terça-feira, outubro 06, 2020

"Morar em Apartamentos": novo livro de Simone Villa – Infohabitar # 749

 

Ligação direta (clicar) para:  725 Artigos Interactivos, edição revista, ilustrada e comentada - 38 temas e mais de 100 autores.

Infohabitar, Ano XVI, n.º 749

Edição: terça-feira, 6 de outubro de 2020

 

"Morar em Apartamentos": novo livro de Simone Villa – Infohabitar # 749

 

Caros leitores da Infohabitar,

Caros amigos e caros colegas

Depois de lembrarmos ter-se comemorado ontem, dia 5 de outubro, o Dia Mundial do Habitat, que é uma data móvel, que acontece, em cada ano, na primeira segunda-feira de outubro; data comemorativa que foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, através da resolução 40/202, que foi celebrada pela primeira vez em 1986 e cuja importância será, provavelmente, marcada por um próximo artigo desta revista,

passamos à divulgação, bem a propósito, de um novo livro da autoria da Professora Simone Barbosa Villa, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), intitulado "Morar em Apartamentos".

Esta nova obra está em pré-lançamento e o respetivo envio, a partir da editora, está previsto para acontecer a partir do dia 27/11/2020 (a confirmar).

 

Desde já é possível ter uma ideia muito clara do inegável interesse desta nova obra, que mergulha bem nas áreas da história e da atualidade do habitat, pois no site da,

 


podemos ter acesso ao respetivo índice detalhado; mas para despertar, desde já, um pouco mais o interesse bem justificado por este estudo anexa-se, em seguida, um pequeno texto de apresentação retirado do site da editora, bem como os títulos dos principais capítulos deste novo livro, 

e aqui deixamos os expressivos parabéns à autora por mais esta importante realização,

 António Baptista Coelho

Editor da Infohabitar

 

 

"Morar em Apartamentos"

“Se hoje a típica moradia urbana é o apartamento unifamiliar, surpreenda-se com seu formato e função social em seus primórdios, há quatro séculos. Banheiro dentro de casa? Muito recente... Privacidade? Dois, três banheiros, então, impensável!

“Morar em apartamento conta a evolução dos espaços internos dos edifícios de acordo com os modos de vida da sociedade, com maravilhosas plantas, cuidadosamente reconstituídas. Foco especial é dado aos últimos cem anos, em que a vida privada sofreu uma profunda transformação.”

 

Principais partes/capítulos do novo livro:

 

·      Apartamentos: origens

·      Apartamento da Belle Époque: transposições do modelo de morar

·  Apartamento modernista: experimentações em meio a produção comercial.

·      Apartamento contemporâneo: a consolidação de tipologias de morar.

·      Depois do tipo: ainda apartamento contemporâneo?


Página de apresentação do novo livro:

https://www.lojaofitexto.com.br/morar-em-apartamento/p

 

Notas editoriais:

(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.

(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações.

(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição. 


Infohabitar, Ano XVI, n.º 749

"Morar em Apartamentos": novo livro de Simone Villa – Infohabitar # 749

 

Infohabitar

Editor: António Baptista Coelho

Arquitecto/ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto –, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

 

abc.infohabitar@gmail.com

abc@lnec.pt

 

Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE).

 

Sem comentários :