segunda-feira, setembro 03, 2018

654 - INVESTIGAÇÃO HABITACIONAL E URBANA - Infohabitar 654

INFOHABITAR N.º 654
INVESTIGAÇÃO HABITACIONAL E URBANA

Conjunto de 15 artigos

 

Caros leitores da revista semanal Infohabitar com a presente edição, damos continuidade a uma tipologia editorial, em que se procura voltar a focar e divulgar artigos e séries editoriais já desenvolvidas há algum tempo, mas versando temáticas intemporais.

Julgamos que quando uma revista técnica e científica como a nossa atinge um significativo “tempo de vida” – neste caso 14 anos – e expressão editorial – a caminho dos 700 artigos – corre-se o risco de textos que deixaram de estar numa primeira linha editorial, mas que continuam com o mesmo interesse e oportunidade, poderem ficar um pouco esquecidos “nas prateleiras arquivadoras”, neste caso “na nuvem arquivista” e, a partir desta consideração, surgiu a ideia de voltar a colocar “bem à mão”, à distância de um rápido “clic”, conjuntos temáticos de artigos, por vezes muito bem articulados, entre si, outras vezes marcados por uma salutar diversidade, como é o caso actual.

E é assim que, na presente edição da Infohabitar, se sugere a leitura de uma série de 15 artigos, editados entre 2006 e 2017, realizados por 13 autores e que têm em comum a abordagem do grande tema referido à temática da INVESTIGAÇÃO HABITACIONAL E URBANA, aproveitando-se para lembrar que , em Portugal, o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – grupo de investigação estruturado por Nuno Portas em Novembro de 1969 – foi pioneiro na investigação em Arquitetura, Habitação, Urbanismo e numa abordagem integrada destas temáticas com as das Ciências Sociais.

E lembra-se que esta matéria da INVESTIGAÇÃO HABITACIONAL E URBANA constitui um dos 35 temas editoriais da Infohabitar.

Entre os temas abordados nos 15 artigos cujos links se disponibilizam, em seguida, salientam-se os seguintes:

- Uma aproximação a uma linha de estruturação de investigação que integre a área do habitat humano em relação estreita com as matérias da arquitetura urbana.
- A apresentação comentada da excelente metodologia que caracterizou o Prémio INH, um prémio honorífico, que proporcionou ao longo das suas 18 edições, uma aproximação anual sistemática entre promotores, projectistas e construtores de cerca de 600 conjuntos habitacionais de todo o País, e os membros dos respectivos júris de avaliação, caracterizados por uma composição multidisciplinar e multi-institucional.
- Uma reflexão livre sobre a importância do desenvolvimento de um habitat humano humanizado, com o sentido amplo de um habitar positivamente marcado pelo homem e positivamente influenciador da sua vida individual, gregária e cívica. Neste sentido abordam-se, no artigo, as seguintes áreas temáticas: as escalas e os tempos do habitar; as humanidades e o habitar; como habitar cidades mais amigas (segurança e convivialidade); a relação com a história e as tipologias do habitar; a importância do bom desenho do habitar; a integração física e social do habitar; e a importância de um sentido amplo, adequado e interrelacionado de natureza, cidade e lugar habitados.
- A apresentação genérica do muito importante papel desempenhado pelo Gabinete Técnico da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (GTH), no repensar da habitação e do habitar e na tentativa de resolução do problema habitacional em Lisboa, durante um significativo período do século passado.
- Uma apresentação sumária do que foi o convênio/convénio de cooperação técnica e científica, nas áreas do habitar, que foi desenvolvido entre duas prestigiadas instituições da lusofonia, a Universidade de São Paulo (USP) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), visando-se, muito especificamente, o aprofundamento dos trabalhos conjuntos, do intercâmbio de professores e investigadores e a realização de eventos e acções comuns entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (a FAUUSP) e o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC.
- A apresentação das bases metodológicas e de alguns dos resultados da aplicação da Análise Retrospectiva, ou de Pós-Ocupação, na área habitacional, desenvolvida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através dos seus Núcleos de Arquitectura e Urbanismo e de Ecologia Social. Esta Análise Retrospectiva foi realizada ao parque habitacional financiado pelo Instituto Nacional de Habitação – habitação apoiada pelo Estado (Habitação de Custos Controlados, HCC) – e foi já aplicada em três campanhas abrangendo, assim, um período temporal significativo.
- Um relato de apresentação sumária, feito com base directa em textos desenvolvidos por diversos membros do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) e do Núcleo de Ecologia Social (NESO), das áreas de estudo e de actuação destas duas unidades de investigação do LNEC, e, designadamente, dos livros e publicações relativos à investigação em arquitectura e urbanismo e em ecologia social, que estão, actualmente, disponíveis na livraria do LNEC.

Fiquem, então, com algumas das muitas páginas da nossa pequena história editorial,
tratando-se, neste caso, do que se julga ser uma muito estimulante selecção de casos de referência urbanos e residenciais.


