de 2005. INH Notícias. 30. (Julho 2005), 4 p., 10 fig.
109.  - Mundos citadinos que é urgente conhecer/fazer melhor. Revista Urbanismo. Ano 8. 21. (Verão 2005), 1 p.
110.  - Sustentabilidade residencial e regeneração urbana, duas novas frentes da iniciativa cooperativa habitacional. Revista Habitar Hoje. Ano V. 18. (Setembro de 2005), 3 p.,
7 fig.
111.  - Por uma cidade habitada. Revista Urbanismo, Ano 8. 22. (Outono 2005), 1 p.
112.  - Grupo Habitar. NHC Informa. 55. (Novembro 2005), 1 p.
113.  - Os idosos na Cidade e a Cidade envelhecida: 3.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar. Revista Habitar Hoje. Ano VI. 19. (Janeiro de 2006), 1 p., 4 fig.
114.  - Editorial: Humanização e vitalização do espaço público. Cadernos Edifícios 04. ( Março de 2006), 15 p.
115.  - Espaços públicos vivos e caracterizados – Qualidade do espaço público e da imagem urbana. Cadernos Edifícios 04, ( Março de 2006), 33 p., 18 fig.
116.  - O Grupo Habitar com o INH em Lisboa, com o Prof. Ribeiro Telles no Jardim da Gulbenkian e com a CM de Évora no Colégio do Espírito Santo. Revista Habitar Hoje, Ano VI. 20. (Abril de 2006), 2 p., 6 fig.
117.  - TERESO, Manuel; COELHO, António Baptista – Cooperativas e qualificação urbana: Urbanização Cooperativa do Vale Formoso (Lisboa). Revista Habitar Hoje, Ano VI. 20. (Abril de 2006), 2 p.
118.  - Fazer boa arquitectura habitacional bem integrada na cidade – e a propósito de uma pequena síntes da HCC cooperativa. Revista Habitar Hoje. Ano VI. 20. (Abril de 2006), 3 p.
119.  - José Barreiros Mateus: habitação, cidadania e amizade. In “José Mateus – O Homem, o Cooperativista, o Sonho e a Obra, Germina – Cooperativa de Ideias e Eventos, Abril de 2006. 3 p.
120.  - Habitar o espaço público com sustentabilidade – 2.ª Conferência Habitar, Faro, 25 de Março de 2006. Revista Habitar Hoje, Ano VI. n.º 21. (Julho de 2006), 3 pág., 7 fig.
121.  - 18.ª Edição do Prémio INH. Indústria da Construção, n.º 264, Julho/Agosto de 2006 (7 pág., 10 fig.).
122.  - O habitar para grupos socioculturais específicos – membros dos Governos de Angola e Portugal em visita de trabalho a um conjunto habitacional da NHC concebido para a etnia cigana. Revista Habitar Hoje, Ano VI. n.º 22. (Novembro de 2006), 1 pág., 4 fig.
123.  - Os idosos e as cidades envelhecidas – para discussão do GH em Coimbra com a OE e em Lisboa com o INH. Habitar Hoje, Ano VI, n.º 22, Novembro de 2006 (2 pág., 6 fig.).
124.  - Um sentido para a vida, uma vida em comunidade: José Barreiros Mateus. Revista Habitar Hoje, Ano VII. n.º 23. (Janeiro de 2007), 1 pág., 1 fig.
125.  - Cidades sustentáveis I: Caminhos de aprofundamento. Revista Habitar Hoje, Ano VII, n.º 23, Janeiro de 2007 (4 pág., 4 fig.).
126.  - Mais e melhor habitação e cidade. Revista Cubo, n.º 9. (23 Fevereiro de 2008), 1 pág., 3 fig.
127.  - Cidades Humanizadas I: Notas de enqudramento sobre uma cidade humanizada. Revista Habitar Hoje, Ano VIII. n.º 26. (Abril de 2008), 3 pág., 3 fig.
128.  - Mais e melhor habitação, mais e melhor cidade. NHC Informa. n.º 63, Boletim da Nova Habitação Cooperativa. (Abril de 2008), 1 pág., 2 fig.
129.  - A Arquitectura e o Problema Português da Habitação, 1948-2008. Arquitectos, Ano XVI. n.º 185, Boletim da Ordem dos Arquitectos. (Junho de 2008), 1 pág., 4 fig.
130.  - Cidades Humanizadas II: Fazer cidade com ruas vivas e solidárias. Revista Habitar Hoje, Ano VIII. n.º 27. (Julho de 2008), 2 pág., 3 fig.
131.  - Cidades Humanizadas III: Vizinhanças amigáveis, um desígnio fundamental. Revista Habitar Hoje, Ano VIII. n.º 28. (Outubro de 2008), 3 pág., 3 fig.
132.   – Humanizar o habitar e a cidade. Revista Cadernos do Território 02, Março/Abril 2009, edição Construir Ideias – Plataforma de Reflexão Estratégica, Grupo de Trabalho do Território e do Desenvolvimento Urbano.
133.  Sobre a primeira fase da habitação de interesse social (HIS), entre 1919 e 1972, Risco, Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, número 10 segundo semestre de 2009; (em papel) ISSN 1679-3498, (on line) ISSN 1984-4506, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - EESC-USP, São Carlos, São Paulo http://arquitetura.eesc.usp.br/revista_risco/Risco10-pdf/00_sumario_risco10.pdf
134.  Comentários sobre a natureza da qualidade arquitectónica residencial PEDRO, J. Branco;  BOUERI, J. Jorge (Coord.). Cadernos Edifícios n.º 7 – Qualidade espacial e funcional da habitação. Lisboa: LNEC, 2012, pp. 155 a 178.
135.  A humanização do habitar e da cidade na nova Travessa do Sargento Abílio - PER Travessa Sargento Abílio (Paulo Tormenta Pinto) - Revista Passagens n.º 1, Programa de Doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos - Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Lisboa, Caleidoscópio, janeiro 2013pp. 178 a 183.
136.  Passagens urbanas, permanências residenciais e aspectos de vizinhança na nova Rua Issan Sartawi - PER Buraca (Ana Lúcia Barbosa) - Revista Passagens N.º 1,  Programa de Doutoramento Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos - Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Lisboa, Caleidoscópio, janeiro 2013, pp. 184 a 189.
137.  Sobre a razão de ser e os objetivos do 2.º CIHEL e 1.º CCRSEEL – Livro de Atas 2.º CIHEL 1.º CCRSEEL 2013 – Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, LNEC, 2013, pp. 27 a 32.
138.  COELHO, António Baptista; TERESO, Manuel – A solução habitacional cooperativa em Portugal: três décadas de casos de referências , potencialidades e situação atual – Livro de Atas 2.º CIHEL 1.º CCRSEEL 2013 – Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, LNEC, 2013, pp. 162 e 163.
139.  PEDROSA, Critsina; HEITOR, Teresa Valsassina; COELHO, António Baptista – Requalificação física do espaço público de conjuntos de habitação de interesse social – estudo para uma metodologia de análise do projecto de arquitectura – Livro de Atas 2.º CIHEL 1.º CCRSEEL 2013 – Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Lisboa, LNEC, 2013, pp. 136 e 137.
140.  Uma cidade e uma habitação mais amigas das crianças, Salud Ambiental - Rev. salud ambient. 2013;13(1):65-70 – COMPLETAR E REVER
141.  Influência da intervenção no espaço público na reabilitação do espaço urbano e edificado – revista na www, Território, da Rede do Território – Instituto do Território (no prelo).

ARTIGOS NA INFOHABITAR (http://infohabitar.blogspot.com), (por regra a autoria é única de António Baptista Coelho, apresentação feita de 2005 a 2013:

2005

142.  - Inauguração do INFOHABITAR, in Infohabitar, 21 de Fevereiro de 2005, 2 pág.
143.  - 1º Congresso de Habitação Social, sobre o tema geral "Habitação Social: que futuro?, in Infohabitar, 23 de Fevereiro de 2005, 2 pág.).
144.  - Sobre as cidades e os idosos, in Infohabitar, 28 de Fevereiro de 2005, 1 pág.
Onde acaba a identidade e começa o turismo?, in Infohabitar, 4 de Março de 2005, 1 pág.
145.  - Dos bairros do crime ao verdadeiro problema da habitação , in Infohabitar, 9 de Março de 2005, 2 pág.
146.  - Habitação sem cidade algumas notas de sobre um texto do Arq. Luis Fernández-Galiano, in Infohabitar, 13 de Março de 2005,1pág.
147.  - Por uma cidade habitada , in Infohabitar,16 de Março de 2005, 2 pág., 1 fig.
148.  - As cidades são os locais mais desejáveis para viver e trabalhar I - textos de Adrian M. Joyce comentados, in Infohabitar, 29 de Abril de 2005, 3 pág.
149.  - Mundos citadinos, mundos desconhecidos que é urgente conhecer melhor e fazer melhor – I, in Infohabitar, 11 de Abril de 2005, 1 pág.
150.  - Mundos citadinos que é urgente conhecer/fazer melhor – II , in Infohabitar, 12 de Abril de 2005, 1 pág.
151.  - As cidades são os locais mais desejáveis para viver e trabalhar II objectivos/desafios e alguns comentários sobre textos de Adrian M. Joyce, in Infohabitar, 17 de Maio de 2005, 6 pág., 1 fig.
152.  - Mundos citadinos que é urgente conhecer/fazer melhor – III , in Infohabitar, 24 de Maio de 2005, 2 pág., 1 fig.
153.  - Cidade e sedução I , in Infohabitar, 9 de Junho de 2005, 2 pág., 1 fig.
154.  - Casas como bosques – I , in Infohabitar, 16 de Junho de 2005, 2 pág., 1 fig.
155.  - Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos I e II): vizinhanças de proximidade, sequências, sítios únicos e níveis de privacidade , in Infohabitar, 2 de Julho de 2005, 3 pág., 4 fig.
156.  - Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos III e IV): eixos urbanos habitados, pormenorizados, estimulantes e conviviais , in Infohabitar, 11 de Julho de 2005, 3 pág., 4 fig.
157.  - Humanização e vitalização do espaço público (tópicos v e vi): vizinhanças reforçadas, clareza de ordenamento e escala humana , in Infohabitar, 18 de Julho de 2005, 4 pág., 4 fig.
158.  - Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos VII e VIII): integração entre interior e exterior, pormenorização, protagonismo do verde urbano e caracterização , in Infohabitar, 27 de Julho de 2005, 3 pág., 4 fig.
159.  - Humanização e vitalização do espaço público (Tópicos IX e X): paisagem urbana modelada, marcada pela pequena escala em espaços amigos das crianças e dos idosos , in Infohabitar, 28 de Julho de 2005, 3 pág., 7 fig.
160.  - Entre o lugar da casa e os lugares da cidade , in Infohabitar, 10 de Agosto de 2005, 4 pág., 2 fig.
161.  - Sentidos lugares I – algumas notas sobre o verde urbano , in Infohabitar, 21 de Agosto de 2005, 4 pág., 5 fig.
162.  - Sentidos lugares II – algumas notas gerais sobre a integração , in Infohabitar, 24 de Agosto de 2005, 4 pág., 3 fig.
163.  - Sentido do lugar – I, em memória de Fernando Távora , in Infohabitar, , 4 de Setembro de 2005, 3 pág., 4 fig.
164.  - Casas envolventes e vivas (I) , in Infohabitar, 11 de Setembro de 2005, 3 pág., 1 fig.
165.  - Da arquitectura dos sítios e das paisagens – e a propósito um grande texto de Aquilino Ribeiro , in Infohabitar, 15 de Setembro de 2005, 4 pág., 4 fig.
166.  - As grandes cidades e a origem das cidades , in Infohabitar, 22 de Setembro de 2005, 4 pág., 2 fig.
167.  - Qualidade na habitação: arquitectura, cidade e gestão , in Infohabitar, 4 de Outubro de 2005, 4 pág., 3 fig.
168.  - O habitar é técnica e poesia I – inclui poema de António Ramos Rosa , in Infohabitar, 4 de Outubro de 2005, 2pág., 1 fig.
169.  - Infohabitar/actualidades – Património mundial, Macau , in Infohabitar, 9 de Outubro de 2005, 1 pág.1 fig.
170.  - Um novo PER – Programa Especial de Regeneração habitacional e urbana , 27 de Outubro de 2005, 5 pág., 4 fig.
171.  - Urgência e complexidade da regeneração de bairros sociais e outros espaços urbanos degradados , in Infohabitar, 8 de Novembro de 2005, 6 pág., 5 fig.
172.  - Os idosos na cidade e a cidade envelhecida – Sessão Técnica do Grupo Habitar , in Infohabitar, 28 de Novembro de 2005, 7 pág., 7 fig.
173.  - (em co-autoria com Maria Celeste Ramos) Espírito do Lugar – um artigo gémeo de Celeste Ramos e Baptista Coelho , in Infohabitar, 26 de Dezembro de 2005, 5 pág. 3 fig.
  1. - Editorial e Índice do Infohabitar em 2005 , in Infohabitar, 31 de Dezembro de 2005, 3 pág.

