terça-feira, julho 07, 2020

Apresentação do Volume 15, n.º 2 da Gestão & Tecnologia de Projetos – Infohabitar # 737

Ligação direta (clicar) para:  725 Artigos Interactivos, edição revista, ilustrada e comentada - 38 temas e mais de 100 autores.

Infohabitar, Ano XVI, n.º 737

Apresentação do Volume 15, n.º 2 da Gestão & Tecnologia de Projetos – Infohabitar # 737

Por António Baptista Coelho (texto e imagens)

 

Edição: terça-feira, 7 de julho de 2020

 

Editorial # 737

Caros leitores da Infohabitar,

Este número da nossa Infohabitar é especialmente dedicado à apresentação pormenorizada de uma recente e excelente revista científica e técnica, o Volume 15, n. 2 (2020) da revista Gestão & Tecnologia de Projetos, do IAU-USP, aproveitando-se, ainda, a oportunidade para se divulgar um próximo Webinar da FAU Mack sobre temáticas bem atuais.

É, assim, com todo o gosto que divulgamos, com algum pormenor, neste número da Infohabitar, o Volume 15, n. 2 (2020) da revista Gestão & Tecnologia de Projetos, que “oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento” (citação de texto da própria revista).

A excelente Gestão e Tecnologia de Projetos tem periodicidade é editada pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo [IAU-USP] de São Carlos - SP, Brasil, e tem como editores os professores da USP, Sheila W. Ornstein e Márcio M. Fabricio, que aqui saudamos.

Neste número da nossa Infohabitar divulga-se o sumário deste número da Gestão & Tecnologia de Projetos, e, sequencialmente, o respetivo editorial, no qual os respetivos editores desenvolvem uma apresentação comentada do conteúdo dos diversos artigos.

No entanto não podemos deixar de sublinhar, desde já, o interesse deste importante meio de divulgação técnica e científica, que proporciona, sob o objetivo comum da investigação sobre a melhoria do habitat humano, num sentido amplo, teórico e aplicado (a Gestão & Tecnologia de Projetos), a apresentação de pesquisas temáticas distintas ou específicas nas sua bases disciplinares, numa partilha de conhecimentos entre diversas disciplinas científicas e técnicas que é sempre de louvar e sublinhar no importante papel que tem esta perspetiva para um expressivo e aplicado  avanço do conhecimento em termos da satisfação humana com o seu habitat.

O link para o Volume 15, n. 2 (2020) da revista Gestão & Tecnologia de Projetos é o seguinte:

http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/issue/view/11522/V15%20N2

Aproveitando-se, ainda, esta oportunidade de divulgação leva-se ao conhecimento dos interessados a realização do 3º Webinar FAU+ D Mackenzie, com o Projeto em Debate: “Enfrentamentos da COVID-19 em territórios vulneráveis”, data 09/07/2020 (quinta-feira próxima) pelas 18h00 (naturalmente horário do Brasil) .

Do que se irá tratar neste webinar: Debate sobre distintas experiências de enfrentamento da COVID-19 em territórios vulneráveis, compostas por atividades de monitoramento, análises, prototipagem de ações piloto, construção de arranjos institucionais e formas de governança. Essas experiências partem da interpretação das especificidades de cada contexto socioterritorial com foco ao subsídio à formulação de ações efetivas de forma colaborativa entre comunidades, universidades, instituições do terceiro setor e governo; Expositoras: Renata Maria Pinto Moreira (UFABC); Danielle Cavalcanti Klintowitz(Instituto Pólis); Mariana Neubern de Souza Almeida (Fundação Tide Setubal); Debate: Fernando de Mello Franco (Fau Mackenzie); Moderadora: Ana Paula Calvo ( Fau Mackenzie).

