domingo, janeiro 16, 2011

329 - SEMINÁRIO SOBRE A HABITAÇÃO EM PONTE DA BARCA E LANÇAMENTO DE NOVO LIVRO SOBRE ENERGIA SOLAR PASSIVA - Infohabitar 329

Infohabitar, Ano VII, n.º 329
A edição do Infohabitar, o Grupo Habitar e o Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC manifestam a sua tristeza e enviam uma mensagem de solidariedade para as famílias afectadas pelas chuvas intensas e pelos muito graves deslizamentos de terra na envolvente do Rio de Janeiro.

Na presente edição o Infohabitar anuncia duas próximas iniciativas.

(i) A primeira, que será desenvolvida, já, na próxima Quinta-feira dia 20 de Janeiro, é o Seminário “Intervenção na habitação de âmbito social, desafios e oportunidades", promovido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, numa parceria alargada com outras entidades.
O cartaz de divulgação, o respectivo programa e uma imagem da belíssima Ponte da Barca são apresentados mais à frente, chamando-se a atenção para se tratar de uma iniciativa com entrada livre, mas obrigando a inscrição prévia.

(ii) A segunda iniciativa corresponde ao lançamento e apresentação do livro do Arq.º Francisco Moita, intitulado " ENERGIA SOLAR PASSIVA", que decorrerá, uma semana depois, na Quinta-feira dia 27 de Janeiro, pelas 15h 00, na Biblioteca do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, e que contará, entre outras intervenções, com uma apresentação da obra pelo Investigador do LNEC Eng.º Pina dos Santos, e com uma palestra, sobre a temática da energia solar passiva, assegurada pelo autor da obra agora lançada - um programa pormenorizado será em breve divulgado.

Esta iniciativa, que é de entrada livre, não obrigando a inscrição prévia (embora naturalmente limitada à lotação da sala), corresponde à 20.ª Sessão Técnica do Grupo Habitar, conta com o apoio do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo (NAU) do LNEC e integra-se num conjunto de iniciativas com as quais o LNEC pretende dinamizar e diversificar a utilização da sua Biblioteca.


António Baptista Coelho
Editor Infohabitar, Pres. Dir. Grupo Habitar, Chefe do NAU do LNEC


Fig. 01: cartaz do Seminário “Intervenção na habitação de âmbito social, desafios e oportunidades", a realizar em Ponte da Barca

SEMINÁRIO SOBRE A HABITAÇÃO
20 de Janeiro de 2011
“Intervenção na habitação de âmbito social, desafios e oportunidades”

Auditório da EPRALIMA, Ponte da Barca
Inscrição gratuita, mas obrigatória.
As inscrições devem ser realizadas até 18 de Janeiro para:
Câmara Municipal de Ponte da Barca
Praça Dr. José Lacerda, 4980-620 Ponte da Barca
Tel: 258488272 Fax: 258488272
E-mail: voluntariado@cm-pontedabarca.pt



Fig. 02: uma imagem da belíssima Ponte da Barca


Programa do Seminário
9h00
ABERTURA DO SECRETARIADO
9h30
SESSÃO DE ABERTURA
Fernanda Maria Rosa do Carmo Julião (*)
Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades
Pita Guerreiro Governador Civil
António Correia Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo
António Vassalo Abreu Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca
António José Mendes Baptista (*) Presidente do Conselho Directivo do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana
Ricardo Jorge Gomes Armada Vereador do Pelouro da Saúde e Acção Social da Câmara Municipal de Ponte da Barca
António José de Sousa Castro Brito Presidente do Centro Paroquial e Social de Lavradas

10h30
I Painel
“As políticas de habitação e a importância dos apoios à reabilitação urbana” Arq. Rui Ramos Loza, Director da Delegação do Porto do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)

Pausa para café

“O exemplo da recuperação do Centro Histórico de Guimarães ”. Arq. Alexandra Parada Barbosa Gesta, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, responsável pela Divisão do Gabinete Técnico Local, pela Reabilitação Urbana e integra a equipa coordenadora do projecto urbanístico “Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012.”
Moderador: Eng. José Alberto Sequeira de Castro Pontes
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca

Pausa para almoço

14h00
II Painel
“Habitação Saudável” Arq. António Baptista Coelho
Investigador Principal com Habilitação e chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil; Presidente da Direcção do Grupo Habitar; integra a Direcção da Nova Habitação Cooperativa
“Responsabilidade Social e os Bairros Municipais” Dr. Luís Natal Marques – Administrador da Empresa Municipal, Gebalis – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa.
Moderadora: Prof. Doutora Fátima Matos
Professora Auxiliar no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Investigadora no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.

Pausa para café

15h45
III Painel
“A importância do plano estratégico para a habitação”
Dr.ª Teresa Sá Marques - Professora Associada no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
“Exemplo de boas práticas e Cidadania”
Dr. João António Nogueira - Presidente do Conselho de Administração da BRAGAHABIT.
Moderadora: Dr.ª Helena Maria Silva Morais de Rocha Areias
Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga

(*) a confirmar.


Fig. 03: capa do livro do Arq.º Francisco Moita, "ENERGIA SOLAR PASSIVA"

Lançamento e apresentação do livro
"ENERGIA SOLAR PASSIVA"
do Arq.º Francisco Moita


O lançamento e apresentação do livro do Arq.º Francisco Moita, intitulado "ENERGIA SOLAR PASSIVA", decorrerá na Quinta-feira dia 27 de Janeiro, pelas 15h 00, na Biblioteca do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, e que contará, entre outras intervenções, com uma apresentação da obra pelo Investigador do LNEC Eng.º Pina dos Santos, e com uma palestra, de Francisco Moita, sobre a temática da energia solar passiva, tendo em conta a actualidade deste tema.


