domingo, janeiro 03, 2016

A Infohabitar inicia o seu 12.º ano de edições semanais - n.º 564

Infohabitar, Ano XII, n.º 564 

Caros leitores da Infohabitar, iniciamos 2016, e o nosso décimo segundo ano de edições semanais contínuas, com um pequeno e simples artigo que quer, essencialmente, sublinhar esta situação e que visa continuar a chamar a atenção dos leitores  para o último artigo de 2015, onde é possível aceder interativamente aos 563 artigos já editados na nossa revista - e por isso optou-se por não integrar, esta semana, o nosso cabeçalho editorial (para facilitar a visibilidade do mesmo índice).

Salientam-se, no entanto, alguns aspetos que caraterizam e qualificam o perfil da nossa revista:
. O seu conteúdo didático, formativo e informativo  global, focando, designadamente áreas/temas de Arquitetura, Urbanismo e Habitat Humano.
. A condição de se ter mantido o ritmo semanal (1 artigo por semana), desde há quase 12 anos - o primeiro artigo foi editado em 21 de fevereiro de 2005.
. A condição de existirem, atualmente, 90 autores de artigos na Infohabitar (e entre eles técnicos e investigadores muito conhecidos), que se registam, mais abaixo, no Artigo n.º 563. (pela ordem de edição na Infohabitar): 
. A condição de numerosos artigos da Infohabitar estarem disponíveis, publicamente, no arquivo Dspace que é disponibilizado no site do Laboratório Nacional de Engenharia civil (LNEC)
. A existência de mais de 741.000 acessos (page-views) atualmente contabilizados na Infohabitar, estamos portanto já próximos dos três quartos de milhão de consultas; e salienta-se que o respetivo contador arrancou do “0” há quase 12 anos.
. A existência de 162 comentários positivos editados por leitores na própria revista Infohabitar ao longo do tempo.
. E a existência de numerosas mensagens de apoio e de positiva avaliação que têm sido enviadas à Edição da Infohabitar, ao longo dos seus quase 12 anos de edição - 259 mensagens de felicitação e/ou de encorajamento no sentido da continuidade do respetivo trabalho editorial (estas mensagens encontram-se devidamente arquivadas).

Estamos, por isto, naturalmente convictos de que faz sentido continuar.
Salienta-se ser vital o envio de artigos com o objetivo da edição na Infohabitar, artigos estes que têm de se integrar nas matérias editadas na nossa revista e que devem ser adequadamente elaborados e minimamente ilustrados; o envio será feito para o editor - abc.infohabitar@gmail.com - que, subsequentemente contatará os respetivos autores comunicando a sua, eventual, aceitação e a, eventual, necessidade de alterações editoriais.
Salienta-se, ainda, o desejável papel dos associados da GHabitar - antigo Grupo Habitar - na dinamização destas edições e eventualmente de ações que lhes estejam ligadas - e envia-se um renovado abraço a estes companheiros.
Chama-se, finalmente, a atenção para o que se espera ser um dos principais objetivos editoriais da Infohabitar em 2016: a intensa divulgação do 4.º Congresso Internacional da habitação no Espaço Lusófono, já previsto para ser realizado na Universidade da Beira Interior, em março de 2016, podendo ser desenvolvido numa parceria privilegiada com outra importante entidade.

Bem-hajam e renovados votos de um excelente 2016,

O Editor da Infohabitar
António Baptista Coelho

PS: e não se esqueçam do índice interativo de 563 artigos, editado jé de seguida. 


Sem comentários :