domingo, novembro 08, 2015

557 - Esquissos rápidos – o caderno e os esquissos, Infohabitar 557

 
Infohabitar, Ano XI, n.º 557

Esquissos rápidos – o caderno e os esquissos

António Baptista Coelho

Apresentam-se, em seguida, alguns apontamentos/desenhos livres, ou esquissos realizados, sob várias temáticas, com alguma rapidez (máximo de cerca de 5 minutos por desenho) e diretamente a partir dos respetivos temas (sem recursos a fotografia); por vezes, no caso dos desenhos a cor, esta foi dada, posteriormente, “em casa”.
Apresentam-se, por vezes, as imagens dos respetivos cadernos para se poder ter a noção do tamanho destes esquissos.
Pontualmente fazem-se alguns comentários sobre o próprio esquisso ou sobre o seu tema.

Desenho 1: o caderno é sítio de muitos apontamentos e desenhos: uma verdadeira companhia que dá jeito para quase tudo.


Desenho 2: o caderno como ferramenta multifunções para esquissos e apontamentos, que assim nunca se perdem; e a prática do desenhar a vegetação e as árvores ao longo do ano e com um mínimo de "meios", neste caso traços negros e manchas cinza.

 
Desenho 3: o caderno como base de apontamento de esquissos que valem por si e eventualmente como projetos para desenhos maiores.


Desenho 4: novamente o caderno multifuncional e o tema dos pássaros, outro tema recorrente,


Desenho 5: desenhar pássaros, naturalmente sempre quase apenas de memória, quando em movimento, é excelente como exercício de memória de formas e movimentos e como sintetização do que é essencial na forma/cor em movimento.


Desenho 6: um pequeno esquisso do Largo do Pelourinho na Covilhã. 



Desenho 7: o Largo do Pelourinho na Covilhã. 



Desenho 8: a prática do desenhar árvores: uma "escola"! 



Desenho 9: as torres S. Rafael e S. Gabriel e o C. Vasco da gama em Lisboa, um esquisso de cerca de 5 minutos, não mais, aguardando o comboio para a UBI na Covilhã.





Desenho 10: as torres S. Rafael e S. Gabriel e o C. Vasco da gama em Lisboa, um esquisso de cerca de 5 minutos, não mais, aguardando o comboio para a UBI na Covilhã; fixa-se o que se julga ser o essencial, em termos de perspetiva, volumes e sombras.





Desenho 11: um caderno que passa a ter vida própria!




Desenho 12:
A relação entre edifícios e verde urbano e a importância protagonista deste verde, a relação entre circulação de peões e de veículos motorizados, a disponibilidade de espaço e a própria arquitetura solar passiva dos edifícios e a muito assinalável qualidade arquitetónica e urbanística, são todas qualidades bem evidentes no nosso bairro modernista por excelência. Olivais Norte, em Lisboa (abraçado pelo Bairro da Encarnação).

Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) De acordo com o mesmo sentido, de se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.


Infohabitar, Ano XI, n.º 557
Esquissos rápidos – o caderno e os esquissos
Editor: António Baptista Coelho 
abc@lnec.pt e abc.infohabitar@gmail.com
GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional

Edição: José Baptista Coelho - Lisboa, Encarnação - Olivais Norte.


Sem comentários :