2006

175.  - Hestnes Ferreira, Teotónio Pereira e Teixeira Trigo: sessão do Grupo Habitar com o Instituto Nacional de Habitação , in Infohabitar, 8 de Fevereiro de 2006, 8 pág. 9 fig.
176.  - (em co-autoria com Pedro Baptista Coelho) Infohabitar/reportagem: com Gonçalo Ribeiro Telles no Jardim da Gulbenkian , in Infohabitar, 26 de Fevereiro de 2006, 4pág., 10 fig.
177.  - (em co-autoria com Maria Celeste Ramos) As sociedades envelhecem, mas somos humanos , in Infohabitar, 2 de Março de 2006, 5 pág. 2 fig.
178.  - (ilustração do Maria Celeste Ramos) A Cidade e o Carnaval, festa de antecipação do Equinócio da Primavera , in Infohabitar, 10 de Março de 2006, 3 pág. 2 fig.
179.  - 5.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar - Évora: Os idosos e a cidade envelhecida, in Infohabitar, 14 de Março de 2006, 4 pág. 9 fig.
180.  - Notas ribeirinhas de Lisboa , in Infohabitar, 22 de Março de 2006, 7 pág. 9 fig.
181.  - Habitar o espaço público com sustentabilidade, notas da 2ª Conferência Habitar, Faro, 25 de Março de 2006 , in Infohabitar, 23 de Abril de 2006, 9 pág. 17 fig.
182.  - Finalmente a conclusão da Bouça, de Siza Vieira, pela iniciativa cooperativa , in Infohabitar, 17 Abril de 2006, 3 pág. 5 fig.
183.  - (em co-autoria com Maria Celeste Ramos) Qualidade do ambiente urbano I – a natureza às portas da cidade , in Infohabitar, 1 de Maio de 2006, 7 pág., 7fig.
184.  - O 8º Congresso do Cooperativismo Habitacional, FENACHE: programa e reportagem fotográfica, in Infohabitar, 14 de Maio de 2006, 10 pág., 10 fig.
185.  - Conclusões do 8º Congresso do Cooperativismo Habitacional, FENACHE , in Infohabitar, 20 de Maio de 2006, 8 pág., 8 fig.
186.  - O Prémio INH, algumas notas, in Infohabitar, 28, de Maio de 2006, 3 pág.
187.  - Prémio Instituto Nacional de Habitação 2006: candidaturas cooperativas , in Infohabitar, 4 de Junho de 2006, 3 pág., 6 fig.
188.  - Prémio Instituto Nacional de Habitação 2006: candidaturas municipais e de entidade pública empresarial , in Infohabitar, 11 de Junho de 2006, 6pág. 14fig.
189.  - Prémio Instituto Nacional de Habitação 2006: as candidaturas da promoção privada, parte I, in Infohabitar, 17 de Junho de 2006, 7pág., 17 fig.
190.  - Prémio INH 2006: candidaturas da promoção privada, parte II, in Infohabitar, 23 de Junho de 2006, 5 pág., 16 fig.
191.  - Humanização e vitalização do espaço público: Cadernos Edifícios (N.º 4 ) , in Infohabitar, 27 de Junho de 2006, 3 pág. 2 fig.
192.  - (em co-autoria com Maria Celeste Ramos) Premiados e mencionados no Prémio INH 2006 , in Infohabitar, 3 de Julho de 2006, 10 pág., 18 fig.
193.  - Outros destaques no Prémio INH 2006 , in Infohabitar, 9 de Julho de 2006, 9 pág., 19 fig.
194.   - Sobre a humanização do espaço público , in Infohabitar, 10 de Agosto de 06, 8 pág. 7 fig.
195.  - (em co-autoria com Pedro Baptista Coelho) Uma viagem pela nova arquitectura na Universidade de Aveiro: reportagem fotográfica informal , in Infohabitar, 1 de Setembro de 2006, 7 pág. 16 fig.
196.  - Opiniões de Nuno Portas sobre o espaço público (relato), in Infohabitar, 15 de Setembro de 2006, 15 pág., 5 fig.
197.  - (em co-autoria com Marluci Menezes) A investigação em arquitectura e urbanismo e em ecologia social no LNEC, parte I , in Infohabitar, 9 de Novembro de 2006, 18 pág. 10 fig.
198.  - A propósito da iniciativa “Por um Território Sustentável” , in Infohabitar, 29 de Novembro de 2006, 9 pág., 15 fig.
199.  - José Barreiros Mateus - Um sentido para a vida, uma vida em comunidade , in Infohabitar, 7 de
200.  Dezembro de 2006, 2 pág., 1 fig.
201.  - Análise Retrospectiva/Avaliação Pós-Ocupação (APO) habitacional desenvolvida e aplicada pelo LNEC , in Infohabitar, 14 de Dezembro 2006, 16 pág., 11 fig.

2007

202.  - Cidades humanizadas e sustentáveis: alguns caminhos de aprofundamento , in Infohabitar, 4 de Janeiro de 2007, 12 pág., 8 fig.
203.  - (em co-autoria com António Novais) Sobre a humanização do habitar e o cooperativismo – uma primeira “conversa escrita”, in Infohabitar, 11 de Janeiro de 2007, 8 pág., 4 fig.
204.  - Requalificar e habitar uma cidade amigável (I), Coimbra 11 Janeiro 2007 , in Infohabitar, 25 de Janeiro de 2007, 13 pág., 16 fig.
205.  - (em co-autoria com José Coimbra) Prémio Europeu de Energia Sustentável 2007 para projecto europeu SHE e conjunto residencial cooperativo na Ponte da Pedra , in Infohabitar, 8 de Fevereiro de 2007, 16 pág., 15 fig.
206.  - Regulamentação térmica e sustentabilidade na habitação - relato com intervenções de Fausto Simões e Pina dos Santos, in Infohabitar, 1 de Março de 2007, 13 pág., 14 fig.
207.  - Humanização do habitar: algumas reflexões, in Infohabitar, 15 de Março de 2007, 8 pág., 10 fig. .
208.  - Sobre o Grupo Habitar, um pouco de passado e de futuro, in Infohabitar, 22 de Março de 2007, 20 pág., 21 fig.
209.  - Sobre o Bairro de Alvalade de Faria da Costa: um exemplo bem actual de sustentabilidade urbana e residencial , in Infohabitar, 30 de Março de 2007, 13 pág., 10 fig.
210.  - Análise arquitectónica residencial do Bairro de Alvalade e designadamente das suas “células sociais” , in Infohabitar, 6 de Abril de 2007, 15 pág., 16 fig.
211.  - Cidades desejadas e seguras (I): o problema da habitação tornou-se o problema da cidade, in Infohabitar, 13 de Abril de 2007, 8 pág., 10 fig.
212.  - Cidade e Habitação Apoiadas (I): Alguns aspectos de enquadramento, in Infohabitar, 3 de Maio de 2007, 6 pág., 6 fig.
213.  - Cidade e habitação apoiadas (II) , in Infohabitar, 25 de Maio de 2007, 2 pág., 3 fig.
214.  - 20 Anos de habitação social portuguesa, in Infohabitar, 7 de Junho de 2007, 16 pág., 10 fig.
215.  - O livro “Criar Cidades Sustentáveis”, de Herbert Girardet – apresentação de , in Infohabitar, 5 de Julho de 2007, 8 pág., 3 fig.
216.  - À volta da cidade: sobre cidades verdadeiramente habitadas e amigáveis , in Infohabitar, 12 de Julho de 2007, 12 pág., 8 fig.
217.  - (Júri do Prémio INH/IHRU 2007) PRÉMIO INH/IHRU 2007 – 19ª EDIÇÃO , in Infohabitar, 19 de Julho de 2007, 11 pág., 12 fig.
218.  - Cooperativas de habitação, reabilitação e sustentabilidade , in Infohabitar, 9 de Agosto de 2007, 11 pág., 12 fig.
219.  - Cooperativas de habitação e adequação de espaços de vizinhança e domésticos , in Infohabitar, 17 de Agosto de 2007, 8 pág., 8 fig.
220.  - Notas sobre a integração urbana e paisagística , in Infohabitar, 23 de Agosto de 2007, 9 pág., 11 fig.
221.  - Humanização e densificação urbana , in Infohabitar, 30 de Agosto de 2007, 16 pág., 17 fig.
222.  - Um prémio residencial formativo , in Infohabitar, 6 de Setembro de 2007, 8 pág., 6 fig.
223.  - Sobre uma cidade naturalmente segura, in Infohabitar, - 20 de Setembro de 2007, 23 pág., 10 fig.
224.  - Quinzena da Habitação e o Habitar e a História, de 11 a 17 Outubro 2007 - , in Infohabitar, 27 de Setembro de 2007, 12 pág., 9 fig.
225.  - A qualidade do habitar, no início do século XXI, na Europa – I, in Infohabitar, 11 de Outubro de 2007, 9 pág., 6 fig.
226.  - Promoção da Qualidade do Habitar, Coimbra 11 de Outubro de 2007 , in Infohabitar, 19 de Outubro de 2007, 12 pág., 9 fig.
227.  - O habitar, da proto-história aos romanos – Paços de Ferreira 12 e 13 de Outubro , in Infohabitar, 25 de Outubro de 2007, 20 pág., 27 fig.
228.  - Relação entre o Habitar e a História - I , in Infohabitar, 2 de Novembro de 2007, 6 pág., 4 fig.
229.  - Adequação, diversidade e inovação nas soluções de habitar, da casa à cidade – parte I: enquadramento, meio urbano, tipos de edifícios e de conjuntos de edifícios, espaços e serviços comuns, multifamiliares e unifamiliares inovadores , in Infohabitar,16 de Novembro de 2007, 14 pág., 6 fig.
230.  - Adequação, diversidade e inovação nas soluções de habitar, da casa à cidade – parte II: adaptabilidade, satisfação dos moradores, e vantagens cooperativas , in Infohabitar, 22 de Novembro de 2007, 16 pág., 10 fig.
231.  - As cidades em crise são as cidades desejáveis, in Infohabitar, 6 de Dezembro 2007, 16 pág., 11 fig.
232.  - O Grupo Habitar, os primeiros quatro anos e um pouco de futuro - I, in Infohabitar, 13 de Dezembro de 2007, 20 pág., 15 fig.
233.  - O Grupo Habitar, os primeiros quatro anos e um pouco de futuro – II, in Infohabitar, 20 de Dezembro de 2007, 13 pág., 10 fig.
234.  - Alvalade, de Faria da Costa. uma cidade na cidade - o mistério de Alvalade, I , in Infohabitar, 28 Dezembro de 2007, 13 pág., 5 fig.

