CHAMADA DE TRABALHOS - call for papers: Habitat saudável: o lugar do ambiente construído na promoção da saúde – Infohabitar # 745
Infohabitar, Ano XVI, n.º 745
Edição: terça-feira, 1 de setembro de 2020
Editorial
Caros leitores da Infohabitar,
Na sequência da divulgação que temos feito sobre as iniciativas editoriais da revista Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP), é com muita satisfação e interesse que se divulga o lançamento e a chamada de trabalhos - call for papers - para o número especial da GTP, centrado na bem atual temática: o “Habitat saudável: o lugar do ambiente construído na promoção da saúde”.
Lembra-se que a Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP), criada em 2006, é uma revista científica do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).
A “Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) é uma revista científica avaliada por pares e voltada à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design.
“A revista viabiliza um fórum de divulgação e troca de idéias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.”
(textos retirados do site da GTP)
A temática da revista que é, agora, lançada, é, em seguida, desenvolvida, mas, desde já, aqui se registam saudações especiais e desejos das maiores felicidades em mais uma excelente e bem oportuna iniciativa ás suas duas editoras, as amigas:
Gleice Azambuja Elali, [gleiceae@gmail.com] editora convidada, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e
Sheila Walbe Ornstein, [sheilawo@usp.br] editora associada da Gestão & Tecnologia de Projetos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Uma boa leitura e muita saúde e força é o que se deseja a todos,
António Baptista Coelho
Editor da Infohabitar
Lisboa, Encarnação, em 31 de agosto de 2020
Fig.01: capa do último número da Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP)
Segue-se o texto de apresentação e informativo sobre a temática da revista agora lançada e as características dos trabalhos a submeter (retirado do site da Gestão & Tecnologia de Projetos GTP)
Habitat saudável: o lugar do ambiente construído na promoção da saúde
Percursos da Arquitetura, do Urbanismo e do Design durante e após pandemia
Apresentação:
Épocas de mudança e incerteza tornam os problemas estruturais da sociedade ainda mais evidentes, exigindo a rápida tomada de decisões e a reestruturação da vida cotidiana em diversos níveis, desde a convivência domestica até o trabalho, o estudo e as condições de vida no meio urbano.
Em 2020, o alastramento do Covid19, representado por uma quantidade ímpar de infectados e uma grande letalidade, trouxe à tona diferentes questões ligadas à relação entre saúde e ambiente, problematizadas em diferentes níveis e escalas, dos objetos à cidade. De fato, a mobilidade espacial do Homo Sapiens e as características dos ambientes que edificamos têm facilitado a disseminação de inúmeras doenças e participou ativamente na instalação da última pandemia. Contrapondo-se a tal constatação, a situação que hoje mundialmente vivenciada impulsionou o debate sobre o habitat saudável: como projetá-lo, mantê-lo, gerenciá-lo, avaliá-lo. Sob tal ponto de vista, e face à enorme responsabilidade de arquitetos, urbanistas e designers como profissionais cuja atuação está ligada à intervenção/proposição no/do ambiente construído, é essencial problematizar cuidadosamente o papel da Arquitetura, do Urbanismo e do Design (AUD) na promoção de habitats (física e mentalmente) saudáveis.
Diante destes argumentos, a Revista Gestão & Tecnologia de Projetos divulga uma chamada especial para o número temático HABITAT SAUDÁVEL: O LUGAR DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Nosso objetivo é congregar trabalhos que alimentem o debate sobre os percursos da AUD durante e após a pandemia, tendo como focos: as possíveis alterações dos processos de projeto; as contribuições da percepção e avaliação ambiental na promoção de mudanças nesse campo; e o papel das tecnologias nos avanços surgidos.
Para tanto serão considerados para publicação artigos que investiguem, em âmbito nacional e internacional, a influência da pandemia e do período pós-pandêmico sobre o habitat humano, tendo como norte os seguintes temas:
- O ambiente construído sob a ótica das investigações em AUD (da concepção projetual à avaliação pós-ocupação, incluindo alterações relativas à ética na pesquisa).
- Impactos de ambientes domésticos, educativos, laborais e urbanos (open spaces) na saúde e na qualidade de vida humana.
- Busca por ambientes hospitalares saudáveis e seguros (de clínicas de diagnósticos a hospitais complexos), em termos de: novos tipos de empreendimento; processos de projeto; gestão e procedimentos de manutenção; experiências de Evidence Based Design e Avaliação Pós-Ocupação; Building Information Modeling, Realidade Virtual e Realidade Aumentada aplicadas.
- Co-design e projeto participativo na promoção de ambientes saudáveis.
- A cidade e o morar sob a perspectiva das populações vulneráveis: idosos, pessoas com deficiência, populações socioeconomicamente carentes.
- Influência da tecnologia da informação no planejamento de ambientes saudáveis.
- Contribuições dos estudos na área das relações pessoa-ambiente (Psicologia Ambiental, Gerontologia Ambiental, Ergonomia, Acessibilidade e outros) na busca por ambientes saudáveis durante e após a pandemia.
Características dos Trabalhos:
Serão avaliados manuscritos originais redigidos em português ou inglês. As regras de submissão e formatação de manuscrito estão disponíveis pelo link: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/information/authors.
Cronograma: Lançamento da Chamada: 14 de agosto de 2020;
- Prazo (máximo) para submissão de trabalhos: 30 de outubro de 2020;
- Prazo (máximo) para avaliação preliminar pelos editores e distribuição para revisores: 30 de novembro de 2020;
- Prazo (máximo) para retorno aos autores com o resultado da primeira rodada de avaliação: 12 de fevereiro de 2021;
- Prazo (máximo) para os autores submeterem versão revisada, caso seja demandado pelos revisores: 01 de março de 2021;
- Prazo (máximo) para retorno aos autores com o resultado da segunda rodada de avaliação: 05 de abril de 2021;
- Prazo (máximo) para eventuais ajustes de formatação pelos autores e envio final aos editores: 30 de abril de 2021;
- Previsão de publicação: julho de 2021
Agradecemos sua atenção, e aguardamos seu trabalho,
Equipe Editorial / Editorial Staff
Gestão & Tecnologia de Projetos
Notas editoriais (Infohabitar):
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações.
(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.
Infohabitar, Ano XVI, n.º 745
CHAMADA DE TRABALHOS: Habitat saudável: o lugar do ambiente construído na promoção da saúde – Infohabitar # 745
Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto –, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.
Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE).
Sem comentários :
Enviar um comentário