Boas leituras,

António Baptista Coelho
Editor da Infohabitar, Presidente da GHabitar, investigador principal com habilitação em Arquitectura e Urbanismo (LNEC), doutor em Arquitetura (FAUP), Arquiteto (ESBAL).

Notas práticas:
. a listagem dos artigos mantém a respetiva ordem cronológica editorial (dos mais recentes para os menos recentes);
. os artigos são disponibilizados no seu formato editorial original;
. para aceder ao artigo basta fazer ctrl + click sobre o seu endereço eletrónico (disponibilizado a seguir ao respetivo título); ou sobre o próprio título (quando este está ligado diretamente ao respetivo ebdereço eletrónico – ao passar o rato/mouse sobre o título essa ligação fica evidente).  


(Tema geral)

INVESTIGAÇÃO HABITACIONAL E URBANA

Infohabitar, Ano XIII, n.º 600, domingo, janeiro 01, 2017, De 1980 a 2016: um percurso nos estudos sobre Habitat Humano e Arquitetura– por António Baptista Coelho  http://infohabitar.blogspot.pt/2017/01/de-1980-2016-um-percurso-nos-estudos.html (10 pp.,  10 figg.).

Infohabitar, Ano X, n.º 486, domingo, Junho 01, 2014 – O Silêncio e a Arquitetura : da socialização às ruínas – por António Baptista Coelho. (4 pp., 3 figg.) http://infohabitar.blogspot.pt/2014/06/o-silencio-e-arquitetura-da.html

Infohabitar, Ano X, n.º 485, domingo, Maio 25, 2014 – O silêncio como base de projeto e quadro natural – por António Baptista Coelho. (3 pg, 2 figg.) http://infohabitar.blogspot.pt/2014/05/o-silencio-como-base-de-projeto-e.html

Arquitetura em estado crítico – artigo de Carlos Almeida Marques – Infohabitar n.º 453, Segunda-feira, Setembro 16, 2013 (5 pp., 1 figg.) http://infohabitar.blogspot.pt/2013/09/arquitetura-em-estado-critico.html

O prémio INH/IHRU, um processo de referência - António Baptista Coelho (n.º 423, 20 JAN. 13, 11 págs., 6 figs.).

"Habitação em Lisboa: Memória do GTH – 50 ANOS", seguido de "O GTH e o papel do engenheiro Jorge Carvalho de Mesquita" - artigos de Jorge Mangorrinha (n.º 300 - II, 6 Jun. 10, 10 págs., 8 figs.).

Um(a) NAU com 40 anos, III- de 1969 a 2009, 40 anos de investigação do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC : Parte III, sobre a investigação programada do NAU - António Baptista Coelho com os membros do NAU do LNEC (Infohabitar, Ano V n.º 276, Dezembro 21, 2009, 10 págs., 18 fig.)

Um(a) NAU com 40 anos, II - de 1969 a 2009, 40 anos de investigação do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC : Parte II, sobre os últimos estudos do NAU - António Baptista Coelho com os membros do NAU do LNEC (Infohabitar, Ano V n.º 277, Dezembro 13, 2009, 12 págs., 23 figs.)

De 1969 a 2009, 40 anos de investigação do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC: Parte I, sobre a Conferência em 24 de Novembro de 2009 - António Baptista Coelho, com a colaboração de todos os membros do NAU (Infohabitar, Ano V n.º 276, Dezembro 6, 2009, 6 págs., 12 figs.).

Cooperação entre o LNEC e a USP nas áreas da Arquitectura e do Habitar - Notas sobre a cooperação entre o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo nas áreas da Arquitectura e do Habitar - António Baptista Coelho (Infohabitar Ano V n.º 274 , Novembro 29, 2009, 7 págs., 5 figs.).

Algumas definições I, da “habitação” ao “engenho”– artigo de António Baptista Coelho (n.º 180, 24 Janeiro 2008 7 págs., 6 figs.)

A investigação em arquitectura e urbanismo e em ecologia social no LNEC, parte I – António Baptista Coelho e Marluci Menezes (n.º 112, 9 Nov. 06, 18p. 10 fig.).



Finalmente salienta-se que o processo editorial da Infohabitar, revista ligada à ação da GHabitar - Associação Portuguesa de Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH) – associação que tem a sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE) –, voltou a estar, desde o princípio de setembro de 2017, em boa parte, acolhido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e nos seus Departamento de Edifícios e Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT); aproveitando-se para se agradecer todos os essenciais apoios disponibilizados por estas entidades.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.


Infohabitar, Ano XIV, n.º 654
INVESTIGAÇÃO HABITACIONAL E URBANA
 Conjunto de 15 artigos

Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
abc.infohabitar@gmail.com
Editado nas instalações do Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT) do Departamento de Edifícios (DED) do LNEC; Infohabitar, Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Apoio à Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.

Sem comentários :