O Livro: breve síntese O livro ENERGIA SOLAR PASSIVA demonstra como a Natureza, neste caso o Sol – a principal fonte de energia na Terra! - pode ajudar a reduzir as necessidades energéticas diárias dos edifícios, permitindo o pleno desempenho das suas múltiplas funções.

A Primeira Parte deste livro apresenta ao leitor, os processos térmicos, as regras de construção e as tecnologias solar passivas mais adequadas para o nosso clima, a aplicar nos edifícios, com vista à optimização do conforto higrotérmico e ao mínimo consumo de energia.

A Segunda Parte expõe, através de vários exemplos, um método simplificado de cálculo do contributo da energia solar passiva no aquecimento dos edifícios, a que o leitor, mesmo sem conhecimentos muito aprofundados, pode recorrer num acto de consulta prática e expedita.

Este livro tem o patrocínio da Direcção Geral de Energia e Geologia.


O Autor Francisco Filipe de Oliveira Moita concluiu o curso de Arquitectura (Dipl. Ing. Architekt) na Universidade de Stuttgart - RFA, em 1976, onde exerceu actividade profissional até 1978, tendo-se especializado no domínio da Arquitectura Bioclimática e Energeticamente Eficiente.
Exerceu a actividade docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa nas cadeiras de Planeamento Urbano e de Projecto de Arquitectura de 1978 até 1992.

Ao longo das últimas três décadas, tem sido um divulgador da Arquitectura Solar Passiva e da Eficiência Energética nos Edifícios, através da realização de vários artigos técnicos e de diversas conferências e cursos de formação sobre estas matérias. O autor tem desenvolvido a actividade de arquitecto, aplicando sempre os princípios da utilização passiva da energia solar e da eficiência energética em diversos edifícios, encontrando-se alguns deles aqui referenciados.

O recurso a fontes de energia renováveis e a utilização de técnicas e materiais tradicionais nos edifícios, visando uma arquitectura ambientalmente mais responsável, são uma obrigação ética do arquitecto actual face à futura (in)sustentabilidade do planeta.

O livro "Energia Solar Passiva": NOTA DE DIVULGAÇÃO ENERGIA SOLAR PASSIVA é um livro onde se explicam os processos térmicos nos edifícios e as regras a aplicar na sua construção, visando uma arquitectura ambientalmente mais responsável e racional.

Aborda o tema da qualidade térmica dos edifícios no que estes dependem do projecto arquitectónico, da sua envolvente, dos seus espaços e elementos construtivos, com vista à sua adequação ao nosso clima, à optimização do conforto higrométrico e à redução do consumo de energia.

O tema está, e vai estar cada vez mais, na ordem do dia da construção, por razões de sustentabilidade ambiental e económica. Esta publicação vem assim preencher uma lacuna na bibliografia portuguesa dedicada à tecnologia arquitectónica bioclimática.

No livro ENERGIA SOLAR PASSIVA descrevem-se, numa primeira parte, as várias matérias teóricas, com relevo para a geometria da incidência solar, o conforto ambiental e o desempenho passivo dos principais elementos construtivos da envolvente dos edifícios. Na segunda parte desenvolve-se a aplicação destes conhecimentos a um método de cálculo simplificado que permite determinar o desempenho térmico passivo dos edifícios, aplicado a alguns casos concretos e com a documentação de muitos quadros contendo valores auxiliares para avaliação do desempenho térmico dos vários materiais e elementos da construção.

Inclui ainda, em anexo, diagramas solares e valores micro climáticos muito úteis para o entendimento do aproveitamento solar e micro climático e para a aplicação do método.

O livro está profusamente ilustrado com centenas de desenhos, quadros e tabelas várias que em muito facilitam a sua leitura e entendimento por um público vasto e diversificado.

ENERGIA SOLAR PASSIVA tem a autoria do arquitecto Francisco Moita, especialista em arquitectura bioclimática, estudioso e divulgador da Arquitectura Solar Passiva e da Eficiência Energética, e é editado pela Argumentum, conhecida editora dedicada aos temas de arquitectura e urbanismo.

As características desta publicação recomendam-na para uso no ensino destas matérias em cursos de arquitectura e de engenharia civil, tanto ao nível teórico como prático neste caso em disciplinas de projecto e recomendam-na para uso corrente na prática profissional de projecto de arquitectura.


Fig. 04: capa do livro do Arq.º Francisco Moita, "ENERGIA SOLAR PASSIVA"


Dados técnicos do livro: Editora: ARGUMENTUM, Edições, Estudos e Realizações, Lda.
Rua Antero de Figueiredo, 4-C, 1700-041 Lisboa, Tel: (+351) 21 394 0547 Fax: (+351) 21 394 0548
geral@argumentum.pt

A obra está já a ser divulgada pela DINALIVRO, no site http://www.bookhouse.pt/ e no Facebook.


Notas editoriais: (i) Embora a edição dos artigos editados no Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico, as opiniões expressas nos artigos apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores.

Infohabitar a Revista do Grupo Habitar
Editor: António Baptista Coelho
Edição de José Baptista Coelho
Lisboa, Encarnação - Olivais Norte
Infohabitar, Ano VII, n.º 329, 16 de Janeiro de 2011

Sem comentários :