Canal: YouTube FAU Mackenzie 

https://bit.ly/2VjJQoR ( acesso livre)

Com as melhores saudações,

António Baptista Coelho

Editor da Infohabitar

Lisboa, Encarnação, em 6 de julho de 2020

 

SUMÁRIO do Volume 15, n. 2 (2020) da revista Gestão & Tecnologia de Projetos

 

Editorial

Sheila W. Ornstein, Márcio M. Fabricio


Alta Tecnologia e Reúso de materiais descartados: desenvolvimento de um painel decorativo para a melhoria do desempenho térmico em edificações

HIGH TECHNOLOGY AND REUSE OF WASTE MATERIALS: DEVELOPING ADECORATIVE PANEL FOR IMPROVEMENT OF THERMAL PERFORMANCE

Maikol Yoshie Yabuki, Caio Gomide Otoni, Maria Gabriela Caffarena Celani

 

Operacionalização da aplicação de parâmetros de projeto através do Enriquecimento Semântico de Modelagem de Informação de Construção no estágio de concepção social

OPERATIONALIZATION OF DESIGN PARAMETERS THROUGH SEMANTICENRICHMENT IN BIM MODELS OF SOCIAL HOUSING

Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte, Regina Coeli Ruschel

 

Como você mora: sistema interativo de avaliação pós-ocupação em meios digitais

HOW DO YOU LIVE: POST-OCCUPANCY EVALUATIONINTERACTIVE SYSTEM IN DIGITAL MEDIA

Simone Barbosa Villa, Dominique Cunha Bruno, Ana Luísa Trevisan dos Santos, Camila Ribeiro Leão

 

Tecnologias assistivas destinadas a orientação espacial, identificação de obstáculos e guiamento de pessoas com deficiência visual

ASSISTIVE TECHNOLOGIES FOR PERCEPTION AND SPACE ORIENTATION OF PEOPLE WITH VISUAL DISABILITY

Bianca Maria Vasconcelos, Bruno de Sousa Teti, Amanda de Morais AlvesFigueira, Lorena Maria da Silva Gonçalves

 

Integrando simulações de iluminação natural no processo de projeto: análises comparativas entre duas plataformas computacionais

INTEGRATING DAYLIGHT SIMULATION ON DESIGN PROCESS: COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN TWO COMPUTATIONAL PLATFORMS

Marina da Silva Garcia, Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Maíra Louise Martins, Ana Carolina de Oliveira Veloso

 

Lógica algorítmica-paramétrica e urbanismo: uma revisão teórica e de modelos computacionais para projetos urbanos

ALGORITHMIC-PARAMETRIC LOGIC AND URBANISM: A THEORETICAL AND A COMPUTATIONAL MODEL REVIEW FOR URBAN DESIGN

Fernando Lima, Frederico Ribeiro Costa, Ashiley Rosa

 

Diretrizes para projeto de ambiente construído inclusivo (pessoas com deficiência auditiva) : revisão sistemática

DESIGN GUIDELINES FOR INCLUSIVE BUILT ENVIRONMENT (HEARING IMPAIRED PEOPLE): SYSTEMATIC REVIEW

Bianca Maria Vasconcelos, Vanessa Santana Oliveira


Fig. 01: Capa da Gestão & Tecnologia de Projetos, Volume 15 N.º 2 (2020)


Editorial da Gestão & Tecnologia de Projetos, Volume 15 Número 2 (2020)

É com satisfação que os editores da Gestão & Tecnologia de Projetos apre sentam a segunda edição de 2020. Esta edição da GTP, contempla um conjunto de artigos com destaque para as interfaces entre arquitetura, urbanismo, engenharia e design, os procedimentos das Revisões Sistemáticas de Literatura, as simulações e modelagens computacionais e os ensaios tecnológicos, com diversos desdobramentos atuais e futuros possíveis em termos de pesquisa e inovação.

Esta cobertura de temas de largo espectro é próprio das linhas de pesquisa abrangidas pela Revista e evidenciam, cada vez, mais a relevância das temáticas interdisciplinares.

 

O artigo, “Alta Tecnologia e Reúso de materiais descartados: desenvolvimento de um painel decorativo para a melhoria do desempenho térmico em edificações”, de M.Y.Yabuki, C. Otoni, M.G. C. Celani, é destacada a expressiva  geração de resíduos sólidos que são devolvidos a natureza, sem tratamento ou reutilização. E nesta mesma direção, destaca também a importância das cooperativas de reciclagem para a seleção de materiais reciclados e sua reinserção no ciclo produtivo da construção civil. Para tanto, os autores adotam as premissas do Design Science Research, com características interdisciplinares para a criação de um artefato produzido com materiais descartados, na forma de um componente arquitetônico e ornamental de acabamento.

