segunda-feira, junho 01, 2020

Em memória bem viva de José Paulo Goulart de Bettencourt



É com grande tristeza que se regista, aqui na Infohabitar, o falecimento do Arquitecto José Paulo Teixeira Goulart de Bettencourt, na passada sexta-feira dia 29 de Maio de 2020.

O Arq.º Paulo Bettencourt partiu apenas com 62 anos e é membro fundador do Grupo Habitar – Associação Portuguesa de Promoção da Qualidade Habitacional (APPQH) – hoje GHabitar - APPQH, com o número 32, inscrito em Dezembro de 2003.
É alguém essencial no início da atividade do Grupo Habitar, sempre com a sua enorme humanidade, simpatia e capacidade de dinamização, tendo sido um dos principais promotores da primeira “Visita Alargada” do GHabitar, que aconteceu, a partir da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em 12 e 13 de Outubro de 2007, com visitas acompanhadas e comentadas à Citânia de Sanfins – no âmbito do tema “O Habitar e a História: entre o habitar de hoje e as primeiras soluções de habitar” – e à “Rota do Românico”; dois dias verdadeiramente extraordinários, tanto em convivência como no raro diálogo entre variadas disciplinas, e que ficaram muito bem marcados na memória de quem teve a oportunidade única de os viver.
Entre muitas outras atividades e iniciativas o Arq.º Paulo Bettencourt desenhou o edifício da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e as piscinas municipais entre outros marcantes edifícios no Concelho, onde trabalhava há 30 anos, atualmente como chefe de Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística.
Verdadeiro humanista, José Paulo Goulart de Bettencourt, sempre estendeu os seus interesses por outras áreas, entre as quais se destacam a música, a agricultura - na sua quinta na freguesia de Frazão - e a defesa do património, sendo presidente da Associação Patrium, Associação de Defesa do Património Material e Imaterial de Paços de Ferreira.
O Arquitecto José Paulo Goulart de Bettencourt está e estará sempre bem vivo na nossa memória.
A GHabitar – APPQH, e os seus Corpos Sociais prestam homenagem ao Arquitecto José Paulo Goulart de Bettencourt e aqui registam os sentidos sentimentos à sua família,
Pela GHabitar-APPQH
António Baptista Coelho
Presidente da direção

Sem comentários :