quarta-feira, outubro 27, 2021

Eventos próximos com participação do GHabitar e da Infohabitar - infohabitar # 795

 Ligação direta (clicar) para:  760 Artigos Interactivos, edição revista, ilustrada e comentada em janeiro de 2021- 38 temas e mais de 100 autores

Eventos próximos com participação do GHabitar e da Infohabitar - infohabitar # 795

Infohabitar, Ano XVII, n.º 795

Edição: quarta-feira, 27 de outubro de 2021

  

Caros leitores da Infohabitar,


A edição desta semana da nossa revista é dedicada à divulgação de três próximos eventos: um presencial e já no final de outubro no Fundão, dinamizado pela Ordem dos Arquitectos e pela Câmara Municipal do Fundão e os outros dois em novembro e realizados online com importantes entidades universitárias brasileiras.

Estes encontros têm em comum a abordagem da qualidade arquitectónica residencial, sob diversas facetas e, também, a participação da GHabitar, que integra o conjunto das entidades que apoiam um dos eventos.

Lembra-se, novamente, que serão sempre muito bem-vindas eventuais ideias comentadas sobre os artigos aqui editados e propostas de novos artigos (a enviar para abc.infohabitar@gmail.com , ao meu cuidado).

Considerando a potencial evolução da pandemia, continuamos a chamar a atenção para a grande capacidade de contágio do vírus, mesmo entre vacinados, e por isso lembramos sempre a vital importância de cumprir com rigor os protocolos de vacina (n.º de doses e períodos temporais posteriores às mesmas) e de continuar com todos os cuidados de proteção próprios e dos outros, designadamente, em termos de limpeza de mãos, uso de máscara e distância social.

Despeço-me, até à próxima semana, enviando saudações calorosas e desejos de boa saúde para todos os caros leitores,    


Lisboa, em 27 de outubro de 2021

António Baptista Coelho

Editor da Infohabitar

 

Dias 30 e 31 de outubro 

ORDEM DOS ARQUITECTOS

 SECÇÃO REGIONAL CENTRO

FÓRUM REGIONAL – 30 e 31 OUTUBRO, FUNDÃO

(presencial)

 

“O Problema da Habitação em Portugal”

O Papel das Estratégias Locais de Habitação e do PRR

 

(programa do sábado de manhã, dia 30)

9h30 - Abertura e Mesa Redonda | TEMA – Políticas Urbanas 

- Paulo Fernandes - Presidente da Câmara do Fundão

- Gonçalo Byrne - Presidente Ordem Arquitectos

- Carlos Figueiredo (Moderador) - Presidente SR Centro

11h00 - Coffee Break 

11h30 - Debate sobre Estratégias locais de habitação e resiliência 

- Paula Marques – Ex presidente da Associação Portuguesa de Habitação Municipal

- Baptista Coelho (BC) – Investigador LNEC, GHabitar e Infohabitar

- Rui Estríbio (RE) – IHRU, Direção de Programas de Apoio à Habitação

- Martim Guimarães da Costa (Moderador) - Ordem dos Arquitectos


ORDEM DOS ARQUITECTOS

 SECÇÃO REGIONAL CENTRO

Comemorações do Dia Mundial da Arquitetura

FÓRUM REGIONAL DE ARQUITETURA – FUNDÃO 

Dias 30 e 31 de outubro 

Tema Geral | Políticas Públicas Urbanas 

Debatendo temas como Políticas Públicas Urbanas, Estratégias Locais de Habitação, Ética e Deontologia na Arquitetura.

O Fórum realiza-se em parceria com os Encontros cinematográficos comemorando na sua XI edição, com um painel dedicado à ARQUITETURA  no sábado de tarde, com a mostra do filme "AS OPERAÇÕES SAAL" de João Dias seguindo-se uma conversa com arquitetos que participaram no processo SAAL entre 1974 e 1976. 

E o Fórum continua no domingo dia 31 de outubro.

Registam-se, em seguida, três links com informação útil sobre o Fórum:

https://facebook.com/events/s/i-forum-regional-arquitetura-a/1012915399277134/

https://www.ars-id.org/noticia/apresentacao-publica-encontros-cinematograficos-xi-edicao-e-i-forum-regional-arquitetura/

https://www.facebook.com/events/1012915399277134/permalink/1021964845038856/




Dias 16 a 19 de novembro

VII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (online)


Entre os próximos dias 16 e 19 de novembro de 2021, decorrerá online o VII Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído - VII SBQP.

O evento é vinculado à Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, que possui a participação de importantes pesquisadores na área da gestão de projetos e de Avaliação Pós-Ocupação.


VII SBQP

A inovação e o desafio do projeto na sociedade:

 A qualidade como alvo 

(segue-se texto retirado do site do evento)


Os desafios da sociedade contemporânea levantam diferentes aspectos na discussão sobre a cidade e seus ambientes construídos. As implicações nos projetos desses ambientes e, de forma mais ampla, no nível e na delimitação da qualidade desejada e demandada pela sociedade, são metas almejadas pelas boas práticas de projeto.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, promovido por seu Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, busca discutir, desde sua primeira edição, possibilidades e soluções que permitam analisar importantes questões relacionadas ao projeto, com pesquisas que exploram a maior variedade possível de reflexões e alternativas sobre o tema da qualidade no ambiente construído.

A complexidade e a diversidade crescente dos problemas identificados indicam que devemos buscar alternativas, em um caráter inovador, para ampliar o leque de soluções em relação às questões ambientais. Nesse sentido, é necessário a maior amplitude nas pesquisas que auxiliem na compreensão sobre como percebemos, interagimos e habitamos nossas cidades e edifícios.


Registam-se, em seguida, dois links com informação útil sobre o Fórum:

www.sbqp2021.com.

https://www.sbqp2021.com/palestrantes



Dias 24 a 26 de novembro

7º SeNAU ( 7º Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - online

7º SENAU promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) e pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), com a participação de um extenso conjunto de importantes entidades.


(segue-se texto retirado do site do evento)
 
Pretende-se discutir de modo transversal e interdisciplinar o crítico contexto atual no qual também se encontra o campo de atuação de Arquitetura e Urbanismo – incluindo as consequências da Pandemia de Covid-19 –, promovendo o debate sobre o papel das associações e de entidades e suas redes neste campo, em diálogo com os processos estabelecidos nas diversas esferas de produção do espaço de nossas cidades e na formação continuada de profissionais.
Eixos de discussão: Ciência, práticas e políticas; Política, processos, escalas, focos, subversões; Cultura, interações, interlocuções, deslocamentos.


Registam-se, em seguida, dois links com informação útil sobre o Fórum:

https://www.7senau.com.br/

Instagram: @7senau

http://www.anparq.org.br/ENANPARQ.php


Notas editoriais gerais:

(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.

(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações.

(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.


Eventos próximos com participação do GHabitar e da Infohabitar - infohabitar # 795

Infohabitar, Ano XVII, n.º 795

Edição: quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Editor: António Baptista Coelho

Arquitecto/ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto –, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

abc.infohabitar@gmail.com

abc@lnec.pt

Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE).

Sem comentários :