2008

  1. - Alvalade, de Faria da Costa. uma cidade na cidade - o mistério de Alvalade, II , in Infohabitar, 10 de Janeiro de 2008, 15 pág., 8 fig.
  2. - Alvalade, de Faria da Costa. uma cidade na cidade - o mistério de Alvalade, III , in Infohabitar, 17 de Janeiro de 2008, 18 pág., 11 fig.
  3. - Algumas definições I, da “habitação” ao “engenho” , in Infohabitar, 24 de Janeiro 2008, 7 pág., 6 fig.
  4. - Cidades vivas, cultas e criativas I , in Infohabitar, 17 de Fevereiro de 2008, 3 pág., 7 fig.
  5. - Paisagem I: sobre a natureza da paisagem , in Infohabitar, 24 de Fevereiro de 2008, 6 pág., 6 fig.
  6. - Paisagens II: algumas notas sobre a árvore na cidade , in Infohabitar, (sobre palestra de Maria Celeste Ramos), 9 de Março de 2008, 6 pág., 4 fig.
  7. - Mais e melhor habitação, mais e melhor cidade , in Infohabitar, 16 de Março de 2008, 6 pág., 7 fig.
  8. - Arquitectura, Ciências Humanas e Habitar, 3.ªConferência Alargada do Grupo Habitar, 31 de Março de 2008 na UNL"O diálogo entre Arquitectura e Ciências Sociais Humanas na construção do Habitar - I", in Infohabitar, 23 de Março de 2008, 5 pág., 3 fig.
  9. Sobre os jardins e o habitar (i) notas iniciais e um primeiro enquadramento , in Infohabitar, 12 de Maio de 2008, 6 pág., 6 fig.
  10. - Vitalizar a cidade e oferecer novas formas de habitar (I). Uma introdução à oferta de pequenas unidades residenciais em zonas urbanas centrais , in Infohabitar, 1 de Junho de 2008, 9 pág., 7 fig.
  11. - Novas formas de habitar (II): Unidades residenciais , in Infohabitar, 8 de Junho de 2008, 10 pág., 9 fig.
  12. - Os jardins e o habitar (II) , in Infohabitar, (textos da London Tree Officers Association), 22 de de Junho de 2008, 9 pág., 8 fig.
  13. - Novas soluções habitacionais (III) , in Infohabitar, 6 de Julho de 2008, 8 pág., 5 fig.
  14. - Realojamento e (des)contentamento: a integração da habitação social I – estigmas e êxitos de uma importante forma de promoção habitacional, in Infohabitar, 13 de Julho de 2008, 8 pág., 4 fig.
  15. - A integração da habitação social II – importância e complexidade da integração social, in Infohabitar, 26 de Julho de 2008, 6 pág. 2 fig.
  16. - Arquitectura e Habitação: velhos aliados – a Arquitectura e o Problema Português da Habitação, 1948-2008, in Infohabitar, 1 de Agosto de 2008, 5 pág., 4 fig.
  17. - O bom-habitar I : uma introdução ao bom-habitar do bairro, da vizinhança e do edifício , in Infohabitar, 10 de Agosto de 2008, 6 pág., 6 fig.
  18. - O bom-habitar II : alguns comentários iniciais e algumas perplexidades , in Infohabitar, 18 de Agosto de 2008, 6 pág., 3 fig.
  19. - Sobre o que faz o bom-habitar III: algumas sínteses e ainda, e sempre, as perplexidades , in Infohabitar, 25 de Agosto de 2008, 5 pág., 3 fig.
  20. - Escala humana e bom-habitar – O bom-habitar IV, sobre uma matéria das mais importantes; a fundamental e ampla questão da escala , in Infohabitar, 1 de Setembro de 2008, 6 pág., 4 fig.
  21. - Cidades da viagem e do estar: o caso de Barcelona I, in Infohabitar, 7 de Setembro de 2008, 5 pág., 7 fig.
  22. - Algumas palavras sobre a HCC, sobre o INH, sobre o Prémio INH e sobre dois amigos: o Defensor de Castro e o Hermano Vicente, (um texto de muitos, e muito ilustrado), 14 de Setembro de 2008, 11 pág., 20 fig.
  23. - (em co-autoria com Bruno Marques) Arquitectura Sustentável Futuro com[ ]passado - Conferência do NAAV e do Grupo Habitar a 3 e 4 Outubro de 2008 na Universidade de Aveiro , in Infohabitar, 21 de Setembro de 2008, 7 pág., 3 fig.
  24. (organização) O problema da habitação e o I Congresso Nacional de Arquitectura, textos de Nuno Teotónio Pereira, et al, in Infohabitar, 6 de Outubro de 2008, 16 pág.
  25. - Arquitectura sustentável: além do ambiente , in Infohabitar, 13 de Outubro de 2008, 15 pág., 9 fig. .
  26. - Arquitectura Sustentável, 3 e 4 de Outubro 2008: Relato I, in Infohabitar, 20 de Outubro de 2008, 20 pág., 10 fig. .
  27. - Arquitectura Sustentável, 3 e 4 de Outubro 2008: Relato II, in Infohabitar, 27 de Outubro de 2008, 18 pág., 15 fig.
  28. - Sobre as fundamentais vizinhanças amigáveis I , in Infohabitar, 3 de Novembro de 2008, 4 pág., 3 fig.
  29. - Série habitar e viver, I: A importância de um verdadeiro habitar , in Infohabitar, 17 de Novembro de 2008, 9 pág., 7 fig.
  30. - Série habitar e viver (melhor), II: viver bem em casa ou viver bem num dado espaço urbano. , in Infohabitar, 24 de Novembro de 2008, 5 págs., 5 figs.
  31. - Série habitar e viver (melhor), III: muito se passa nos espaços de relação, entre o bairro e a habitação. , in Infohabitar,, 15 de Dezembro de 2008, 5 págs., 4 figs.
266.  - A NHC, Nova Habitação Cooperativa e os Prémios INH-IHRU: Alguns casos urbanos e habitacionais de referência, in Infohabitar,, 22 Dezembro de 2008, 12 págs., 12 figs.
2009
267.   Série habitar e viver (melhor), IV: uma cidade diversa, feita de bairros e limiares - António Baptista Coelho (4 Jan. 09, 7 págs., 5 figs.).
268.  Equipar o habitar, habitar os equipamentos – requalificar os equipamentos sociais - António Baptista Coelho (9 Fev. 09, 6 págs., 7 figs.)
269.  Uma cidade atraente feita de densidades vitalizadoras - António Baptista Coelho (16 Fev., 09, 6 p., 3 fig.).
270.  Novos caminhos da habitação - António Baptista Coelho (16 Mar. 09, 5 págs., 6 figs.)
271.  Algumas, poucas, palavras sobre o arquitecto Nuno Teotónio Pereira e convite para as 1as Jornadas Técnicas do NAU e do GH e o acto de cedência ao LNEC do acervo documental sobre habitação e urbanismo de Nuno Teotónio, um texto de muitos, cujo relator foi o António Baptista Coelho (23 Mar. 2009, 8 págs., 8 figs).
272.  Série habitar e viver (melhor), VI: mais espaço ou melhores espaços residenciais - António Baptista Coelho (6 Abr. 09, 6 págs., 4 figs.)
273.  1as Jornadas Técnicas do NAU e do GH - 31 Março 2009 LNEC - relato de António Baptista Coelho (13 Abr. 09, 8 págs., 12 fig.).
274.  Apropriação ou representação na habitação - António Baptista Coelho (20 Abr. 09, 5 págs., 4 figs.)
275.  Qualidade Arquitectónica e Satisfação Residencial, Parte I - artigo de António Baptista Coelho (27 Abr. 2009, 12 págs., 10 figs.).
276.  Qualidade Arquitectónica e Satisfação Residencial, Parte II - artigo de António Baptista Coelho (4 Mai. 2009, 9 págs., 5 figs.).
277.  “Maus” bairros, “bons” bairros: aprofundar as boas práticas de habitação social - António Baptista Coelho (18 Mai. 09, 6 págs., 5 figs.)
278.  Regenerar integrando, Viseu, 2 de Julho 2009 - divulgação de sessão e visita (Infohabitar n.º 250, 14 Jun. 09, 3 págs., 3 figs.).
279.  Habitação de interesse social em Portugal: 1988 – 2005 - apresentação de livro (Infohabitar n.º 251, 21 Jun. 09, 7 págs., 6 figs. - contém apresentação do livro “Habitação de interesse social em Portugal: 1988 – 2005”).
280.  Regenerar integrando, Viseu, 2 de Julho 2009 - nova divulgação (Infohabitar, Ano V, n.º 252, Junho 28, 2009, 4 págs., 3 figs.)
281.  Investigação no Departamento de Edifícios do LNEC, 7 Julho; conferência “O Impacto da Crise Financeira Mundial no Direito a Habitação Condigna 9Julho - divulgação (Infohabitar, Ano V, n.º 253, Julho 03, 2009)
282.  O Habitar em Zonas Antigas - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 254, Julho 10, 2009, 12 págs., 8 figs.).
283.  Reportagem sobre a sessão e visita “regenerar integrando, Viseu, 2 de Julho de 2009 - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 255, Julho 20, 2009, 9 págs., 12 figs.).
284.  Habitação social, esforços, disciplinas e soluções (artigo) e 1.º anúncio ao 1.º SBQP 2009 em São Carlos SP - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 256, Julho 27, 2009, 5 págs., 3 figs.).
285.  Revista Ambiente Construído e artigo AS CORRENTES E O CUIDADO por Marilice Costi (Infohabitar, Ano V, n.º 257, Agosto 03, 2009, 5 págs., 3 figs.).
286.  Revista Ambiente Construído - Vol. 9, N.º 2: artigos - informação e resumos (Infohabitar, Ano V, n.º 258, Agosto 10, 2009, 7 págs.).
287.  Cidade melhor: o peão – parte I, António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 259, Agosto 14, 2009, 6 p., 3 fig.).
288.  Cidade melhor harmonizada e humanizada: parte II - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 260, Agosto 24, 2009, 8 p., 4 fig.)
289.  E ainda o problema da habitação – parte I, António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 261, Agosto 31, 2009, 7 págs., 2 figs.).
290.  E ainda o problema da habitação – parte II, António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 262, Setembro 07, 2009, 4 págs., 2 figs.).
291.  Mestrado sobre risco e acções sobre segurança infantil (Infohabitar, Ano V, n.º 263, Setembro 14, 2009, 6 págs., 3 figs.).
292.  Vivências e vivendas I - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 264, Setembro 20, 2009, 7 págs., 5 figs.).
293.  Vivências e vivendas II - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 266, Outubro 05, 2009, 10 págs., 6 figs.).
294.  Vivências e vivendas III - Notas sobre casas e quem as sonha - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 268, Outubro 18, 2009, 5 págs., 3 figs.).
295.  Série habitar e viver melhor, VII: Uma cidade atraente feita de densidades e imagens estimulantes - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 269, Outubro 26, 2009, 11 págs., 8 figs.); uma nova edição, revista e complementada, de um artigo anteriormente editado no Infohabitar, agora integrado na “Série habitar e viver melhor”.
296.  Três acções sobre o habitar e a cidade em Novembro de 2009, inclui a apresentação do livro “A Habitação de Interesse Social em Portugal, 19888-2005” - (Infohabitar, Ano V, n.º 270, Novembro 2, 2009, 5 págs., 7 figs.).
297.  Conferência dos 40 anos do NAU do LNEC e artigo “ Novos caminhos tipológicos residenciais” - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 271, Novembro 8, 2009, 5 págs., 3 figs.).
298.  Equipamentos vitalizadores de vizinhanças - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 272, Novembro 16, 2009, 5 págs., 3 figs.).
299.  Bairros vivos, cidades vivas: uma reflexão geral - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V n.º 273, Novembro 23, 2009, 3 págs., 3 figs.).
300.  Cooperação entre o LNEC e a USP nas áreas da Arquitectura e do Habitar - Notas sobre a cooperação entre o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo nas áreas da Arquitectura e do Habitar - António Baptista Coelho (Infohabitar Ano V n.º 274 , Novembro 29, 2009, 7 págs., 5 figs.).
301.  De 1969 a 2009, 40 anos de investigação do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC: Parte I, sobre a Conferência em 24 de Novembro de 2009 - António Baptista Coelho, com a colaboração de todos os membros do NAU (Infohabitar, Ano V n.º 276, Dezembro 6, 2009, 6 págs., 12 figs.).
302.  Um(a) NAU com 40 anos, III- de 1969 a 2009, 40 anos de investigação do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC : Parte III, sobre a investigação programada do NAU - António Baptista Coelho com os membros do NAU do LNEC (Infohabitar, Ano V n.º 276, Dezembro 21, 2009, 10 págs., 18 fig.).
303.  Um(a) NAU com 40 anos, II - de 1969 a 2009, 40 anos de investigação do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC : Parte II, sobre os últimos estudos do NAU - António Baptista Coelho com os membros do NAU do LNEC (Infohabitar, Ano V n.º 277, Dezembro 13, 2009, 12 págs., 23 figs.)
304.  Duas palavras no final de 2009 e a importância do “habitar” - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano V, n.º 278, Dezembro 28, 2009, 3 págs., 1 fig.).
2010
305.  Uma cidade de vizinhanças conviviais - Série habitar e viver melhor, VIII - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano VI, n.º 280, Janeiro 10, 2010, 6 págs., 3 figs.).
306.  Cidades amigas, cidades seguras - Parte I - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano VI, n.º 281, Janeiro 17, 2010, 10 p., 8 fig.)
307.  Cidades amigas, cidades seguras - Parte II - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano VI, n.º 282, Janeiro 24, 2010, 10 p., 15 fig.)
308.  Sobre a casa-pátio: elementos de enquadramento - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano VI, n.º 283, Janeiro 31, 2010, 6 p., 3 fig.)
309.  Vizinhanças e proximidades: algumas bases de referência Série habitar e viver melhor, IX - António Baptista Coelho (Infohabitar, Ano VI, n.º 284, Fevereiro 07, 2010, 5 págs., 3 figs.).
310.  SILACC 2010 - simpósio ibero-americano Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas - António Baptista Coelho (N.º 285, 14 Fev. 10, 6 pgs., 5 figs.).
311.  Apresentação de "O moderno revisitado: habitação multifamiliar em Lisboa nos anos de 1950", um livro de Ricardo Costa Agarez editado pela CML - António baptista Coelho (N.º 286, 21 Fev. 10, 6 págs., 6 figs.).
312.  "O limite do habitar: o exposto e o recluso", seguido de "casa-pátio: uma tipologia muito versátil" - Décio Gonçalves e António baptista Coelho (n.º 287, 28 Fev. 10, 6 págs., 7 figs.).
313.  9.ª Assembleia-geral do Grupo habitar e síntese de nove anos de actividade - António Baptista Coelho, Defensor de Castro (n.º 288, 6 Mar. 10, 7 págs., 1 fig.).
314.  Soluções de realojamento I: reflexões preliminares sobre a recente solução da Residencial Alexandre Mackenzie para realojamento da favela Nova Jaguaré, em São Paulo - António Baptista Coelho (n.º 289, 14 Mar. 10, 10 págs., 12 figs.).
315.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura I: Introdução - António Baptista Coelho (n.º 290, 21 Mar. 10, 7 págs., 2 figs.).
316.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura II: a Acessibilidade - António Baptista Coelho (n.º 291, 28 Mar. 10, 10 págs., 6 figs.).
317.  Divulgação da visita da Prof.ª Carolina palermo ao NAU do LNEC e ao Grupo habitar e 1.ª Conferência Internacional de Arquitectura e Qualificação de Cidades - António baptista Coelho (N.º 292, 4 Abr. 10, 6 págs., 5 figs.).
318.  Reportagem sobre a 13.ª Visita Técnica do Grupo Habitar GH em 26 de Março 2010, Vila Nova de Gaia - António Baptista Coelho (n.º 293, 11 Abr. 10, 9 págs., 16 figs.).
319.  Dois temas: um novo livro sobre "Desenho Universal Caminhos da Acessibilidade no Brasil"; e o fantástico "sítio" da Rua do Sembrano em Beja - António Baptista Coelho (n.º 294, 18 Abr. 10, 9 págs., 14 figs.).
320.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura III: a Comunicabilidade - António Baptista Coelho (n.º 295, 25 Abr. 10, 10 págs., 6 figs.).
321.  Como fazer novos realojamentos e refazer os que foram mal feitos - António Baptista Coelho (n.º 296, 3 Mai. 10, 7 págs., 11 figs.).
322.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura IV: a Espaciosidade - António Baptista Coelho (n.º 297, 9 Mai. 10, 9 págs., 6 figs.).
323.  Sobre a segurança urbana - alguns aspectos gerais de reflexão - António Baptista Coelho (n.º 298, 16 Mai. 10, 3 págs., 2 figs.).
324.  Uma cidade amigável e habitada, feita de fachadas permeáveis e de vida urbana - António Baptista Coelho (n.º 299, 23 Mai. 10, 6 págs., 6 figs.).
325.  Nuno Teotónio, Correia Fernandes e a 19.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar em Junho de 2010, entre outras matérias, no n.º 300 - I do Infohabitar - António Baptista Coelho, Defensor de Castro e Maria Tavares (n.º 300 -I, 30 Mai. 10, 12 págs., 8 figs.).
326.  1.º CIHEL – Congresso Internacional Habitação no Espaço Lusófono 22 a 24 de Setembro 2010 Lisboa ISCTE-IUL - António Baptista Coelho, Paulo Tormenta Pinto e António Reis Cabrita (N.º 301, 20 Jun. 10, 9 págs., 6 figs.).
327.  Caminhos da habitação e do urbanismo na cidade central ou na cidade "velha" - António Baptista Coelho (n.º 303, 5 Jul. 10, 7 págs., 5 figs.).
328.  VIV(ER)ACIDADE: Reviver a vizinhança na mega-cidade europeia - António Baptista Coelho (n.º 304, 11 Jul. 10, 6 págs., 3 figs.).
329.  Olivais Norte: modernismo e natureza (i) - António Baptista Coelho (n.º 305, 25 Jul. 10, 12 págs., 10 figs.).
330.  Apresentação e Programa do 1.º Congresso Internacional Habitação no Espaço Lusófono - 1.º CIHEL - António Baptista Coelho (N.º 306, 1 Ago. 10, 10 págs., 7 figs.).
331.  O 1.º CIHEL divulga a Trienal de Arquitectura de Lisboa: todos a falar de casas - António Baptista Coelho (N.º 309, 24 Ago. 10, 7 págs., 5 figs.).
332.  Apresentação do 1.º CIHEL - António Baptista Coelho (N.º 312, 19 Set. 10, 8 págs., 3 figs.).
333.  Qualidade no Projeto de Edifícios - novo livro – Sheila Ornstein e Márcio Fabrício (n.º 315, 11 Out. 10, 5 págs., 2 figs.).
334.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura V: a Capacidade Residencial - António Baptista Coelho (n.º 316, 18 Out. 10, 13 págs., 6 figs.).
335.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura VI: a Funcionalidade Residencial - António Baptista Coelho (n.º 318, 1 Nov. 10, 12 págs., 6 figs.).
336.  Melhor Habitação com Melhor Arquitectura VII: a Agradabilidade Residencial - António Baptista Coelho (n.º 319, 7 Nov. 10, 16 págs., 6 figs.).
337.  Habitação e Arquitectura VIII: a Durabilidade Residencial (n.º 323, 6 Dez. 10, 9págs., 6 figs.).
338.  A Casa dos Sentidos de Sérgio Fazenda Rodrigues (n.º 3, 12 Dez. 10, 4 págs., 3 figs.).
2011
339.  Ideias e Projectos de José Forjaz (n.º 327, 1 Jan. 11, 6 págs., 8 figs.).
340.  Habitação e Arquitectura IX: Segurança arquitectónica residencial e urbana - Parte I (n.º 332, 6 Fev. 11, 10 págs., 6 figs.).
341.  Habitação e Arquitectura IX: Segurança arquitectónica residencial e urbana - Parte II (n.º 333, 13 Fev. 11, 7 págs., 3 figs.).
342.  Habitação e Arquitectura X: O convívio no habitar e no espaço urbano - Parte I (n.º 337, 12 Mar. 11, 9 págs., 7 figs.).
343.  Habitação e Arquitectura X: O convívio no habitar e no espaço urbano - Parte II (n.º 338, 20 Mar. 11, 8 págs., 5 figs.).
344.  Habitação e Arquitectura XI: A privacidade arquitectónica no habitar – I (n.º 341, 9 Abr. 11, 10 págs., 7 figs.).
345.  Habitação e Arquitectura XI: A privacidade arquitectónica no habitar - II  (n.º 342, 17 Abr. 11, 8 págs., 7 figs.).