Neste experimento, adotou-se o polietireno para o desenvolvimento de placas de acabamento especificadas para forros. Na modulação do painel foram utilizados modelos paramétricos digitais mediante o uso de impressora 3D.

Como resultado, o plástico mostrou-se útil para a reciclagem e o artefato decorrente com potencial para redução de consumo energético associados a incrementos de conforto térmico, atributos esses que poderão agregar valor na sua fabricação.

 

Em sequência, o artigo “Operacionalização da aplicação de parâmetros de projeto através do Enriquecimento Semântico de Modelagem de Informação de Construção no estágio de concepção social”, de G.T.N. Brígitte, R. C. Ruschel destacam a importância da utilização do BIM na concepção de projetos através do Enriquecimento Semântico para o caso da Habitação Social.

Para tanto, as autoras partem da linguagem de padrões definidas há décadas atrás por Alexander et al. (1977) e desenvolvem algoritmos de parâmetros de projeto por meio de programação visual em BIM. São adotados 74 parâmetros de projeto (baseados em Barros, 2008) nas escalas da urbanidade e da habitabilidade. Para a chamada algoritmização de cada um desses parâmetros, são identificadas as variáveis como atributos para se atingir a modelagem BIM e explicadas as rotinas de automação. As autoras constataram a relevância do Enriquecimento Semântico de BIM para a avaliação de projeto em suas etapas iniciais (concepção), particularmente no caso do programa de necessidades das Habitações Sociais, otimizando, desta feita, as tomadas de decisão nas etapas preliminares de projeto.

 

O terceiro artigo desta edição, “Tecnologias assistivas destinadas a orientação espacial, identificação de obstáculos e guiamento de pessoas com deficiência visual”, de B. M. Vasconcelos, B. de S. Teti, A. de M. A. Figueira e L.M. das S. Gonçalves, tem como objetivo central a Revisão Sistemática da Literatura a partir de procedimentos metodológicos do PRISMA, utilizando, com muita acuracidade, palavras-chave e descritores booleanos para a seleção de artigos nacionais e internacionais, especialmente a partir de 2009 e explora o uso de tecnologias assistivas com vistas a ambientes externos e internos aos edifícios. O estudo abrange também tecnologias apoiadas em dispositivos como smart phones, tablets e computadores. A pesquisa aponta, ao final o potencial das tecnologias assistivas para a redução, de modo seguro, de percursos realizados por pessoas com deficiência visual, no caso de ambientes externos. Porém enfatiza que as limitações impostas pelo sinal de GPS e de GIS em ambientes internos, impede, até o momento, a integração plena dessas tecnologias assistivas, reduzindo, deste modo, a sua eficácia.

 

O trabalho, “Integrando simulações de iluminação natural no processo de projeto: análises comparativas entre duas plataformas computacionais”, de M. S. Garcia, R.V.G. de Souza, M.L.M. de Freitas e A.C. de O. Veloso, parte de consistente Revisão Sistemática da Literatura sobre plataformas computacionais (simulações) existentes que visam integrar a iluminação natural com o projeto, especialmente com o uso do BIM. Nesta perspectiva, foram comparadas as plataformas computacionais Insight 360 e DIVA, tendo Belo Horizonte como estudo de caso. Na comparação foram adotados critérios de modelagem como geometria, localização, propriedades óticas dos materiais e outros. O artigo conclui pela importância da predição da iluminação natural para as áreas de conforto e de eficiência energética, buscando sempre a integração com o BIM. Por outro lado, expõe as vantagens e as desvantagens das duas plataformas no caso do processo de projeto de arquitetura e a necessidade de realização de medições in situ, para validação dos resultados apresentados.

