terça-feira, abril 14, 2020

Pequenas e grandes paisagens (I) – Infohabitar # 726


Ligação direta (clicar) para:  717 Artigos Interactivos, edição revista, ilustrada e comentada (38 temas e mais de 100 autores)


Infohabitar, Ano XVI, n.º 726

Pequenas e grandes paisagens (I)  – Infohabitar # 726

Por António Baptista Coelho (imagens e textos)

Notas prévias:
Estimados leitores da Infohabitar, caros amigos,
continuamos a “batalha” contra o inimigo invisível, julgo, agora um pouco mais habituados ao teletrabalho e ao confinamento doméstico e talvez com um sentido de esperança e de confiança no futuro próximo mais afirmado, tendo-se em conta a evolução dos dados da pandemia em Portugal.
E, agora, continua a ser altura de manter a força e procurar reforçar o cumprimento das indicações para “estar em casa” e manter a distância social (por afastamento e por máscara); só assim poderemos proteger-nos e proteger os outros.
E não tenhamos dúvida de que quem sai de casa sem ser por razões plenamente justificadas está, realmente, a  colocar em risco o esforço de confinamento que todos estamos a fazer e, no mínimo, a contribuir para o prolongamento desta situação.
Realmente, nestes tempos tão difíceis para todos e verdadeiramente inacreditáveis (até para velhos amadores de ficção, como é o meu caso e, por favor, não considerem este último comentário menos respeitoso, pois trata-se, apenas, de colocar, por escrito, um pensamento que, provavelmente, tem ocorrido, a muitos de nós, nestas últimas semanas), é fundamental, por um lado, e tal como acima se referiu, atender e cumprir, fielmente, entre outros aspetos, as indicações de confinamento doméstico – e não tenhamos quaisquer dúvidas de que “ficar em casa” é a única forma de nos protegermos, de protegermos os outros e de facilitarmos o heroico esforço dos profissionais de saúde e de tantos outros que não podem estar em teletrabalho (e são muitos e importantes os testemunhos que destacam a importância vital do isolamento doméstico no combate ao vírus) – e, por outro lado, procurar construir, gradual, mas seguramente, uma fundamental rotina de atividades, entre as quais : (i) os cuidados de higienização própria e do espaço doméstico, (ii) os cuidados de distância social no espaço de uso público (distância física e máscara) e mesmo, sempre que possível, no próprio espaço doméstico, (iii)a prática das mais variadas atividades complementares e de lazer adequadas ao espaço doméstico e (iv) o desenvolvimento de uma razoável e bem saudável disciplina de teletrabalho doméstico.
E é com este sentido que estamos a assegurar a continuidade das edições semanais da Infohabitar, tanto com novos artigos sobre aspetos teórico práticos que se poderão, talvez, designar como mais “consistentes” – por exemplo, o retomar da Série “Habitar e Viver Melhor” e o desenvolvimento de uma nova Série editorial dedicada à “Habitação Colaborativa Intergeracional” –, como através da reedição, eventualmente comentada, de artigos editados nos primeiros anos da Infohabitar, e ainda através da continuidade de uma edição comentada de esquissos/desenhos e, no caso pfresente, de fotografias, seja numa perspectiva da própria prática do desenho livre, seja considerando, especificamente, os aspectos de arquitectura e de habitar que estejam, eventualmente, associados a cada tema desenhado; quando seja o caso disso, naturalmente.
Esta semana há, de certa forma, uma novidade editorial, através da edição, muito pouco ou nada comentada (consoante os casos), de um conjunto de imagens muito próximas de elementos naturais e de esquissos/desenhos coloridos sobre temas idênticos.
Finalmente, faz-se um apelo sincero:
. a novos artigos que nos possam ser enviados com o objetivo da respetiva edição, que poderão ser de variada índole, desde que referidos ao grande tema do habitat humano  - ex., desde temas estruturados e/ou inovadores, a reflexões específicas sobre determinada matérias (e o confinamento doméstico proporciona sem dúvida muita matéria de reflexão teórico-prática sobre o que são e o que poderiam ser os nossos “mundos” domésticos);
. a recensões sobre livros ou filmes, conjuntos de imagens, pelo menos, minimamente apresentadas e/ou comentadas, como fotos e esboços (cuidado com a autoria), etc.
. e a “simples” comentários relativos a determinados artigos, comentários estes que deverão ser acompanhados pela referência de autorização para divulgação editorial (caso assim o desejem).
E tais submissões de propostas de artigos poerão ser feitas para o mail: abc.infohabitar@gmail.com ao meu cuidado.
Para já é tudo, desejos de boas leituras e na próxima semana voltaremos.

Com saudações calorosas e desejos de muita força e de boa saúde,
Lisboa, Encarnação, em 13 de abril de 2020
António Baptista Coelho
Editor da Infohabitar (em teletrabalho doméstico)

Oito desenhos e fotografias (muito pouco) comentados
Em seguida apresentam-se 8 “peças” gráficas – desenhos coloridos e fotografias – praticamente sem comentários (há exceções), porque as imagens realmente falam e se estivermos atentos e sensíveis estamos, realmente, rodeados por um incrível e muito estimulante universo de grandes e pequenas paisagens.


Fig. 01: um claro e atraente sentido de renovação, bem marcado por contrastes de clareza/esbatimento de formas e por um natural equilíbrio e contraste cromático.




Fig. 02: pormenor de bougainvillia; uma forma de se “ultrapassar” a complexidade desenhada de um tema destes é atentar no desenho “macro”, onde muitos temas/elementos nos aguardam.


Fig. 03: uma infinidade de tons de ocres/castanhos, uma enorme riqueza cromática e de formas com “pequenas variações”.


Fig. 04: esquisso colorido de “jarros”, uma planta que é um pequeno “tratado” de formas natural e previamente esquematizadas.


Fig. 05: um jogo de texturas estratificadas, em que a hera acaba por assumir um papel de ligação/conjugação e em que a “construção” rude do muro se casa com a naturalidade dos restantes elementos – o muro acaba por ser talvez fundo de composição e, simultaneamente, tema principal.


Fig. 06: novamente a riqueza formal, diversificada e “gozada” das folhas de jarros.


Fig. 07: agora “ao baixo”, bem repousadas na terra e já, quase, terra a infinidade de tons de ocre e de formas das folhas.


Fig. 08: um fundo de folhas de hera e de glicínia (cobrindo um pequeno muro de suporte) numa aproximação que faz destacar a excelente natural conjugação entre formas/recortes, volumes/sombras e variados tons de verde.


Notas editoriais:
(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.
(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações.
(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.


Infohabitar, Ano XVI, n.º 726

Pequenas e grandes paisagens (I) – Infohabitar # 726


Infohabitar
Editor: António Baptista Coelho
Arquitecto/ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto –, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.


Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).

Sem comentários :