346.  Reabilitação integrada de bairros de interesse social, o Bairro Sá Carneiro em Marrazes Leiria I (n.º 345, 8 Mai. 11, 16 págs., 23 figs.).
347.  Do passado ao futuro da Habitação de Interesse Social I (n.º 347, 22 Mai. 11, 11 págs., 9 figs.).
348.  Habitação e Arquitectura XII: A adaptabilidade arquitectónica no habitar - I (n.º 348, 29 Mai. 11, 11 págs., 7 figs.).
349.  Novos comentários sobre a qualidade arquitectónica residencial - Melhor Habitação com Melhor Arquitectura XII: A adaptabilidade arquitectónica no habitar - II- António Baptista Coelho (n.º 349,  5 Jun. 11, 9 págs., 7 figs.).
350.   Outras formas de habitar (i): breves notas sobre o velho Arraial Ferreira Neto e novo Vila Galé Albacora - António Baptista Coelho (n.º 350, 11 Jun. 11, 8 págs., 14 figs.).
351.  Do passado ao futuro da Habitação de Interesse Social II: algumas linhas temáticas de reflexão prática sobre uma urgente nova política de habitação de interesse social em Portugal - António Baptista Coelho (n.º 351, 19 Jun. 11, 8 págs.).
352.  QUARTEIRÕES DE VIZINHANÇA I- António Baptista Coelho (n.º 352, 26 Jun. 11, 10 págs., 7 figs.).
353.  Sobre uma cidade amiga do peão (i): espaços pedonais estruturados e estruturadores da cidade - António Baptista Coelho (n.º 354, 9 Jul. 11, 7 págs., 4 figs.).
354.   n.º 355
355.   Casos de Referência dos primeiros 5 anos do Prémio IHRU – I: a nova Bouça, no Porto - António Baptista Coelho (n.º 357, 3 Ago. 11, 8 págs., 11 figs.).
356.  Casos de Referência dos primeiros 5 anos do Prémio IHRU – II: o Outeiro da Forca, em Portalegre - António Baptista Coelho (n.º 358, 16 Ago. 11, 9 págs., 9 figs.).
357.  Casos de Referência dos primeiros 5 anos do Prémio IHRU – III: Conjunto de realojamento na Alta de Lisboa - António Baptista Coelho (n.º 359, 25 Ago. 11, 8 págs., 9 figs.).
358.  Casos de Referência dos primeiros 5 anos do Prémio IHRU – IV: Habitação Cooperativa na Ponte da Pedra - António Baptista Coelho (n.º 360, 1 Set. 11, 13 págs., 9 figs.).
359.  Sobre a humanização do habitar: algumas notas gerais, A propósito de uma sessão sobre o tema, no LNEC, em 29 de Setembro de 2011 - António Baptista Coelho (n.º 362, 22 Set. 11, 11 págs., 8 figs.).
360.  Casos de Referência dos primeiros 5 anos do Prémio IHRU – V: Quarteirão de unifamiliares densos em Padinho, Vila do Conde - António Baptista Coelho (n.º 363, 2 Out. 11,  8 págs., 10 figs.).
361.  Habitação e Arquitectura XIII: A apropriação e a arquitectura do habitar - António Baptista Coelho (n.º 364, 9 Out. 11, 18 págs., 10 figs.).
362.  Habitação e Arquitectura XIV: A atractividade na arquitectura do habitar - António Baptista Coelho (n.º 365, 16 Out. 11, 17 págs., 9 figs.).
363.  Habitação e Arquitectura XV: A caracterização doméstica do habitar - António Baptista Coelho (n.º 366, 23 Out. 11, 19 págs., 9 figs.).
364.  Habitação e Arquitectura XVI: A integração e a arquitectura do habitar - António Baptista Coelho (n.º 367, 31 Out. 11, 21 págs., 9 figs.).
365.  Habitação e Arquitectura XVII: Sobre a aproximação à qualidade arquitectónica do habitar – Parte I António Baptista Coelho (n.º 368, 3 Nov. 11, 13 págs., 3 figs.).
366.  Habitação e Arquitectura XVII: Sobre a aproximação à qualidade arquitectónica do habitar – Parte II - António Baptista Coelho (n.º 369, 13 Nov. 11, 16 págs., 8 figs.).
2012
  1. COELHO, António Baptista – Chelas e a urgência e oportunidade da sua regeneração - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 378, 22 janeiro 2012 (9 págs. 7 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/01/chelas-e-urgencia-e-oportunidade-da-sua.html>
  2. COELHO, António Baptista – Afinal a habitação ainda interessa, e muito! Sobre uma nova Habitação de Interesse Social e uma cidade reabilitada e mais habitada (I) - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 379, 29 janeiro 2012 (5 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/01/chelas-e-urgencia-e-oportunidade-da-sua.html>
  3. COELHO, António Baptista – Para uma renovada Habitação de Interesse Social: mais útil e adequada aos seus habitantes e à sua cidade - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 380, 5 fevereiro 2012 (4 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/01/afinal-habitacao-ainda-interessa-e.html>
  4. COELHO, António Baptista – Habitação, Cidade e Território de Interesse Social (i): uma necessidade actual e alguns caminhos urgentes - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 381, 12 fevereiro 2012 (5 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/02/habitacao-cidade-e-territorio-de.html>
  5. COELHO, António Baptista – Habitação, Cidade e Território de Interesse Social (ii): Vinte aspectos importantes associados a uma necessária redensificação urbana - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 382, 19 fevereiro 2012 (4 págs., 4 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/02/vinte-aspectos-associados.html>
  6. COELHO, António Baptista – Notas gerais sobre as origens da cidade e uma pequena introdução à cidade densa e quase sem ruas (i) - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 383, 4 março 2012 (7 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/03/notas-gerais-sobre-as-origens-da-cidade.html>
  7. COELHO, António Baptista – Notas gerais sobre as origens da cidade (ii): quando a rua desceu dos tectos das casas que faziam uma cidade densa Infohabitar- [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 387, 1 abril 2012 (11págs., 5 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/04/notas-gerais-sobre-as-origens-da-cidade.html>
  8. COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis; LOPES, Jorge Grandão; PINTO, Paulo Tormenta - 2.º CIHEL: Lisboa, LNEC, março 2013, discutir a habitação, a cidade, o território e o desenvolvimento no espaço da lusofonia. Infohabitar. Ano VIII n.º 389, 16 abril 2012 (13 pgs., 10 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/04/2-cihel-lisboa-lnec-marco-2013.html>
  9. COELHO, António Baptista – A Árvore das Ruas - a propósito de um poema, algumas imagens - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 391, 29 abril 2012 (6 pgs., 8 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/04/arvore-das-ruas-proposito-de-um-poema.html>
  10. COELHO, António Baptista – Habitar a cidade e as paisagens de proximidade - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 392, 6 maio 2012 (6 pgs., 3figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/05/habitar-cidade-e-as-paisagens-de.html>
  11. COELHO, António Baptista – Habitar vizinhanças urbanas e paisagens de proximidade - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 394, 20 maio 2012 (5 pgs., 4 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/05/habitar-paisagens-de-proximidade-artigo.html>
  12. COELHO, António Baptista – VIZINHANÇAS CONVIVIAIS E FUNCIONAIS - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 395, 27 maio 2012 (7 págs., 5 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/05/vizinhancas-conviviais-e-funcionais.html>
  13. COELHO, António Baptista – Sobre a actual importância do cooperativismo habitacional português - I - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 397, 10 junho 2012 (4 págs., 4 figs.). Disponível em http://infohabitar.blogspot.pt/2012/06/sobre-actual-importancia-do.html
  14. COELHO, António Baptista – Vizinhanças socialmente apropriadas e atraentes - XV da Série habitar e viver melhor - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 402, 15 julho 2012 (2 págs., 2 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/07/na-presente-edicao-do-infohabitar.html>
  15. COELHO, António Baptista – Vizinhanças seguras e ambientalmente agradáveis (artigo) e últimas notícias do 2.º CIHEL - XVI da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 405, 13 agosto 2012 (3 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/08/vizinhancas-seguras-e-ambientalmente.html>
  16. COELHO, António Baptista – Viver intensamente, também o exterior (artigo); e notícias do 2.º CIHEL - XVII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 406, 4 setembro 2012 (3 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/09/viver-intensamente-tambem-o-exterior.html>
  17. COELHO, António Baptista – A natureza num jogo urbano humanizado (artigo); e notícias do 2.º CIHEL - XVIII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 407, 12 setembro 2012 (3 págs., 4 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/09/a-natureza-num-jogo-urbano-humanizado.html>
  18. COELHO, António Baptista – O jogo urbano das entradas (artigo); e notícias do 2.º cihel - XIX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 408, 21 setembro 2012 (2 págs., 2 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/09/o-jogo-urbano-das-entradas-artigo-e.html>
  19. COELHO, António Baptista – Autos e Homens I (2 págs; Autos e Homens, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 409, 28 setembro 2012 (3 págs., 8 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/09/um-texto-de-jose-dias-e-o-artigo-autos.html>
  20. COELHO, António Baptista – O JOGO DAS RELAÇÕES URBANAS: ATRAVÉS DAS PAREDES - I - XX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 410, 4 outubro 2012 (3 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/10/o-jogo-das-relacoes-urbanas-atraves-da.html>
  21. COELHO, António Baptista – Sobre o jogo das relações urbanas: limiares, transições e relação interior/exterior - I - XXI da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 411, 11 outubro 2012 (4 págs., 7 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/10/sobre-o-jogo-das-relacoes-urbanas.html>
  22. COELHO, António Baptista – Os percursos de uma cidade habitada e a defesa da Arquitectura Urbana - XXII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 412, 18 outubro 2012 (3 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/10/os-percursos-de-uma-cidade-habitada-e.html>
  23. COELHO, António Baptista – As medidas do homem e as medidas da cidade: sobre a natureza do habitar - XXIII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 413, 26 outubro 2012 (7 págs., 4 figs.). Disponível em
  24. COELHO, António Baptista – Sítios singulares - XXIV da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 414, 2 novembro 2012 (4 págs., 2 figs.). Disponível em
  25. COELHO, António Baptista – Da rua à casa e da casa à rua: caminhos da surpresa e do pormenor - XXV da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 415, 9 novembro 2012, (3 págs., 2 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2012/11/da-rua-casa-e-da-casa-rua-caminhos-da.html>
392.  COELHO, António Baptista – RUAS VIVAS: ELEMENTOS QUE FAZEM A CIDADE, XXVI da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 417, 24 novembro 2012 (4 págs., 2 figs.). Disponível em
  1. COELHO, António Baptista – Arquitectura da paisagem e imagens do final de Outono - [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 419, 9 dezembro 2012 (4 págs., 8 figs.). Disponível em
2013
394.  COELHO, António Baptista – O prémio INH/IHRU, um processo de referência [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 423, 20 janeiro 2013 (11 pgs., 6figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/01/infohabitar-ano-ix-n423-o-premio.html>
395.  COELHO, António Baptista – Notas sobre a criação e os objetivos do CIHEL[Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 424, 27 janeiro 2013 (3 págs., 1 fig.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/01/notas-sobre-criacao-e-os-objetivos-do.html>
396.  COELHO, António Baptista – O Prémio IHRU reabilitação para os espaços públicos do Bairro do Lagarteiro no Porto[Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 426, 10 fevereiro 2013 (7 págs., 5 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/02/sobre-o-2-cihel-e-artigocomentario-o.html>
397.  COELHO, António Baptista – 2.º CIHEL, 1.º CCRSEEL, sessão CIALP, visita BIP ZIP e outras atividades, Programa geral de uma semana sobre o habitar e a cidade a não perder, de 11 a 15 de março de 2013 no LNEC em Lisboa [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 427, 17 fevereiro 2013 (10 págs., 2 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/02/2-cihel-1-ccrseel-sessao-cialp-visita.html>
398.  COELHO, António Baptista – Acalmia de trânsito nas vizinhanças – XXVII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 428, 24 fevereiro 2013 (4 págs., 2 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/02/2-cihel-sessao-iluminacao-natural-e.html>
399.  COELHO, António Baptista – Ruas e quarteirões – XXVIII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 432, 24 março 2013 (3 págs., 3 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/03/ruas-e-quarteiroes.html>
400.  COELHO, António Baptista – Sítios de passagem, limiar, transição e vivência - I – XXIX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 433, 1 abril 2013 (3 págs., 3 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/04/sitios-de-passagem-limiar-transicao-e.html>
401.  COELHO, António Baptista – Sítios de passagem, limiar, transição e vivência - II – XXIX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 434, 8 abril 2013 (4 págs., 3 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/04/sitios-de-passagem-limiar-transicao-e_8.html >
402.  COELHO, António Baptista – Edifícios habitacionais e urbanos - uma primeira reflexão – XXX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 435, 14 abril 2013 (4 págs., 3 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/04/edificios-habitacionais-e-urbanos-uma.html >
403.  COELHO, António Baptista – Associar política habitacional e política urbana I[Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 436, 21 abril 2013 (3 págs., 2 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/04/associar-politica-habitacional-e.html>
404.  COELHO, António Baptista – Entre a rua e a habitação, os espaços comuns – XXI da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 437, 29 abril 2013 (4 págs., 2 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/04/infohabitar-ano-ix-n.html >
405.  COELHO, António Baptista – Grandes famílias de edifícios habitacionais – XXXII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 438, 6 maio 2013 (4 págs., 2 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/05/grandes-familias-de-edificios.html >
406.  COELHO, António Baptista – Edifícios habitacionais: organização e composição – XXXIII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 444, 17 junho 2013 (3 págs., 2 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/06/edificios-habitacionais-organizacao-e.html >
407.  COELHO, António Baptista – Composição de edifícios habitacionais e conhecimento histórico – I – [Em linha]. Infohabitar. Ano VIII n.º 445, 24 junho 2013 (4 pgs., 4figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/06/composicao-de-edificios-habitacionais-e.html >
408.  COELHO, António Baptista – Percurso, vivência e identidade nos edifícios multifamiliares – XXXIV da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 447, 8 julho 2013 (4 págs., 3 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/07/v-behaviorurldefaultvmlo.html >
409.  COELHO, António Baptista – Os espaços antes das entradas comuns na habitação – XXXV da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 449, 5 agosto 2013 (4 págs., 4 figs.). Disponível em < http://infohabitar.blogspot.pt/2013/08/os-espacos-antes-das-entradas-comuns-na.html >
410.  COELHO, António Baptista – Habitação popular adaptável, evolutiva e bem integrada (I): enquadramento geral - Ou sobre a intenção de se desenvolver um adequado enquadramento da promoção da habitação popular [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 452, 9 setembro 2013 (4 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/09/habitacao-popular-adaptavel-evolutiva-e.html>
411.  COELHO, António Baptista – A importância dos espaços comuns ou semi-privados nos edifícios multifamiliares (I) –  XXXVI da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 455, 30 setembro 2013 (3 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/09/espacos-comuns-habitacionais-i.html>
412.  COELHO, António Baptista – A importância dos espaços comuns ou semi-privados nos edifícios multifamiliares (II) - os perfis de qualidade e de criatividade nos espaços comuns habitacionais – XXXVII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 456, 7 outubro 2013 (4 págs., 4 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/10/qualidade-e-criatividade-nos-espacos.html >
413.  COELHO, António Baptista – Sobre as entradas comuns habitacionais - parte I – XXXVIII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 457, 21 outubro 2013 (4 págs., 2 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/10/sobre-as-entradas-comuns-habitacionais.html>
414.  COELHO, António Baptista – Sobre as entradas comuns habitacionais - parte II – XXXVIII da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 458, 28 outubro 2013 (4 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/10/normal-0-false-false-false.html>
415.  COELHO, António Baptista – Dos átrios comuns habitacionais aos outros espaços de condomínio – XXXIX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 459, 4 novembro 2013 (5 págs., 2 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/11/dos-atrios-comuns-habitacionais-aos.html>
416.  COELHO, António Baptista – Escadas comuns e elevadores residenciais – XXXX da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 460, 11 novembro 2013 (5 págs., 3 figs.). Disponível em <http://infohabitar.blogspot.pt/2013/11/escadas-comuns-e-elevadores-residenciais.html>
417.  COELHO, António Baptista – Galerias comuns e patins residenciais – XXXXI da Série habitar e viver melhor, [Em linha]. Infohabitar. Ano IX n.º 461, 18 novembro 2013 (4 págs., 4 figs.). Disponível em < >
(referências a completar entre novembro de 2013 e setembro de 2014)