 

O artigo, “Lógica algorítmica-paramétrica e urbanismo: uma revisão teórica e de modelos computacionais para projetos urbanos”, F. Lima, F.R.Costa e A. Rosa exploram, a partir de uma ampla revisão bibliográfica, as potencialidades e as limitações sobre o uso de modelos computacionais para a definição de cenários relativos a projetos urbanos. Para tanto, apresentam diversas ferramentas e finalizam com uma análise comparativa entre modelos e concluem pela necessidade de ampliação dos estudos científicos sobre essas modelagens com vistas a apoiar as decisões dos planejadores urbanos.

 

O sétimo artigo desta edição, “Como você mora: sistema interativo de avaliação pós-ocupação em meios digitais” de autoria de S. B. Villa, D. C. Bruno, A. L. Trevisan e C. R. Leão utilizam a avaliação pós-ocupação para  discutir e aprimorar a qualidade da moradia. O trabalho faz parte de uma ampla: “[COMO VOCÊ MORA] Sistema interativo de APO da qualidade do habitar em meios digitais” e a artigo avalia o desempenho do aplicativo CVM em testes realizados na cidade de Uberlândia, MG e utiliza como método a “Verbalização de Procedimentos”.

 

No oitavo artigo, “Diretrizes para projeto de ambiente construído inclusivo (pessoas com deficiência auditiva) : revisão sistemática”, B.M. Vasconcelos e V.S.Oliveira, são adotados os procedimentos do PRISMA para a revisão sistemática da literatura. Foi possível evidenciar que no contexto do Desenho Universal, existem poucos estudos voltados a diretrizes de projeto com vistas a autonomia de pessoas com deficiência auditiva. Assim, as autoras buscaram definir, a partir dos preceitos do DeafSpace, diretrizes de acessibilidade específicas para pessoas com deficiência auditiva, tais como alcance sensorial, acústica e interferências eletromagnéticas, luz e cor, espaço e proximidade, mobilidade e proximidade e outras. Ao fim, as autoras indicam a necessidade de validação futura das diretrizes elencadas por meio de um experimento num ambiente construído adaptado.

 

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Sheila W. Ornstein

Márcio M. Fabricio

Editores da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos

 

Notas editoriais:

(i) Embora a edição dos artigos editados na Infohabitar seja ponderada, caso a caso, pelo corpo editorial, no sentido de se tentar assegurar uma linha de edição marcada por um significativo nível técnico e científico, as opiniões expressas nos artigos e comentários apenas traduzem o pensamento e as posições individuais dos respectivos autores desses artigos e comentários, sendo portanto da exclusiva responsabilidade dos mesmos autores.

(ii) No mesmo sentido, de natural responsabilização dos autores dos artigos, a utilização de quaisquer elementos de ilustração dos mesmos artigos, como , por exemplo, fotografias, desenhos, gráficos, etc., é, igualmente, da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores – que deverão referir as respetivas fontes e obter as necessárias autorizações.

(iii) Para se tentar assegurar o referido e adequado nível técnico e científico da Infohabitar e tendo em conta a ocorrência de uma quantidade muito significativa de comentários "automatizados" e/ou que nada têm a ver com a tipologia global dos conteúdos temáticos tratados na Infohabitar e pelo GHabitar, a respetiva edição da revista condiciona a edição dos comentários à respetiva moderação, pelos editores; uma moderação que se circunscreve, apenas e exclusivamente, à verificação de que o comentário é pertinente no sentido do teor editorial da revista; naturalmente , podendo ser de teor positivo ou negativo em termos de eventuais críticas, e sendo editado tal e qual foi recebido na edição.

 

 

Infohabitar, Ano XVI, n.º 737

Apresentação do Volume 15, n.º 2 da Gestão & Tecnologia de Projetos – Infohabitar # 737

Infohabitar

Editor: António Baptista Coelho

Arquitecto/ESBAL – Escola Superior de Belas Artes de Lisboa –, doutor em Arquitectura/FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto –, Investigador Principal com Habilitação em Arquitectura e Urbanismo no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

 

abc.infohabitar@gmail.com

abc@lnec.pt

 

Revista do GHabitar (GH) Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional Infohabitar – Associação com sede na Federação Nacional de Cooperativa de Habitação Económica (FENACHE).


Sem comentários :