domingo, dezembro 06, 2015

Esquissos rápidos sobre temas amplos, Infohabitar 561

 
Infohabitar, Ano XI, n.º 561

Esquissos rápidos sobre temas amplos
António Baptista Coelho

Apresentam-se, em seguida, alguns apontamentos/desenhos livres, ou esquissos realizados com tinta e aguadas, habitualmente cinzentas; esquissos rápidos (máximo de cerca de 5 minutos por desenho) e diretamente a partir dos respetivos “modelos” (sem recursos a fotografia), por vezes tratados a aguada posteriormente.

Desenho 1: um esquisso muito rápido dos telhados da Covilhã, com traços a tinta e manchas de aguada; importa essencialmente capturar o "ambiente" e o enquadramento.

Desenho 2: um esquisso a "dois tempos", primeiro a tinta preta no local, procurando fixar a ideia da harmonia entre verde urbano e edifícios e procurando "não desenhar" as partes dos edifícios escondidas pelo verde; depois "em casa" algumas cores essenciais/simplificadas.

Desenho 3: esquisso simples, no local, do Museu dos Faróis em Cascais, com caneta de tinta da china, procurando fixar o essencial dos excelentes volumes e de alguma profundidade, também com algumas poucas aguadas.


Desenho 4: um esquisso muito simples e rápido da Ponte Vasco da Gama, apenas a traço/tinta procurando fixar o essencial do seu volume do seu interessante sentido de perspectiva. 

Desenho 5: um esquisso "simples" em que se procura que a cor e as suas manchas substituam, de certo modo, a definição das linhas; neste tipo de exercício podemos optar por colorir antes (apenas com um conjunto básico de indicações a lápis) e depois, por fim, marcar alguns traços a negro.


Desenho 6: um esquisso quase feito de memória com traços e aguadas, a partir de temas urbanos recorrentes.

Desenho 7: um apontamento muito rápido feito quando de uma deslocação a Nisa; as manchas de cor foram posteriores à fixação dos traços a negro.


Desenho 8: a zona da Ajuda apontada com liberdade a traço negro e posteriormente colorida, também com igual liberdade; aqui a cor tem, talvez, um protagonismo especial e é interessante que possamos lembrar os seus tons essenciais (quando aplicamos a cor posteriormente).


Desenho 9: um apontamento livre e rápido da Baixa em Lisboa, na zona do Elevador de Santa Justa, a traço negro e aguada; é essencial tentar uma adequada proporção entre formas/volumes e procurar "dar volume" ao conjunto.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.
(iii) Para proporcionar a edição de imagens na Infohabitar, elas são obrigatoriamente depositadas num programa de imagens, sendo usado o Photobucket; onde devido ao grande número de imagens se torna muito difícil registar as respectivas autorias. Desta forma refere-se que, caso haja interesse no uso dessas imagens se consultem os artigos da Infohabitar onde, sistematicamente, as autorias das imagens são devidamente registadas e salientadas. Sublinha-se, portanto, que os vários albuns do Photobucket que são geridos pelo editor da Infohabitar constituem bancos de dados da Infohabitar, sendo essas imagens de diversas autorias, apontadas nos artigos da Infohabitar, pelo que deve haver todo o cuidado no seu uso; havendo dúvidas um contacto com o editor será sempre esclarecedor.

Infohabitar, Ano XI, n.º 561
Esquissos rápidos sobre temas amplos
Editor: António Baptista Coelho abc@ubi.pt, abc@lnec.pt e abc.infohabitar@gmail.com
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional e Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade da Beira Interior - MIAUBI

Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.


Sem comentários :