Comunicações, palestras e conferências (numeradas apenas as publicadas, não inclui as integradas em aulas)

418.  COELHO, António Baptista – Aspectos vários da evolução, do melhoramento gradual e da adaptabilidade das habitações. Comunicação enviada ao "IAHS World Congress on Housing" na edição integrada nos "proceedings" do Congresso Mundial da IAHS sobre habitação "Supplementary Papers". Porto, 23 a 27 de Outubro, 1989.
COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Habitação popular evolutiva em Cabo Verde. Comunicação apresentada nas "3.ª Jornadas de Engenharia dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Cidade da Praia, Cabo Verde, 21 a 28 de Abril, 1991. 26 p.
- COELHO, António Baptista; CABRITA, António Reis – Contribuição do Núcleo de Arquitectura do LNEC, sobre o tema geral da aplicação das Recomendações Técnicas de Habitação Social na Habitação de Custos Controlados. Comunicação apresentada ao Seminário promovido pelo INH. Funchal, Novembro, 1993. 9p.
419.  - CABRITA, António Reis; COELHO, António Baptista (co-autoria) – Análise e Avaliação da Qualidade Residencial - metodologias interdisciplinares em desenvolvimento no LNEC. Comunicação apresentada pelo Arq.º A. Reis Cabrita no Colóquio “Habitar: Modos e Modelos - Arquitectura e Habitação Social”, promovido pelo Instituto de Ciências Sociais e Universidade do Minho. Publicada na Separata dos Cadernos do Noroeste, 9:1. (1996).
FREITAS, M. João; MENEZES, arluci.; COELHO, António Baptista – Contributos Sociológicos para a Análise e Definição de Qualidade Residencial. Comunicação apresenrada no III Congresso Português de Sociologia na Fundação Gulbenkian. Lisboa, 9 de Fevereiro, 1996.
420.  - COELHO, António Baptista – O Recreio Infantil e Juvenil em Áreas Residenciais - Condições para um Uso mais Intenso e Seguro. Comunicação apresentada no "Workshop sobre Segurança em Zonas de Recreio e Parques Infantis", promovido pela APSI no Novotel. Lisboa, 19 Novembro, 1996.
- COELHO, António Baptista – Comunicação informal na sessão "Segurança em zonas de recreio e parques infantis - Enquadramento legal e normativo em Portugal e na Europa". Intervenção no Encontro intitulado "Recreios e Parques Infantis - O Direito de Brincar em Segurança", promovido pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), na Universidade Católica. Lisboa,
19 de Novembro, 1996.
421.  - COELHO, António Baptista – Intervenção sobre a importância da boa qualificação residencial em contextos urbanos no "1.º Colóquio Habitar-Reabilitação Urbana", no Pequeno Auditório do LNEC. Lisboa. 21 de Março, 1996.
- COELHO, António Baptista – Intervenção sobre "Qualidade Residencial e Tipologias Habitacionais" no colóquio sobre Habitação, promovido pela Nova Habitação Cooperativa (NHC). Sintra, Outubro , 1996.
422.  - COELHO, António Baptista – Qualidade da Arquitectura Urbana Residencial e Importância dos Exteriores de Vizinhança. Palestra/Comunicação apresentada no Fórum Habitação II. Encontro promovido pelo Instituto Nacional de Habitação na Torre do Tombo. Lisboa, 10 de Janeiro, 1997.
423.  - COELHO, António Baptista – O Recreio Infantil e Juvenil Residencial, Motivo para uma Melhor Arquitectura Urbana. Comunicação apresentada no VII Encontro Nacional de Ludotecas e de Espaços de Jogo ao Ar Livre, promovido pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. Coimbra, 3 de Fevereiro, 1997.
424.  - COELHO, António Baptista – Residencialidade, Vizinhança e Convívio em Conjuntos Cooperativos, uma Análise Pós-Ocupação realizada no LNEC. Palestra/Comunicação apresentada no Fórum Habitação IV Encontro, promovido pelo Instituto Nacional de Habitação, na Exponor. Matosinhos, 16 de Janeiro, 1998.
425.  - COELHO, António Baptista; PEREIRA, Nuno Teotónio (colab.) – Alvalade de Faria da Costa, palestra apresentada no 1.º Encontro AAP-Habitação com o tema “Fazer Cidade com Habitação”, promovido pela Associação dos Arquitectos Portugueses na sua sede. Lisboa, 8 de Maio, 1998.
- COELHO, António Baptista – A Natureza e a Utilidade do Prémio INH. Comunicação apresentada na cerimónia de entrega do Prémio INH 99, na Fundação Eng.º António de Almeida. Porto, 9 de Julho, 1999. 3 p.
426.  - COELHO, António Baptista – Arquitectura e Habitação com Qualidade e Custos Controlados – Características da promoção cooperativa. Comunicação apresentada ao Fórum das Políticas Sociais de Habitação na Área Metropolitana de Lisboa no Taguspark. Oeiras, 28 de Setembro, 2000. 11 p.
- COELHO, António Baptista –Três linhas preferenciais de desenvolvimento da promoção habitacional cooperativa em Portugal - uma promoção habitacional com controlo global de qualidade e de custos. Comunicação apresentada ao VII Congresso Nacional do MCH – As Cooperativas de Habitação Anos 2000. Faro, 26 de Novembro, 2000. 9 p.
- COELHO, António Baptista – Factores de análise da qualidade arquitectónica habitacional. Palestra apresentada na acção de formação sobre “Qualidade Arquitectónica da Habitação – Definição e Avaliação realizada no LNEC. Lisboa, 4 de Junho, 2002. 25 slides
427.  - PINHO, Ana C.; PEDRO, J. Branco, COELHO, A. Baptista – The influence of the built environment in microclimatic variations. Comunicação apresentada à PLEA 2003 – 20th International conference on passive and low energy architecture "Rethinking development. Are we producing a people oriented habitat?". Santiago do Chile, Novembro. 7 p.
428.  - COELHO, António Baptista – Critérios para a requalificação arquitectónica do exterior residencial. Comunicação apresentada ao 3.º ENCORE. Lisboa, Maio de 2003. 10 p., 4 fig.
429.  - COELHO, António Baptista – O Prémio do INH e a evolução da habitação apoiada em Portugal, uma perspectiva de 15 anos que visa o futuro. Comunicação apresentada In NUTAU 2004 – Demandas Sociais, Inovações Tecnológicas e a Cidade. São Paulo, Outubro de 2004. 13 p., 12 fig.
430.  - COELHO, António Baptista – Reabilitação arquitectónica de espaços exteriores. Palestra apresentada no Curso sobre Conservação e Reabilitação de Edifícios Recentes, organizado pelo LNEC. Lisboa, Novembro de 2004. 26 p. 6 fig.
- TERESO, Manuel e COELHO, António Baptista – intervenção sobre o tema “As cooperativas e a qualificação urbana: A experiência da Urbanização do Vale Formoso em Lisboa”, em 20 de Abril de 2006, no VIII Congresso Nacional da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica, de 29 de Abril a 1 de Maio, Sintra, Auditório Olga Cadaval.
- COELHO, António Baptista – palestra sobre o tema “Urbanismo, Arquitectura e Espaço Público”, em 20 de Abril de 2006, no VIII Congresso Nacional da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica, de 29 de Abril a 1 de Maio, Sintra, Auditório Olga Cadaval.
431.  - COELHO, António Baptista – palestra com o título “A cidade faz-se com habitação, mas não basta habitação para fazer cidade”, em 15 de Março de 2005, no 1.º Congresso de Habitação Social – Habitação Social: que futuro?, Tomar, Hotel dos Templários, 14 e 15 de Março, organização do Comité Português de Coordenação da Habitação Social – CECODHAS.P.
- COELHO, António Baptista – “Healthy buildings – the Instituto Nacional de Habitação (National Housing Institute) experience”. Palestra apresntada in Healthy buildings (HB) 2006 – Creating a healthy indoor environment for people no Centro de Congressos de Lisboa. Lisboa, 4 a 8 Junho, 2006.
- COELHO, António Baptista – intervenção no Seminário “Novas Soluções Construtivas nos Edifícios”, em 12 de Julho de 2006, no Auditório da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, promovido pela Ordem dos Engenheiros e pelo INH com o apoio do LNEC.
432.  - COELHO, António Baptista – A promoção de habitação cooperativa com qualidade e custos controlados: o desenvolvimento de um espaço e de um serviço humanizados. Encontro Nacional sobre Qualidade na Construção, QIC2006, Lisboa e LNEC, 21 a 24 de Novembro de 2006 (12 pág., 7 fig.).
- COELHO, António Baptista – palestra sobre “O ambiente urbano nos assentamentos precários e bairros populares”, no 2.º Seminário Desenvolvimento Urbano dos Assentamentos Precários à Dimensão da Criança, em 12 de Dezembro de 2006, na Sala de Conferências do Complexo Desportivo de Vila Real de S. António, numa organização da respectiva C.M.
433.  - COELHO, António Baptista – City & housing – some notes. Palestra apresentada no 4.º Working Party – Housing and Human Settlements , da International Federation on Housing and Planning (IFHP), 5 a 7 de Maio de 2007, Hotel Vila Galé òpera, Lisboa, numa organização da GEBALIS, EM.
- COELHO, António Baptista – intervenção sobre o tema “Habitação Humanizada” na sessão de apresentação do livro (edição do LNEC TPI 46) com o mesmo título, em 4 de Março de 2007, na Sala 2 do Centro de Congressos do LNEC.
- COELHO, António Baptista – intervenção sobre “O espaço público humanizado”, na Conferência Europeia TDeS´07, “Transportes para um desenvolvimento sustentável", no LNEC em 22 de Junho de 2007.
- COELHO, António Baptista – palestra sobre o tema “À volta da cidade”, no Chapitô, Lisboa-Costa do Castelo, em 12 de Julho de 2007, integrada nas “Noites de Sociologia”, organizadas pela Associação Portuguesa de Sociologia.
- COELHO, António Baptista – Intervenção sobre a “Promoção da qualidade do habitar”, no Workshop com o mesmo título, Coimbra, 11 de Outubro de 2007, integrado na “Quinzena da Habitação”, promovida pelo IHRU, pelo CECODHAS e pela SEOTC; o Worksohp foi organizado pelo Grupo Habitar.
- COELHO, António Baptista – Palestra com o título “Habitação Humanizada: A Cidade Sustentável”, em 18 de Janeiro de 2008, no âmbito do Ciclo de Palestras sobre Arquitectura e Ordenamento do Território, promovido pelo Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- COELHO, António Baptista – Palestra sobre o tema “Território, Poderes Públicos e Conflitos Ambientais”, em 3 de Abril de 2008, no 1.º Congresso Ambiente e Sociedade – Alterações Climáticas: Ciência e Soluções, promovido pelo ISCE Odivelas e pela respectiva C.M. no Centro de Exposições de Odivelas, Quinta da Memória.
- COELHO, António Baptista – Palestra com o título “Os outros aspectos da sustentabilidade: da satisfação residencial à qualidade arquitectónica”, no Congresso sobre Arquitectura Sustentável – “Futuro Com()passado ...”, na Universidade de Aveiro, promovido pelo Grupo habitar e pelo Núcleo de Arquitectos de Aveiro da OA, em 3 de Outubro de 2008, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.
- COELHO, António Baptista – palestra sobre “Arquitectura e sustentabilidade” no Curso de Pós-Graduação em Planeamento e Projecto da Construção Sustentável, da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, em Rio de Mouro, a 17 de Outubro de 2008.
- COELHO, António Baptista – Conferência sobre "Arquitectura e Investigação", promovida pela ARQCOOP, no Ciclo de Conferências "Arquitectura fora d´ordem", em 28 de Novembro de 2008, no Núcleo de Arquitectos da Região de Aveiro.
- COELHO, António Baptista – Conferência sobre “Os outros aspectos da sustentabilidade, da Arquitectura à satisfação habitacional”, nas “Conferências sobre Arquitectura Sustentável – Futuro Com()passado II”, no âmbito da feira Projecto Casa - no Auditório da Exponor, Matosinhos, 13 de Dezembro de 2008, numa organização conjunta NAAV – Núcleo de Arquitectos de Aveiro e Grupo Habitar.
- COELHO, António Baptista – palestra intitulada “Requalificação de Equipamentos – factor de desenvolvimento sustentável”, em  6 de Fevereiro de 2009, na Sessão de Apresentação e Divulgação Pública do Programa “Requalifica Five”, no Auditório do Centro Cultural de Cascais, organização da respectiva C.M.
434.  - COELHO, António Baptista – texto sobre o tema da cidade, integrado na iniciativa “cincity”, promovida pela firma CIN e disponível na WWW.
- COELHO, António Baptista – intervenção no Workshop de Avaliação do Programa Local de Habitação de Lisboa, em 2 de Março de 2009, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML.
- COELHO, António Baptista – Palestra sobre o tema “Habitação: panorama local e desafios da inovação”, em 6 de Março de 2009, no Teatro Aberto, Lisboa, no âmbito da Conferência (Re)Habitar Lisboa, uma organização do Programa Local de Habitação de Lisboa e da respectiva C.M.
- COELHO, António Baptista – Conferência com o título “Humanizar a habitação a custos controlados: o papel da arquitectura na integração social”, em 18 de Março de 2009, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, uma organização do Jornal Arquitecturas, o Alto Patrocínio do MAOTDR e a participação da SEOTC e do IHRU.
- COELHO, António Baptista – Entrevista sobre o tema “Habitar e habitação de interesse social”, no Programa “Minuto a Minuto”, do Rádio Clube Português, às 11h de 20 de Março de 2009.
- COELHO, António Baptista – Intervenção de introdução à temática no âmbito da sessão que marcou a cedência ao LNEC da colecção bibliográfica e documental sobre habitação e urbanismo do Arq.º Nuno Teotónio Pereira, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC, em 30 de Março de 2009.
- COELHO, António Baptista – Entrevista à Agência Lusa sobre “Bairros de interesse social: os bons exemplos”, em 14 de Maio de 2009, entrevistadora jornalista Helena Neves.
- COELHO, António Baptista – palestra intitulada “Renovar sustentavelmente os vazios urbanos”, integrada no Congresso LIDERA 09: Novas oportunidades para a construção sustentável, em 28 de Maio de 2009, no Centro de Congressos do IST, organização Lidera.
- COELHO, António Baptista – palestra sobre a temática “integração urbana e qualidade global dos equipamentos sociais”, em 16 de Junho de 2009, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC, no âmbito do Worksop – Recomendações Técnicas para Equipamentos Sociais: Centros de Actividades Ocupacionais – Lares Residenciais, organização LNEC e Instituto da Segurança Social.
- COELHO, António Baptista – palestra intitulada “O Habitar em Zonas Antigas”, no âmbito da 12.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar (GH)re o tema “Regenera Integrando”, em 2 de Julho de 2009, no Solar dos Peixotos, Viseu, organização do GH e da Viseu Novo SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu.
- COELHO, António Baptista – apresentação do projecto ..., na 1.ª Jornada de Discussão do DED sobre o PIP 2009-2012, em 7 de Julho de 2009 no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC.
- COELHO, António Baptista – palestra sobre a temática geral da “Habitação de interesse social”, na sessão sobre Reabilitação de Áreas Degradadas, Realojamento e Inclusão Social, nas Jornadas Técnicas da 1.ª Feira Internacional da Construção e Habitação, em 23 de Outubro de 2009, na Cidade da Praia, Cabo Verde, organização do MDHOT e da Universidade de Cabo Verde.
- COELHO, António Baptista – Intervenção sobre “Habitação de interesse social em Portugal, aspectos a destacar”, na apresentação do livro “Habitação de interesse social em Portugal: 1988-2005”, na FNAC do CC Colombo em 3 de Novembro de 2009.
435.  - COELHO, António Baptista – quatro intervenções sobre: “bem-estar na envolvente residencial; tipos habitacionais; problemas sociais e habitação; e conforto ambiental e interior habitacional”, em 12 de Novembro de 2009, no I Encontro Nacional sobre Habitação e Saúde, em 11 e 12 de Novembro, na sala 1 do Centro de Congressos do LNEC, organização da Direcção Geral da Saúde.
- COELHO, António Baptista – Conferência com o título “Habitação humanizada: uma apresentação geral”,  em 17 de Novembro de 2009, no Grande Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), a convite da FAUUSP e integrada no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo desta Faculdade.
436.  - COELHO, António Baptista – Conferência com o título “Qualidade arquitectónica e satisfação residencial: a recente evolução da habitação de interesse social em Portugal”, em 19 de Novembro de 2009, em em São Carlos, São Paulo, no I Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído [SBQP 2009], realizado de 18 a 20 de Novembro em conjunto com o IX Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, numa organização da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (PPG-AU EESC USP).
- COELHO, António Baptista e membros do NAU – palestra sobre o tema “NAU: Memórias com futuro”, na Conferência “Bairros Vivos, Cidades Vivas”, na Sala 1 do Centro de Congressos do LNEC, em 24 de Novembro de 2009, organização do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC.
- COELHO, António Baptista e BAIÃO, Manuel – Conferência sob o tema geral “Habitação de baixo custo. Reabilitação do espaço urbano. Reabilitação habitacional”, no Encontro Técnico-Científico, o Papel dos Laboratórios de Estado na Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Civil no Âmbito da CPLP, na Sala 2 do Centro de Congressos do LNEC, em 14 de Dezembro de 2009, organização LNEC, IPAD, CPLP.
437.   - COELHO, António Baptista – Conferência sob o tema geral “Espaço público e segurança”, no auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, em 20 de Janeiro de 2010, integrada no IV Seminário de Apoio à Intervenção – Comunidades Seguras em territórios urbanos, organização da Iniciativa Bairros Críticos e do IHRU.
Intervenção sobre metodologias de actuação urbanística e habitacional na cidade informal, na Sala 3 do Centro de Congressos do LNEC, para uma delegação técnica e política do Ministério da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território de Cabo Verde e para a Direcção do LNEC, em 29 de Março de 2010.
438.  Entrevista em 29 de Março de 2010 ao Arq.º Manuel Graça Dias, para edição no Jornal Arquitectos n.º 238 sobre a temática geral da imigração e suas influências na concepção da habitação de interesse social e especificamente às áreas do realojamento.
Palestra sobre “Habitação e Saúde”, no âmbito do Ciclo de Conferências “Saúde Ambiental Fast-Sessions”, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, na Biblioteca Mubicipal de Beja - José Saramago, em 9 de Abril de 2010.
Palestra sobre “Habitação cooperativa em Lisboa: realizações mais significativas”, no Workshop “Habitação cooperativa em Lisboa – um desafio para o futuro”, organizado pela CML, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, Picoas Plaza,em 12 de Abril de 2010.
Apresentação do estudo/projecto " A concepção do espaço público em bairros de realojamento como pressuposto estruturador de inserção social", realizado pelo DINÂMIA –  CET, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, no Auditório Afonso de Barros, Ala Autónoma do ISCTE em 19 Abril de 2010.
Conferência sobre aspectos gerais da “qualidade arquitectónica residencial” e da “humanização do habitar” no curso de Doutoramento em Arquitectura e Desenho Urbano do DECA do IST, em 30 de Abril de 2010.
Conferência sobre os aspectos qualitativos do realojamento em zonas informais a convite da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e da Superintendência de Habitação Popular (HABI) da Prefeitura do Município de São Paulo, no âmbito da exposição “A Cidade Informal no Século 21”, em  3 de Maio de 2010, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, realizada pela 4.th International Architecture Biennale Rotterdam e pela SEHAB – são apresentados 23 projetos (acadêmicos e profissionais) de intervenção nas favelas de São Paulo, integrados na temática “Planos e Projetos Para Favelas e Loteamento”.
Conferência sobre “casos meritórios da habitação de interesse social portuguesa” no curso de Doutoramento em Arquitectura e Desenho Urbano do DECA do IST, em 7 de Maio de 2010.
Conferência sobre a habitação de interesse social em Portugal, na Licenciatura em Arquitectura da Universidade da Beira Interior, a convite do NAUBI, Núcleo de Estudantes de Arquitectura da Universidade da Beira Interior, em 12 de Maio de 2010.
Conferência sobre o tema da “relação entre a Arquitectura, a Habitação e a Sustentabilidade, no âmbito do Ciclo de Conferências "O Homem e a Terra", da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em 25 de Maio de 2010, no Auditório Agostinho da Silva da ULHT.
Intervenção sobre os aspectos que estruturam um habitar efectivo da cidade na 19ª Sessão Técnica do Grupo Habitar, em Vila Nova de Gaia, com o apoio da respectiva Câmara Municipal e da CidadeGaia-SRU, sobre a temática da reabilitação urbana e habitacional, em 16 de Junho de 2010.
Preparação de uma conferência no IHRU – SIPA, Forte de Sacavém, sobre a temática da promoção de habitação de interesse social cooperativa, em 23 de Junho de 2010 – a conferência foi adiada por iniciativa do IHRU.
Em conjunto com o Eng.º Manuel Baião, conferência sobre habitação de interesse social, cidade informal e valências da intervenção do LNEC, no Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), Luanda, em 9 de Julho de 2010.
439.  Conferência “Citadinos e vizinhos – Refazer cidade e reviver vizinhança com habitação de interesse social”, em 30 de Agosto de 2010, no SILACC 2010: Simpósio Ibero-americano de Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas”,  na Universidade de São Paulo, campus de São Carlos.
Palestra “Entre a Casa e a Cidade: Humanização do Habitar”, no Curso de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Esatadual de Campinas – Unicamp, Campinas, em 1 de Setembro de 2010.
440.  Intervenção de abertura do 1.º Congresso Habitação no Espaço Lusófono, o 1.º CIHEL, em 22 de Setembro 2010, no Grande Auditório do ISCTE-IUL.
Palestra “Reflexões de aproximação à intervenção nas zonas urbanas e habitacionais informais”, nas Jornadas Técnicas da 2.ª Feira Internacional de Construção e Habitação (FICH) na Cidade da Praia, Cabo Verde, 2 de Outubro de 2010.
Conferência sobre a temática da humanização do habitar, no âmbito do dia Mundial do Habitat, no grande auditório da UNIPIAGET, Universidade Jean Piaget, na Cidade da Praia, em 4 de Outubro de 2010.
Conferência “Reabilitação urbana e qualidade de vida”, no âmbito das IV Jornadas Ambientais de Ferreira do Alentejo – Habitação e Saúde, organizadas pela C. M de Ferreira e do Alentejo e pela Direcçã-Geral de Saúde, no Centro Cultural Manuel da Fonseca, Ferreira do Alentejo, em 22 de Outubro de 2010.
Participação no Focus Group Meeting, Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED), organizado pela Direcção-geral de Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) e pela Direcção-geral de Administração Interna (DGAI), no Ministério da Administração Interna, em 27 de Outubro de 2010.
Conferência sobre a temática da cidade informal a convite do Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitectura – UTL, no Espaço Rainha Sonja da Noruega, da FA-UTL, em 28 de Outubro de 2010.
Conferência sobre a habitação de interesse social em Lisboa, no âmbito do Seminário "Habitação em Lisboa: evolução, modelos e tipologias", organizado pelo Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Auditório Agostinho da Silva da ULHT em 12 de Novembro de 2010.
Conferência sobre a temática do “habitar a cidade”, no âmbito do Seminário “Habitação sustentável: repensar uma cidade mais viva e habitada”,  integrado na Feira Projecto Casa-Exponor, em 27 de Novembro de 2010, uma organização da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto  e do Grupo Habitar.
Intervenção no âmbito da “construção de cenários” para o “Estudo Prospectivo sobre as Transformações Sociais e do Ordenamento do Território Nacional com Reflexos na Segurança das Populações”, por convite da Direcção Geral de Administração Interna, em parceria com a DGOTDU, no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna (MAI), em 30 de Novembro de 2010.
441.  Conferência intitulada “Investigar a Habitação”, no Colóquio Internacional DA/UAL da Universidade Autónoma de Lisboa, intitulado “Habitar: O individual e colectivo na Europa do século XXI”, em 14 de Janeiro de 2011.
Conferência sobre “Habitação saudável” no Seminário “Intervenção Social, desafios e Oportunidades”, proovido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca em 20 de Janeiro de 2011.
Conferência no Programa de doutoramento em Arquitectura do Isntituto Superior Técnico, em 1 Junho de 2011.
Conferência sobre “Humanização do espaço público e a circulação” e moderação da 6.ª Sessão no Seminário “Segurança rodoviária em meio urbano”, no Centro de Congressos do LNEC, em 20 de Setembro de 2011.
Sessão Técnica Edifícios no LNEC, sobre “Humanização do habitar: Caminhos para uma habitação e um habitar mais humanizados”, no Centro de Congressos do LNEC, em 29 de Setembro de 2011.
Participação no programa da SIC, “Querida Júlia”, a convite do jornalista Carlos Alberto Rodrigues e por indicação da Câmara Municipal de Lisboa, sobre a temática da habitação de interesse social, na manhã de 3 de Outubro de 2011.
Designação como representante do LNEC no âmbito do Ponto de Contacto Nacional do Programa ESPON, em 13 de Outubro de 2011.
442.  Conferência sobre “Humanização do habitar e boas práticas de habitação de interesse social”, na 1.ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano & 11.º Workshop da APDR, “Território, mercado imobiliário e a habitaçã”, na Universidade de Aveiro em 11 de Novembro de 2011.
Convite para orador no Congresso Africano de Arquitectos, em 16 de Maio de 2011.
Participação nos Júris do Prémio do Instituto nacional de Habitação e do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, como representante do LNEC, nas edições dos referidos Prémios de 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 (em curso).
Conferências com referências em atualização:
§  Módulo de 4h sobre O Historial de investigação do NAU sobre o habitar, no Programa de doutoramento m Arquitectura do IST, em 1 de Junho de 2012
§  JIL em 20 de Junho de 2012 18 de Junho, prosseguem as “Jornadas LNEC – Engenharia para a Sociedade, Investigação e Inovação”, desta vez sob o tema "Cidades e Desenvolvimento"
§  15 Março Habitação pata a etnia cigana ISCTE -
§  8 Maio LNEC Vãos STE
§  Conferência na Escola Superior Gallaecia, em 29 de Junho de 2012.
§  Três sessões técnicas sobre promoção de habitação de interesse social no Ministério das Infra-estruturas da República da Guiné Bissau, em cooperação com o Laboratório de Engenharia da Guiné-Bissau - LEGUI, em Maio de 2011 - referência em atualização.
§  Uma sessão técnica de cooperação com o Laboratório de Engenharia de Angola - LEA, sobre habitação de interesse social - 2012 - referência em atualização.
§  Colaboração com as entidades oficiais da Tunísia e com investigadores franceses e alemães na elaboração do regulamento de um Prémio de Habitação Sustentável - Fevereiro de 2013 - referência em atualização.
§  Organização e direção do 2.º CIHEL 1.º CCRSEEL 2013 - 2.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono e 1.º Congresso Construção e Reabilitação Sustentável de Edifícios no Espaço Lusófono - Habitação, Cidade, Território e Desenvolvimento, Lisboa, LNEC, 11 a 15 de Março de 2013 - referência em atualização.
§  Participação no Júri do Concurso de Habitação Evolutiva para um novo bairro de habitação de interesse social em Lisboa - junho a setembro de 2013 - referência em atualização.
§  Curso sobre Habitação a Custos Controlados no Laboratório de Engenharia de Moçambique - LEM, no Maputo, de 14 a 18 de outubro de 2013 - referência em atualização.

Participação em publicações do INH/IHRU - participation in INH's editions

Projectos de Referência

443.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista – Habitação a Custos Controlados – PROJECTO DE REFERÊNCIA N.º 1 – 70 Fogos em Conceição de Tavira.  Publicação editada pelo INH, Março 2001.  2 p.  (texto de análise e fotografias por ABCoelho). 
444.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista – Habitação a Custos Controlados – PROJECTO DE REFERÊNCIA N.º 2 – 35 Fogos em Caselas/Lisboa.  Publicação editada pelo INH, Maio 2001.  1 p.  (texto de análise por ABCoelho  )
445.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista – Habitação a Custos Controlados – PROJECTO DE REFERÊNCIA N.º 3 – 112 Fogos em Azenha de Cima, Matosinhos.  Publicação editada pelo INH, Julho 2001.  1 p.  (texto de análise por ABCoelho).
446.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista – Habitação a Custos Controlados – PROJECTO DE REFERÊNCIA N.º 4 –111 Fogos em Chinicato, Lagos. Publicação editada pelo INH, Setembro 2001.  1 p (texto de análise por ABCoelho).
447.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista – Habitação a Custos Controlados – PROJECTO DE REFERÊNCIA N.º 5 – 144 Fogos em Laveiras, Oeiras.  Publicação editada pelo INH, Novembro 2001.  2 p. (texto de análise e fotografias por ABCoelho) .
448.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista; RICON, Clemente – Projecto de Referência – 129 fogos no Aldoar, Porto. Série Projecto de Referência n.º 6.  Lisboa : INH, Janeiro de 2003.  4 p (texto de análise por ABCoelho).
449.  PAMPULHA, Rogério; COELHO, António Baptista – Projecto de Referência – 38 fogos em Salvaterra de Magos.  Série Projecto de Referência n.º 7.  Lisboa : INH, Junho de 2003.  4 pág., 8 fig. (texto de análise por ABCoelho).

Catálogos

450.  INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO; coord. Rogério Pampulha, Fernanda Teixeira e Teresa Machado; fotografias de António Baptista Coelho e Clemente Ricon – Prémio INH 2001. Lisboa: INH, 2001, 44  pág.
451.  INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO; coord. Rogério Pampulha, Fernanda Teixeira e Teresa Machado; fotografias dos Projectistas e de Clemente Ricon e António Baptista Coelho – Prémio INH 2003. Lisboa: INH, 2003, 32  pág.
452.  INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO; coord. Rogério Pampulha, Fernanda Teixeira e Teresa Machado – Prémio INH 2004, 16ª Edição. Lisboa: INH, 2004, 37 pág.
453.  INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO; coord. Rogério Pampulha, Fernanda Teixeira e Teresa Machado; fotografias de António Baptista Coelho e Projectistas – Prémio INH 2005, 17ª Edição. Lisboa: INH, 2004, 39  pág.
454.  INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO; coord. Rogério Pampulha, Fernanda Teixeira e Teresa Machado; fotografias de António Baptista Coelho e Projectistas – Prémio INH 2006, 18ª Edição. Lisboa: INH, 2006, 40  pág.
455.  INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA; coord. Rogério Pampulha, Teresa Pereira e Isabel Forjaz, fotografias de António Baptista Coelho, José Ricon e Promotores – Prémio INH/IHRU 2007, 19ª Edição. Lisboa: IHRU, 2007, 40  pág.
456.  INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA; coord. Rogério Pampulha, Teresa Pereira e Isabel Forjaz, fotografias de António Baptista Coelho e Promotores – Prémio IHRU de Construção e Reabilitação 2008. Lisboa: IHRU, 2008, 55  pág.
457.  INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA; coord. Rogério Pampulha, Teresa Pereira e Isabel Forjaz, fotografias de António Baptista Coelho e Promotores – Prémio IHRU de Construção e Reabilitação 2009. Lisboa: IHRU, 2009, 79  pág.
458.   INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA; coord. Rogério Pampulha, Teresa Pereira, Maria Jarmela Ferreira e Isabel Forjaz, fotografias de António Baptista Coelho e Promotores – Prémio IHRU de Construção e Reabilitação 2010. Lisboa: IHRU, 2010, 86 pág.
459.  INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA; coord. Rogério Pampulha, fotografias de António Baptista Coelho e Promotores – Prémio IHRU de Construção e Reabilitação 2011. Lisboa: IHRU, 2011.
460.   INSTITUTO DA HABITAÇÃO E DA REABILITAÇÃO URBANA; coord. Rogério Pampulha, fotografias de António Baptista Coelho e Promotores – Prémio IHRU de Construção e Reabilitação 2012. Lisboa: IHRU, 2012.

Orientações realizadas e em curso, participação em júris (em atualização)
§  Acompanhamento e orientação do estágio final de Licenciatura em Arquitectura do Planeamento Urbano e Territorial da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa da finalista Isabel Margarida Pinto Cortes.  O estágio de 6 meses, foi desenvolvido na área da gestão integrada (urbanística, arquitectónica, social e administrativa) de parques de habitação de baixo-custo (1998).
§  Acompanhamento do trabalho do Arq.º João Branco Pedro no desenvolvimento de uma Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sobre indicadores dimensionais da qualidade em Habitação (1999).
§  Orientação do Mestrado da Arq.ª Maria João Costa Almeida, intitulada “Contribuição para o Estudo da Luz Natural na Qualidade do Espaço Habitacional”, apresentada e discutida no Instituto Superior Técnico em
1 de Fevereiro de 2000.
§  Orientação do estágio final de licenciatura de Arquitectura de Gestão Urbanística pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) da Finalista Susana Marisa Fonseca com o título “BO01 «City of Tomorrow» um caso de procura de qualidade” (2003).
§  Orientação do estágio final de licenciatura de Arquitectura de Gestão Urbanística pela FAUTL da Finalista Ana Rita Ribeiro, com o título “Bairro Social do Arco do Cego – enquadramento e tipologias residenciais e urbanas” (2004).
§  Orientação de dissertação final de curso do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) do Aspirante a Oficial de Polícia Agostinho Fragoso dos Santos, aluno do 5.º ano do Curso de Formação de Oficiais de Polícia (CFOP) com o título “A Arquitectura como factor de prevenção criminal” (2004).
§  Orientação do Arq.º Hélder Pereira de Oliveira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior, no seu estudo intitulado "Análise e Qualificação Urbana e Residencial – O Caso da Covilhã", a desenvolver no âmbito da prestação de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica
(1996 e 1997, e 2005).
§  Orientação de dissertação final de curso do ISCPSI, relativa ao Aspirante a Oficial de Polícia, António Fernando Penicela, aluno do 5.º ano do CFOP, com o título “Urbanização e Segurança – Caso de Moçambique” (2005/06).
§  Arguência no Júri das provas de doutoramento em Conservação do Património Arquitectónico (Edifícios e Conjuntos Históricos) da Arq.ª Maria do Céu Simões Tereno, da Área Departamental de Ciências da Natureza e do Ambiente, da Universidade de Évora (UE).  A discussão da respectiva dissertação, intitulada "Contributo da Perspectiva para a Salvaguarda de Monumentos", teve lugar em 18 de Outubro de 1996.
§  Participação no Júri do Doutoramento em Conservação do Património Arquitectónico, pela Universidade de Évora, do Arq.º José Aguiar Portela da Costa, com a discussão da tese intitulada “Estudos Cromáticos nas Intervenções de Conservação em Centrso Históricos – Bases para a sua aplicação à realidade portuguesa”, em 19 de Maio de 2000.
§  Arguência nas provas de Mestrado em Teoria de Arquitectura da Universidade Lusíada, do Arq.º João Manuel da  Silva Rocha, com a discussão da dissertação intitulada “Cidades sobrepostas – Entre o real e o imaginário para a construção da ideia de cidade”, Lisboa, Universidade Lusíada, 2001.
§  Participação no Júri de Doutoramento em Arquitectura, pela Universidade do Porto, do Arq.º João Branco Pedro, com a discussão da tese intitulada “Definição e avaliação da qualidade arquitectónica habitacional”, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 13 de Janeiro de 2001.
§  Participação no Júri de Doutoramento em Antropologia Cultural e Social da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), da Dra. Marluci Menezes, com a discussão da tese intitulada, Mouraria: entre o mito da Severa e o Martim Moniz – estudo antropológico sobre o campo de significações imaginárias de um bairro típico de Lisboa”,  na FCSH da UNL em 2002.
§  Vogal e arguente das provas de doutoramento em Arquitectura do Arq. Carlos Nuno Lacerda Lopes, em 23 de Abril de 2008, no Auditório Fernando Távora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
§  Arguente das provas finais da curso do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) da Aspirante a Oficial de Polícia Daniela Fernandes, aluno da 5.º ano do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Policiais (MICP), com o título “Urbanismo e segurança – Contributos da concepção, manutenção e utilização do espaço para a prevenção criminal (CPTED). Uma abordagem ao Bairro da Bela Vista em Setúbal, em 17 de Maio de 2010 no ISCPSI.
§  Arqª Margarida Meirelles – Mestrado em Construção da Universidade da Beira Interior (Edição de 1999/2000), com a dissertação sob o tema Aspectos da Qualidade Arquitectónica no Bairro da Estação da Covilhã, nos anos 60 (início em 2001) (1º orientador).
§  Cristina Fernandes Gouveia Pedrosa: orientação do Mestrado Integrado de Arquitectura no Instituto Superior      Técnico – Da Cidade ao Indivíduo: o papel da requalificação urbana de conjuntos  de habitação de interesse social. Estudo da requalificação física do espaço público do Bairro de Contumil, na cidade do Porto” (concluído).
§  Arguente nas provas de Mestrado Integrado em Arquitectura da FA-UTL de Suzana Teresa de Azevedo Nogueira, sob o tema “Desenho Arquitectónico, Ambiente e Saúde em Creches e Infantários”, em 15 de Maio de 2013.
§  Arguente no mestrado da licenciada Rita Maria Tavares Santos Dias, sob o tema “Apropriações do Espaço Doméstico”, na FA-UTL, em 18 de Julho de 2012.
(a completar, desde Julho de 2012 a Setembro de 2014)

       (Referências de entrada: arguências)
§  Majda Zaouji 18 de Julho às 8h30, FAUTL Master Erasmus Mundus EURMed Grau de Mestre em ESTUDOS URBANOS EM REGIÕES MEDITERRÂNICAS– MESTRADO ERASMUS MUNDUS EURMED REABILITAÇÃO DA HABITAÇÃO SOCIAL Portugal (Lisboa) e Marrocos (Casablanca)
§  Arguente nas provas de Mestrado Integrado em Arquitectura do candidato Jorge Fernández Fernández , sob o tema “Allariz - Transformación Morfológica”, na Escola Superior Gallaecia, em 29 de Junho de 2012.
§  Arguente nas provas de Mestrado Integrado em Arquitectura do candidato Miguel Angel Vidal Domínguez, sob o tema “Vivienda Unifamiliar Transformable”, na Escola Superior Gallaecia, em 29 de Junho de 2012.
§  Arguente nas provas de Mestrado Integrado em Arquitectura da candidata Maria Lorena Teixeira Lago, sob o tema “El Proyecto de Rehabilitación frente al Método Educativo: El caso de la escuela «Aurora» en Tomiño”, na Escola Superior Gallaecia, em 29 de Junho de 2012.
§  Duas provas de Mestrado Integrado no IST em final de 2013 ...
§  Arguência de doutoramento: FEUP final de 2013 ...
§  Arguência de doutoramento: Universidade de Campinas, Arqutetura, início de 2014 ...

(Referências de entrada: palestras, aulas e outras intervenções)
§   STE (Sessão Técnica Edifícios) em 12 Outubro Rebilitação Térmica - Leiria ...
  §  Duas sessões do Doutoramento em Urbanismo da ULHT entre fevereiro e abril de 2014...
          (completar)

Em orientação (a completar)
§  Arqª Maria Tavares (Mestre em Arquitectura) – Doutoramento em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com a tese sobre o tema (título provisório) Novas formas de habitar – Evolução das experiências das Habitações Económicas, federação das Caixas de Previdência Planeamento singular. Em fase inicial (início em 2008) (1º orientador). Mestre Arq.ª Maria Tavares: orientação da tese de doutoramento em Arquitectura da FAUP - “"Habitações Económicas -Federação de Caixas de Previdência, Modelos de Actuação no Exercício do Projecto" (em desenvolvimento).
§  Dr.ª Carminda Caria  (Habitação, gestão e arrendamento). (a completar)
(a completar)

Outras matérias (a integrar e completar)
·         A Câmara Municipal de Cascais (CMC), em ofício datado de 22 de Fevereiro de 2008, que se anexa, convidou o IPH Arq. António Baptista Coelho para participar na supervisão do Programa de Habitação Jovem – PHJ Cascais, por integração numa Comissão de Acompanhamento Multidisciplinar daquele novo Programa.
·         Dicionário M.O.P. 1985-2005 - Elaboração de texto para o Dicionário M.O.P. 1985-2005, sob o título “habitação social”, onde se faz uma resenha do que foi a história da habitação de interesse social em Portugal entre 1985 e 2005 (5 p.).
·       Secretariado da Comissão Científica Departamental do Departamento de Edifícios do LNEC - O signatário foi Secretário da Comissão Científica Departamental do Departamento de Edifícios do LNEC a partir de 1 de Janeiro de 1997 até 2000.  Nestas funções destaca-se a participação na elaboração dos respectivos relatórios de actividade anuais.
·         Nomeado pelo Conselho Directivo do LNEC para integrar a Equipa de Projecto dos Espaços Construídos do Projecto de Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde (PNAAS), que durante 2006 e 2007 participou no desenvolvimento do referido PNAAS.
·         Comissão Científica do Seminário Internacional "NUTAU'2000 ...
·         Comissão Científica do Seminário Internacional "NUTAU'2002 – Sustentabilidade, Arquitectura e Desenho Urbano", São Paulo, 6 a 18 de Outubro de 2002.
·         Comissão Científica do Seminário Internacional "NUTAU’2004 – Demandas Sociais, Inovações Tecnológicas e a Cidade ", São Paulo, 11 a 15 de Outubro de 2004.
·         Comissão Científica do VIII Congresso Nacional do Cooperativismo Habitacional – FENACHE – Pela sustentabilidade do cooperativismo habitacional, Sintra, 29 de Abril a 1 de Maio de 2006.
·         Comissão Científica do Seminário Internacional "NUTAU'2006 – Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade, ocorrido entre 9 e 13 de Outubro de 2006.



Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.
(iii) Para proporcionar a edição de imagens na Infohabitar, elas são obrigatoriamente depositadas num programa de imagens, sendo usado o Photobucket; onde devido ao grande número de imagens se torna muito difícil registar as respectivas autorias. Desta forma refere-se que, caso haja interesse no uso dessas imagens se consultem os artigos da Infohabitar onde, sistematicamente, as autorias das imagens são devidamente registadas e salientadas. Sublinha-se, portanto, que os vários albuns do Photobucket que são geridos pelo editor da Infohabitar constituem bancos de dados da Infohabitar, sendo essas imagens de diversas autorias, apontadas nos artigos da Infohabitar, pelo que deve haver todo o cuidado no seu uso; havendo dúvidas um contacto com o editor será sempre esclarecedor.

INFOHABITAR Ano X, nº 500
Infohabitar, 500 edições e síntese curricular do seu editor, António Baptista Coelho
Editor: António Baptista Coelho – abc.infohabitar@gmail.com
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional, Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior.

Sem comentários :